30.2 C
Belo Horizonte
seg, 20 janeiro 25

Louise Cardoso para a sessão Baixo Gávea no Cine Humberto Mauro

Clássico dos anos 1980, o filme retrata o universo teatral e boêmio do Rio de Janeiro da época, abordando também a complexidade das relações amorosas

Depois de anos desafiadores, a 23ª edição doCurta Circuito marca a volta às raízes. Em 2023, a Mostra de Cinema, dirigida por Daniela Fernandes, leva novamente a programação completa para o Cine Humberto Mauro e volta a apresentar sessões espaçadas, realizadas quinzenalmente. Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibirá sete longas-metragens, clássicos do cinema nacional, que abordam o amor em suas mais diversas interpretações.

Na próxima terça-feira, dia 13 de junho, a mostra exibe o longa-metragem “Baixo Gávea”, do diretor Haroldo Marinho Barbosa, que chegou aos cinemas em 1986, com  nomes como Lucélia Santos, Louise Cardoso, Carlos Gregório e José Wilker no elenco.

A sessão é às 19h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, seguida de bate-papo com a crítica Maria Trika e a atriz Louise Cardoso, que recebeu o prêmio de melhor atriz por esse trabalho no  19° Festival de Cinema de Brasília. A programação do Curta Circuito segue até 25 de julho, com sessões quinzenais, às terças-feiras. A entrada é gratuita, com distribuição de ingresso na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.

Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibe esse ano clássicos do cinema nacional que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. A curadoria selecionou sete longas-metragens lançados entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte, apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas – com suas formas distintas e, por vezes, similares – de representar o amor na tela, remetendo à temática desta edição. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro.

Baixo Gávea

O Baixo Gávea é uma região do Rio de Janeiro repleta de bares, onde atores e outros artistas costumavam se reunir. É lá que se passa a história do drama dirigido e escrito por Haroldo Marinho Barbosa e estrelado por Lucélia Santos e Louise Cardoso. O filme trata das inquietações de duas jovens cariocas que moram juntas e ensaiam uma peça de teatro sobre o poeta português Fernando Pessoa. Clara (Lucélia Santos) é diretora da peça e busca constantemente o homem correto e o amor da sua vida. Ana (Louise Cardoso)  interpreta o poeta Mário de Sá Carneiro e nutre uma paixão secreta por Clara. O elenco secundário é composto por Carlos Gregório, Milton Dobbin, Lorena da Silva,Carlos Wilson, Dirce Migliaccio e José Wilker.

O filme foi apresentado no 19° Festival de Cinema de Brasília, em 1986, onde recebeu dois prêmios, incluindo o Troféu Candango de Melhor Atriz para Louise Cardoso e Melhor Ator para Carlos Gregório.

Bate-papo

Após as exibições, o Curta realiza um bate-papo com a plateia, críticos e integrantes dos filmes, criando um ambiente ainda mais propício à reflexão sobre o cinema nacional. Esse conteúdo é gravado e disponibilizado posteriormente no YouTube  da mostra.

Louise Cardoso | Atriz de “Baixo Gávea”
Formada pelo Teatro Tablado, do Rio, sob a direção de Maria Clara Machado, alçou fama e reconhecimento no cenário cinematográfico nacional com os longas Baixo Gávea (1986) e Leila Diniz (1987), pelos quais foi premiada como Melhor Atriz em duas edições do Festival de Brasília. É popularmente conhecida por sua participação em produções de TV, como os programas TV Pirata e Viva o Gordo, e a novela Como Uma Onda.

Trago seu amor em sete filmes

Como não poderia deixar de ser, o cenário temático – já característico das sessões do Curta Circuito – irá movimentar a entrada do Cine Humberto Mauro. Com o propósito de interagir com o público dentro do tema desta edição, Amores Brasileiros, será montada uma tenda de tarô, para leitura gratuita de cartas. A ação será realizada trinta minutos antes de cada sessão, com atendimento restrito e por ordem de chegada, exclusivamente para o público da Mostra. É uma maneira descontraída e irreverente de disponibilizar para o público um panorama completo do amor, na sala de cinema e na vida real. A sorte está lançada!

Cine Humberto Mauro |  Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Capacidade da sala | 129 lugares

Classificação indicativa | 16 anos

Informações: 31 998059625 |  www.curtacircuito.com.br

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Mariana Rios: Gravidez após os 35 anos é mais difícil, mas não é impossível

Nos últimos anos, tem aumentado o número de mulheres...

PBH abre cadastro para propostas artísticas nos espaços culturais públicos

Até 28 de março estão abertas inscrições para apresentações...

Alerta: com vacinação em queda, casos de coqueluche aumentam mais de 10 vezes no país

Bebês são os principais afetados pela infecção respiratória grave...

Manutenção Preventiva e Corretiva: O Que Você Precisa Saber

A manutenção de veículos é uma responsabilidade essencial para...

Especialista da XP dá dicas de como investir em 2025

Relatório da XP traz perspectivas de cenário para o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui