No último final de semana, a cidade de São Roque de Minas produziu o maior queijo Canastra da história. São utilizados 300 litros de leite e o diâmetro do queijo é de 500 mm.
Este queijo foi feito para estudar a maturação, pois é feito com a mesma massa do queijo Canastra comum. “Sabemos que cada queijo tem suas características, gostos e aromas são muito diferentes, e o tempo de maturação também influencia muito”, afirma Jordane Macedo, diretor da Culturer, que foi indicado para o Evento Mundial do Queijo em Araxá em 2021.
resolveram unir forças para fazer cerca de 30 quilos de queijo canastra, chamado de “canastra imperial”.
“Este é o menor queijo que já fizemos, então talvez o evento da Serra da Canastra deste ano nos inspire a fazer queijos ainda maiores”, diz Jordane. Ele explica que os maiores queijos já produzidos são o Canastra Real, que pesa cerca de 6 kg, e o Capivara, que consome 200 litros.
Para enriquecer a experiência, o meu amigo e chef Ivo Faria foi convidado para a promoção e preparou uma receita com queijo Yver para celebrar o momento.
Vale ressaltar que Queijo do Ivair é premiado internacionalmente com medalha Super Ouro no Concurso Mundial da França em 2019 e 2021 (Mondial Du Fromage) e nacionalmente com 4 medalhas de Bronze e 1 de Prata no Concurso Prêmio Queijo Brasil. Jordane já foi jurado no Concurso Mundial do Queijo de Araxá.
Estima-se que a cura desse queijo será dentro de 6 meses. Serão vendidos cunhas dele e toda renda será revertida para o Asilo José Moraes de Oliveira e Lar Maria Nolvinha da Costa de São Roque de Minas.
Rota do Queijo Canastra
Depois do sucesso que foi o evento do Made in Minas Gerais na Serra da Canastra, produzido pela Culturar em parceria com a Prefeitura em comemoração aos 84 anos de São Roque de Minas em dezembro de 2022, foi criado a Rota do Queijo Canastra.
“Sempre que ia a região de São Roque de Minas, apesar de conhecer diversos produtores, procurava uma forma de visitar os que não tinha acesso ou ainda não conhecia. Foi dessa vontade e em poder compartilhar parte do meu saber e gerar a oportunidade ao turista, que juntamente com a APROCAM, selecionamos algumas das dezenas de fazendas da região, para “culturar” a arte de fazer queijo.
Após o término do evento, Jordane colocou em prática o desejo de sinalizar bem a região e criou uma rota do queijo Made in Minas, que permite às pessoas se locomoverem facilmente.
“Criamos uma forma interativa das pessoas se movimentarem na região e saber onde está o que procuram.
É tudo interativo, a pessoa clica no número do mapa e logo abre o nome da fazenda produtora do queijo, horário de funcionamento e um link direto para navegação até onde deseja ir. É o resultado de um trabalho de pesquisa de várias pessoas, da minha paixão pela cultura gastronômica e das pessoas que cuidam deste tesouro mineiro”, completa Jordane.
Estão sendo instaladas dezenas de placas dentro do roteiro, nelas contém um QR- Code, que de mesmo de dentro do carro o turista direciona a câmera do celular que já direciona para a rota do queijo. Saiba mais no link:
https://www.madeinminasgerais.com.br/rotadoqueijocanastra.
Hoje, a rota do queijo já conta com as versões português, inglês, francês e espanhol.
Mais detalhes: @madeinminasgerais
@rotadoqueijocanastrammg
@queijodoivair