19.8 C
Belo Horizonte
seg, 27 maio 24

Conexão promove ações culturais gratuitas

Projeto promove oficinas, espetáculos, entre outras ações culturais integradas com a comunidade

O  Projeto Lab Conexão – Segunda Edição chega a Mariana para realizar a Semana Lab. Conexão de 7 a 11 de maio. Após desenvolver uma intensa programação de espetáculos, oficinas artísticas e encontros, desenvolvendo núcleos regionais de atuação nas cidades de Bocaiúva, Buritizeiro, Capitão Enéas e Várzea da Palma, na região norte do estado, agora é a hora de Mariana, primeira cidade de Minas Gerais, receber a rede de iniciativas que conecta culturas regionais, arte e educação. O projeto é realizado com recursos da Lei Federal de Cultura e conta com patrocínio da Rima Industrial, apoio da Fundação Vicintin, Clube Osquindô e Cia. Lunática e realização do Ministério da Cultura e Planeta Cultura e Sustentabilidade, todas as atividades são gratuitas

Uma programação muito especial foi construída com apresentações artísticas convidadas e também criadas a partir das assessorias do projeto. As atrações envolvem oficinas criativas, rodas de conhecimento, lançamento de Prêmio de Leitura, entre outras ações culturais que prometem movimentar a cidade.

Passagem de Mariana, distrito de Mariana, foi escolhido para sediar esta edição do Lab. Conexão. Trata-se do primeiro Distrito Criativo do Estado de Minas Gerais, reconhecido por lei. Um território onde se concentram diversas iniciativas de arte e cultura, que ativam a economia criativa gerando trabalho e diversificação econômica no município.

Um verdadeiro laboratório de criatividade acontece durante a Semana Lab. Conexão.  Diversos espaços culturais do Distrito Criativo receberão atividades: Ateliê Brincante, Clube Osquindô, Espaço Lunática, Osquindoteca, Bloco do Boqueirão, Casa do Palhaço, Quintal da Núria e Saboreie Gastronomia.

A programação também se integra fortemente à comunidade, valorizando o universo de histórias e vivências que fazem parte do imaginário local. Na ação “Contos da Passagem”, por exemplo, os participantes poderão criar histórias a partir do imaginário do Distrito Criativo para compor caminhadas pelos circuitos do local.

Entre outras atrações, a Semana Lab. Conexão traz o “Sabadinho na Passagem”, um evento ativacional com atrações para todas as idades, como rodas de samba & histórias, cortejos e intervenções artísticas; a “Eco das Artes” participa com a Oficina de Máscaras da Folia, que se conecta aos grupos de folia e carnaval; o espetáculo “Pequeno Grande Encontro” da Cia. Lunática comemora 10 anos de apresentações e o Prêmio Godofredo de Leitura ocupa a Osquindoteca, biblioteca comunitária.

SERVIÇO

Lab Conexão – Segunda Edição

De 07 a 11 de maio

Local: Passagem de Mariana (MG)

Programação gratuita

Mais informações: www.planetacultura.com.br

PROGRAMAÇÃO

6 de maio (segunda-feira)

Laboratório Maker

Em parceria com o projeto Observatório Jovem, do Clube Osquindô,  dentro da programação do Lab. Conexão vai rolar a Aula Inaugural do Laboratório Maker. É hora da meninada colocar a Mão na Massa e soltar a imaginação para pôr em prática suas ideias, usando a

metodologia maker. Uma manhã de pura criatividade!

Local: Ateliê Brincante – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 618

Horário: 8h às 9h30

Oficina Máscaras da Folia  – Módulos 1 e 2

Comandada pelos arte-educadores do Eco das Artes, a oficina “Máscaras da Folia” vai fazer a conexão com o Bloco do Boqueirão de Passagem de Mariana para produzir novas histórias e personagens. Na oficina serão produzidas miniaturas, máscaras e souvenirs que vão ativar, ainda mais, a alegria e arte carnavalesca do Bloco. A oficina será encerrada com um  cortejo/apresentação.

Local: Ateliê Brincante – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 618

Horário: 09h às 11h e 18h30 às 21h30

7 de maio (terça-feira)

Prêmio Godofredo de Leitura

Nesta edição do Lab. Conexão no Distrito Criativo Passagem, acontece o lançamento de uma nova experiência de promoção do livro e da leitura: O Prêmio Godofredo de Leitura! Depois de fortalecer ações de estímulo à leitura por meio da arte junto escolas e cidades do Norte de Minas, o Lab. Conexão abre espaço para uma vibrante conexão com a Osquindoteca, uma biblioteca comunitária que é pura magia e encantamento. Um concurso criativo que envolverá toda a comunidade em uma jornada de histórias e conhecimento. Na ocasião, também haverá apresentação de Balanço de Projetos do Clube Osquindô.

Local: Osquindoteca – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 625 – DCP

Horário: 9h às 10h30

Espetáculo Pequeno Grande Encontro

O Lab. Conexão orgulhosamente convida o Espetáculo  “Pequeno Grande Encontro” para fazer parte destas conexões. Na apresentação muito especial, que será realizada no Quintal da Lunática, o espetáculo comemora 10 anos de apresentações. A descoberta da leitura, o brincar e as culturas regionais estão presentes na temática, que promete continuar encantando a meninada.

Local: Quintal Lunática – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 570

Horário: 15h30 às 17h

Oficina Souvenir do Boqueirão

A oficina complementa a Oficina Mascaras de Folia, conectando o Bloco do Boqueirão com a a criatividade no desenvolvimento de produtos para o Bloco.

Local: Quintal da Lunática – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 618

Horário: 18h30 as 21hh

8 de maio (quarta)

Contos da Passagem no Ateliê Brincante

Uma noite especial  para cultivar e celebrar histórias! A criação de espetáculos, intervenções e performances a partir de assessorias e conteúdos de cada localidade é um dos destaques do Lab. Conexão, que também é estimulado em suas oficinas. No Distrito Criativo Passagem, esse objetivo ganha ainda mais força com a criação da série “Contos da Passagem” em que, por meio da linguagem da contação de histórias e do Cordel, são criadas histórias presentes no imaginário do Distrito e que servirão para alimentar o fluxo de visitantes. No lançamento do “Contos da Passagem” também acontece a inauguração de um novo equipamento do Distrito Criativo Passagem: o Ateliê Brincante.

Local: Ateliê Brincante – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 618

Horário: 19h30

9 de maio (quinta)

Distrito Criativo – Contos da Passagem – Um passeio com histórias!

Nesta atividade, o Lab. Conexão recebe visitantes de Mariana e região para vivenciar pela primeira vez uma caminhada com histórias. A partir do espetáculo urbano “Contos da Passagem” os participantes farão uma caminhada, onde, além de vivenciar histórias do Distrito, poderão conhecer espaços do recém inaugurado Circuito do Boqueirão: Ateliê Brincante, Clube Osquindô, Espaço Lunática, Osquindoteca e Sede do Bloco do Boqueirão. A parada para almoço no Quintal da Núria é também cheia de criatividade, histórias e delícias da culinária local.

Local: Circuito Boqueirão – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 625 (Ponto de Partida)

Horário: 9h30 às 15h

10 de maio (sexta-feira)

Encontro Lab. Conexão: Educação & Território

Neste encontro do Lab. Conexão com educadores e lideranças culturais de diversas localidades, serão apresentadas experiências geradas no projeto e no Distrito Criativo Passagem. Uma oportunidade de trocas e fortalecimento de trabalhos desenvolvidos por educadores, artistas e agentes culturais partindo de um olhar único sobre seus territórios de atuação. O  encontro também inclui visitas ao Circuito do Boqueirão e atividades culturais.

Local: Circuito Boqueirão  – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 625

Horário: 8h às 14h

Espetáculo: Lica na Passagem

A macaca mais querida de Minas Gerais, a ventríloqua Lica, criada pela multiartista Nana, chega com uma apresentação cheia de alegria e ludicidade, a partir das histórias e vivências do Distrito de  Passagem de Mariana e desenvolvida com a comunidade educadora vinculada ao Centro Municipal de Educação Infantil de Passagem de Mariana.

Local: CMEI Danielle Cristina Mendes da Silva, Creche de Passagem

Horário: 13h

Oficina Arte das Histórias

A oficina comandada pela contadora de histórias, palestrante  e encantadora de bibliotecas, Renata  Camargos, leva o público pela descoberta e vivência com a arte das histórias. Uma oportunidade para todos que desejam mergulhar neste fantástico universo.

Local: Quintal Lunática – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 570

Horário: 8h30 às 11h30

Espetáculo Bonecoteca – Histórias & Bonecos

Espetáculo realizado pela Multiartista Nana, que incorpora elementos locais da cultura e da arte. O espetáculo Bonecoteca  também esteve presente em outras cidades integrantes do Lab. Conexão, recolhendo histórias e aventuras, e agora é a vez de Mariana se encantar com suas histórias.

Local: Ateliê Brincante – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 618

Horário: 16h

11 de maio (sábado)

Sabadinho na Passagem!

O Lab. Conexão tem prazer em conectar uma grande programação em colaboração com  Distrito Criativo Passagem e realizar um grande encontro: o “Sabadinho na Passagem” é uma ação que reunirá uma verdadeira junta criativa com atrações para todas as idades, celebrando  resultados de oficinas e experiências criativas.

Espaços culturais abertos, apresentações artísticas, rodas de samba, cortejos, música,  comidinha boa, arte por toda parte para conectar e encantar. A programação começa às 10h da manhã com a oficina de Bonecos para a meninada e segue com programação durante todos os dias. Neste primeiro Sabadinho na Passagem, também acontece a homenagem a personalidades da comunidade com trajetórias marcadas pelo envolvimento com arte e cultura.

Local: Circuito Boqueirão – Rua Eduardo Eugênio Rapallo, 625 (local de início)

Horário: 10h às 18h

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui