24.6 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

ViJazz e Rota do Blues integra celebração dos 9 anos da Autêntica

The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show

Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike Stern Band faz um show especial em Belo Horizonte, à convite da parceria ViJazz e Rota do Blues. A apresentação, que reúne também o guitarrista Chris Cain com a Bruno Marques Band e o Felipe Vilas Boas Trio, acontece junto às comemorações dos nove anos da Autêntica. A maratona musical será no dia 27 de abril, a partir de 20 horas, na Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia, Belo Horizonte).

Para os shows no Brasil Mike Stern estará acompanhado de Dennis Chambers (bateria), Leni Stern (guitarra), Bob Francischini (Sax) e o baixista brasileiro Rubem Farias. A banda vai mostrar sua mistura de bebop, uma das correntes do jazz, com o rock, as maiores influências do Sterna, que tocou na banda Blood, Sweat & Tears, na década de 70, e com Miles Davis, integrando a banda do lendário trompetista entre 1981 e 1983, e de novo em 1985. O músico foi considerado o melhor guitarrista de jazz pela revista Guitar Player em 1993 e foi nomeado nove vezes ao Grammy.

A abertura da noite ficará por conta do guitarrista mineiro Felipe Vilas Boas, que se apresenta com seu trio (Bruno Vellozo no contrabaixo acústico e Felipe Continentino na bateria). Felipe é guitarrista, compositor e arranjador. Paulista de nascimento, Felipe foi vencedor do XVI Prêmio BDMG Instrumental e nomeado melhor instrumentista pelo XV Prêmio BDMG Instrumental. No mesmo ano, participou do programa Betty Carter’s Jazz Ahead, em Washington, DC (EUA). O guitarrista desenvolveu parcerias, gravou e tocou junto a Chico Amaral, André “Limão” Queiroz, André Mehmari, Beto Lopes, Wilson Lopes, Esdra “Neném” Ferreira, Enéias Xavier, OSMG (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais), Frederico Heliodoro e Felipe Continentino entre muitos outros. O trabalho do músico é desenvolvido principalmente através de pesquisa na área da Música Popular Brasileira e do Jazz, mas também conta com a influência do legado de grandes compositores eruditos e do universo da música popular.

E fechando a noite, o guitarrista norte-americano Chris Cain, um dos grandes instrumentistas de blues em atividade. Seu estilo inconfundível de tocar, fazendo a fusão de influências do jazz e blues e sua voz poderosa, fizeram dele uma referência mundial. Em atividade desde a década de 80, o multi-instrumentista Chris Cain (além de guitarra, toca baixo, piano, clarinete, sax alto e tenor), que já dividiu o palco com lendas do blues como Albert King e Albert Collins, tem 14 álbuns gravados. Seu álbum de estreia, “Late Night City Blues” (1987), conquistou quatro indicações ao Handy Blues Award, incluindo o de guitarrista do ano. Em 2018 foi indicado no Blues Music Awards e premiado pelo Blues Blast Awards como melhor artista masculino de blues e melhor álbum contemporâneo de blues (“Chris Cain”).

Chris Cain será acompanhado pela Bruno Marques Band, liderada pelo guitarrista Bruno Marques, que é também o idealizador do Rota do Blues. Um dos responsáveis pelo desembarque de artistas internacionais de blues em Minas Gerais, Bruno Já tocou ao lado de Lurrie Bell (EUA), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Marcelo Frias (Secos e Molhados), Quique Gomez, da Espanha e grandes nomes do blues mineiro. Com o Rota do Blues, ele promove intercâmbio e troca de informações musicais entre os artistas internacionais e mineiros.

Esta apresentação na Autêntica reunindo Mike Stern Band, Chris Cain & Bruno Marques Band e Felipe Vilas Boas Trio foi viabilizada a partir da parceria inédita de dois consagrados eventos artísticos de Minas Gerais, o ViJazz & Blues Festival e a Rota do Blues, que está celebrando 10 anos de atividades.

Após sua primeira edição em 2007, o ViJazz cresceu e se consolidou como o maior festival do gênero em Minas e um dos maiores do país. Com uma média de público de 30 mil pessoas por edição, apresenta atrações de qualidade, reunindo artistas mineiros, de outros estados e também estrangeiros. De caráter itinerante, já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Araxá, Ubá, Juiz de Fora, Uberaba, Ouro Preto, Ipatinga, Itabira e Viçosa. A cada edição, traz um novo visual e uma nova temática que conduz o desenvolvimento do evento.

Idealizado por Bruno Marques e realizado pela Marques Produções, o Rota do Blues acontece desde 2014, através de edições durante o ano e festivais. O principal objetivo é o de fomentar, incentivar e disseminar o Blues no Brasil, com o intercâmbio cultural entre artistas de blues americanos, do Brasil e de outros países. Com o projeto e artistas do Rota, já foram percorridos nove estados e 37 cidades, em diversos eventos e nos mais conceituados festivais do gênero.

ViJazz e Rota do Blues apresentam The Mike Stern Band, Chris Cain & Bruno Marques Band e Felipe Vilas Boas Trio.

Dia 27 de abril, a partir de 20 horas, na Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Ingressos: https://autentica.byinti.com/#/event/mikesternband

 

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui