16.9 C
Belo Horizonte
ter, 23 julho 24

Louise Cardoso para a sessão Baixo Gávea no Cine Humberto Mauro

Clássico dos anos 1980, o filme retrata o universo teatral e boêmio do Rio de Janeiro da época, abordando também a complexidade das relações amorosas

Depois de anos desafiadores, a 23ª edição doCurta Circuito marca a volta às raízes. Em 2023, a Mostra de Cinema, dirigida por Daniela Fernandes, leva novamente a programação completa para o Cine Humberto Mauro e volta a apresentar sessões espaçadas, realizadas quinzenalmente. Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibirá sete longas-metragens, clássicos do cinema nacional, que abordam o amor em suas mais diversas interpretações.

Na próxima terça-feira, dia 13 de junho, a mostra exibe o longa-metragem “Baixo Gávea”, do diretor Haroldo Marinho Barbosa, que chegou aos cinemas em 1986, com  nomes como Lucélia Santos, Louise Cardoso, Carlos Gregório e José Wilker no elenco.

A sessão é às 19h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, seguida de bate-papo com a crítica Maria Trika e a atriz Louise Cardoso, que recebeu o prêmio de melhor atriz por esse trabalho no  19° Festival de Cinema de Brasília. A programação do Curta Circuito segue até 25 de julho, com sessões quinzenais, às terças-feiras. A entrada é gratuita, com distribuição de ingresso na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.

Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibe esse ano clássicos do cinema nacional que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. A curadoria selecionou sete longas-metragens lançados entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte, apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas – com suas formas distintas e, por vezes, similares – de representar o amor na tela, remetendo à temática desta edição. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro.

Baixo Gávea

O Baixo Gávea é uma região do Rio de Janeiro repleta de bares, onde atores e outros artistas costumavam se reunir. É lá que se passa a história do drama dirigido e escrito por Haroldo Marinho Barbosa e estrelado por Lucélia Santos e Louise Cardoso. O filme trata das inquietações de duas jovens cariocas que moram juntas e ensaiam uma peça de teatro sobre o poeta português Fernando Pessoa. Clara (Lucélia Santos) é diretora da peça e busca constantemente o homem correto e o amor da sua vida. Ana (Louise Cardoso)  interpreta o poeta Mário de Sá Carneiro e nutre uma paixão secreta por Clara. O elenco secundário é composto por Carlos Gregório, Milton Dobbin, Lorena da Silva,Carlos Wilson, Dirce Migliaccio e José Wilker.

O filme foi apresentado no 19° Festival de Cinema de Brasília, em 1986, onde recebeu dois prêmios, incluindo o Troféu Candango de Melhor Atriz para Louise Cardoso e Melhor Ator para Carlos Gregório.

Bate-papo

Após as exibições, o Curta realiza um bate-papo com a plateia, críticos e integrantes dos filmes, criando um ambiente ainda mais propício à reflexão sobre o cinema nacional. Esse conteúdo é gravado e disponibilizado posteriormente no YouTube  da mostra.

Louise Cardoso | Atriz de “Baixo Gávea”
Formada pelo Teatro Tablado, do Rio, sob a direção de Maria Clara Machado, alçou fama e reconhecimento no cenário cinematográfico nacional com os longas Baixo Gávea (1986) e Leila Diniz (1987), pelos quais foi premiada como Melhor Atriz em duas edições do Festival de Brasília. É popularmente conhecida por sua participação em produções de TV, como os programas TV Pirata e Viva o Gordo, e a novela Como Uma Onda.

Trago seu amor em sete filmes

Como não poderia deixar de ser, o cenário temático – já característico das sessões do Curta Circuito – irá movimentar a entrada do Cine Humberto Mauro. Com o propósito de interagir com o público dentro do tema desta edição, Amores Brasileiros, será montada uma tenda de tarô, para leitura gratuita de cartas. A ação será realizada trinta minutos antes de cada sessão, com atendimento restrito e por ordem de chegada, exclusivamente para o público da Mostra. É uma maneira descontraída e irreverente de disponibilizar para o público um panorama completo do amor, na sala de cinema e na vida real. A sorte está lançada!

Cine Humberto Mauro |  Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Capacidade da sala | 129 lugares

Classificação indicativa | 16 anos

Informações: 31 998059625 |  www.curtacircuito.com.br

Posts Relacionados

Olimpíadas de Paris 2024: datas, modalidades e horários

Se você ainda não se organizou, a hora é...

Minas lidera ranking com cooperativas de crédito do Brasil

O crescimento exponencial do cooperativismo financeiro no Brasil e...

Hotmart FIRE 2024: festival dedicado ao mercado digital

O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui