Cantora baiana Jadsa lança “A Ginga do Nêgo”; ouça

0
833

A artista baiana Jadsa abre os caminhos de seu primeiro disco cheio, “Olho de Vidro” (Natura Musical), com o lançamento do single “A Ginga do Nêgo”, que chega às plataformas digitais no dia 5 de fevereiro pelo selo paulistano Balaclava Records. OUÇA AQUI

A faixa é uma das diversas parcerias de Jadsa e do baixista Caio Terra, que a acompanha nos palcos desde 2014 e é responsável pelo arranjo da música. “Na letra eu sinto que tem uma raiva, vontade de explodir tudo, olhar para a frente e seguir. Essa força eu sinto em Exú, por isso o cito”, diz Jadsa sobre a composição, que inicialmente era um poema e foi adaptado para o arranjo de baixo.

Sobre o ritmo e as quebras da música, ela acrescenta: “É mântrico, mas não um mantra de ficar em transe e, sim, um mantra de se acelerar, romper as barreiras e atravessar encruzilhadas”, pontua.

“A Ginga do Nêgo” integra seu primeiro disco cheio, “Olho de Vidro”, gravado em 2019 no Red Bull Studios, em São Paulo. O projeto tem produção executiva de Rafaela Piccin em parceria com a empresa baiana Giro Planejamento Cultural, e conta com patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. “Olho de Vidro” tem lançamento pelo selo Balaclava Records.

Jadsa foi selecionada por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Mateus Aleluia, Russo Passapusso e Antonio Carlos e Jocafi, e Coletivo Afrobapho, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 48 projetos de música até 2019, como Margareth Menezes, Larissa Luz, Lucas Santtanna e Ilê Ayê.

“Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena capazes de amplificar debates como a diversidade, sustentabilidade e impacto positivo na sociedade”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Letra: “A Ginga do Nêgo”
Exú no ódio
Sambando manco
Mão forte no couro
Rasgando beats
Abrindo pro santo
Rodando
Dando

Cantando pro santo
Rodando
Dando

Cantando e rodando
Pro santo
Girando
Rodando
Cantando
Dando

Ficha técnica:
Jadsa: letra, voz, guitarra
Caio Terra: baixo
Bianca Predieri: bateria
Marina Melo: coro
Marcelle Equivocada: coro
Produção musical: João Milet Meirelles
Mix e master: Funai Costa
Produção executiva: Rafaela Piccin e Giro Planejamento Cultural

Sobre Jadsa
Jadsa é cantora, compositora, guitarrista e diretora musical. Integra o casting do selo Balaclava Records, que lançará seu primeiro disco cheio, “Olho de Vidro”, com patrocínio da Natura Musical. Lançou o EP “Godê” (2015), produzido por ela em parceria com o coletivo Tropical Selvagem (formado por João Meirelles e Ronei Jorge). Em 2020, lançou o EP “TAXIDERMIA vol.1”, colaboração da artista e de João Meirelles (BaianaSystem), que também assina a produção musical de “Olho de Vidro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here