29.9 C
Belo Horizonte
dom, 12 maio 24

3º Festival Horizonte de Histórias celebra diversidade

Entre 22 de janeiro a 11 de fevereiro, contadores de histórias maiores de 18 anos, residentes no DF e Entorno, podem inscrever seus contos autorais

Em um cenário onde a magia dos contos se une à imaginação, estreia o 3º Festival Horizonte de Histórias. Com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o projeto, que promove a materialização do desejo dos encontros para resgatar, reverenciar, festejar, se encantar e potencializar a arte da palavra, ocorrerá de 04 a 22 de março. Com inscrições abertas de 22 de janeiro a 11 de fevereiro, contadores de histórias maiores de 18 anos, residentes no DF e Entorno, podem participar individualmente ou em grupo, com apenas uma inscrição por participante. As inscrições podem ser feitas pelo site: site: https://horizontedehistorias.com/index.php/regulamento/.

Recepcionado pelos auditórios da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante e do CEMI (Centro de Ensino Médio Integrado) do Cruzeiro, o projeto, idealizado pelo Instituto Cidade Céu em parceria com o Grupo Paepalanthus e com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, promete atrair uma diversidade de participantes, desde professores e estudantes até entusiastas da narrativa, reunindo todos em rodas de conversa, oficinas, residência artística e apresentações conduzidas pelos contadores de histórias selecionados.

Em seu terceiro ano, o Festival Horizonte de Histórias coloca a arte oral como eixo artístico e lúdico em uma intensa atividade com o público. Entre os objetivos do projeto, destacam-se a seleção de 24 apresentações por curadoria, incluindo 2 em escolas públicas, com transporte gratuito para os alunos. Além disso, quatro rodas de conversas serão realizadas, abordando temas como: Narrativas Orais, Literatura Negro-Brasileira Infantil e Juvenil, Gesto, Palavra e Memória, e Políticas públicas para o Contador de Histórias.

O evento também oferecerá três oficinas presenciais e uma online, abordando desde suportes plásticos para narrativas orais até a descolonização do olhar na literatura antirracista. Uma residência artística online, com o renomado grupo Tapetes Contadores de Histórias do Rio de Janeiro, proporcionará uma imersão de 15 horas para até 30 profissionais. Todas as atividades são gratuitas, garantindo a inclusão e democratização do acesso à cultura. A acessibilidade será assegurada com intérpretes de libras em todas as rodas online, além da disponibilização de audiodescrição.

A programação conta com residência artística conduzida por Gislayne Avelar Matos, oficinas ministradas por Kiusam de Oliveira, Telma Braga e Rose Costa, além de rodas de conversa envolvendo Adelaide Paula, Adélia Mathias, Raquel Moreira, Felipe Morais, Jorge Marinho, Aldanei Menegaz, Alessandra Roscoe, Flávia Ribas, Sissy Faveri, Ângela Barcelos e Queila Branco. O festival também contemplará sessões de contos em escolas públicas da Vila Planalto e da Candangolândia.

Espaço para novos contadores

Para os participantes selecionados nas inscrições, as sessões podem ser autorais, de terceiros ou de domínio público e não devem conter conteúdo discriminatório, violento, constrangedor, político ou religioso. As apresentações devem ter duração de 10 a 20 minutos, e os candidatos devem enviar um link de vídeo disponível em perfil público nas redes sociais ou plataformas de exibição.

A Comissão de Seleção avaliará as inscrições com base em critérios como qualidade do repertório, desempenho, oralidade, diversidade, atualidade e criatividade. Serão escolhidas 24 sessões, com duas apresentações em escolas públicas e as demais no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro. Cada contador de história aprovado receberá cachê de R$1.000,00, mediante apresentação de nota fiscal. Os resultados serão divulgados até 27 de fevereiro de 2024, por e-mail e redes sociais do Instituto Cidade Céu.

Tudo vira uma história

À frente do festival, o presidente do Instituto Cidade Céu, Jones de Abreu, revela que a ideia nasceu do festival durante a pandemia, em 2020, que, em parceria com o grupo Paepalanthus, tinha como objetivo dar visibilidade à arte de contar histórias, oportunidades para novos(as) artistas e promover diálogos com os mais veteranos. “A maior motivação é a de manter viva esta arte milenar que, de geração em geração, conta sobre suas vivências e expectativas através de contos reais ou fictícios”, revela Jones.

“Todo ser humano é um contador de histórias e da mesma forma são bons ouvintes. Desde os tempos das cavernas, os homens precisavam registrar suas atividades ou conhecimentos através dos desenhos e conversas em rodas em volta das fogueiras. Este conhecimento era passado para as gerações futuras”, rememora Jones. Para o idealizador do festival, é importante manter algumas das tradições e descobrir outras maneiras lúdicas de desenvolver o imaginário de quem ouve através das reflexões que as histórias nos promovem.

“Todos os projetos do Instituto Cidade Céu são voltados para a inclusão e democratização do acesso à cultura, às artes e à educação. Acreditamos na transformação da sociedade através de ações que nos unem e nos aproximam de um mundo sem violências e mais solidário. A contação de histórias é o elo que nos permite experimentar os sonhos”, arremata.

Serviço: 3ª Edição do Festival Horizonte de Histórias

 Inscrições para novos contadores – 22 de janeiro a 11 de fevereiro pelo site: https://horizontedehistorias.com/index.php/regulamento/

04 a 22 de março – Auditórios da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante e do CEMI (Centro de Ensino Médio Integrado) do Cruzeiro

Programação:

De 4 a 8/3: Residência Artística, com Gyslaine Avelar Matos – On-line

De 11 a 15/3: Rodas de conversa e oficinas na CRE do Núcleo Bandeirante.

11/3 – 9h: RODA DE CONVERSA  – NARRATIVAS ORAIS E AS MANIFESTAÇÕES TÊXTEIS

11/3 – 15h: RODA DE CONVERSA – LITERATURA NEGRO BRASILEIRA INFANTIL E JUVENIL

15/3 – 9h: RODA DE CONVERSA- GESTO, PALAVRA E MEMÓRIA: PERFORMANCES NARRATIVAS

15/3 – 15h: RODA DE CONVERSA- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CONTADOR DE HISTÓRIAS

19 a 22/03 – Evento para contadores de histórias selecionados

Realização: Instituto Cidade Céu

Apoio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Redes sociais: https://www.instagram.com/horizontedehistorias/

Atendimento à imprensa: [email protected]

Posts Relacionados

Dia das Mães: 6 dicas para tornar a data especial

Este ano, a celebração do Dia das Mães será...

O Homem Mais Inteligente da História chega em BH

A adaptação do romance para os palcos, que já...

Com Cissa Guimarães, espetáculo Doidas e Santas chega a BH

Uma mulher prestes a completar 50 anos divide com...

Parque Ecológico da Pampulha recebe edição do Festival

O Sensacional!, marcado para os dias 21 e 22 de...

Jovens participam do torneio internacional de Beach Tennis

Quatro atletas mineiros receberam, da organização, um convite para...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui