21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Queijo Canastra Imperial é premiado

Depois do sucesso que foi o evento do Made in Minas Gerais na Serra da Canastra, produzido pela Culturar em parceria com a Prefeitura em comemoração aos 84 anos de São Roque de Minas em dezembro de 2022, foi criado a Rota do Queijo Canastra.

No último final de semana, a cidade de São Roque de Minas produziu o maior queijo Canastra da história. São utilizados 300 litros de leite e o diâmetro do queijo é de 500 mm.

Este queijo foi feito para estudar a maturação, pois é feito com a mesma massa do queijo Canastra comum. “Sabemos que cada queijo tem suas características, gostos e aromas são muito diferentes, e o tempo de maturação também influencia muito”, afirma Jordane Macedo, diretor da Culturer, que foi indicado para o Evento Mundial do Queijo em Araxá em 2021.

resolveram unir forças para fazer cerca de 30 quilos de queijo canastra, chamado de “canastra imperial”.

“Este é o menor queijo que já fizemos, então talvez o evento da Serra da Canastra deste ano nos inspire a fazer queijos ainda maiores”, diz Jordane. Ele explica que os maiores queijos já produzidos são o Canastra Real, que pesa cerca de 6 kg, e o Capivara, que consome 200 litros.

Para enriquecer a experiência, o meu amigo e chef Ivo Faria foi convidado para a promoção e preparou uma receita com queijo Yver para celebrar o momento.

Vale ressaltar que Queijo do Ivair é premiado internacionalmente com medalha Super Ouro no Concurso Mundial da França em 2019 e 2021 (Mondial Du Fromage) e nacionalmente com 4 medalhas de Bronze e 1 de Prata no Concurso Prêmio Queijo Brasil. Jordane já foi jurado no Concurso Mundial do Queijo de Araxá.

Estima-se que a cura desse queijo será dentro de 6 meses. Serão vendidos cunhas dele e toda renda será revertida para o Asilo José Moraes de Oliveira e Lar Maria Nolvinha da Costa de São Roque de Minas.

Rota do Queijo Canastra

Depois do sucesso que foi o evento do Made in Minas Gerais na Serra da Canastra, produzido pela Culturar em parceria com a Prefeitura em comemoração aos 84 anos de São Roque de Minas em dezembro de 2022, foi criado a Rota do Queijo Canastra.

“Sempre que ia a região de São Roque de Minas, apesar de conhecer diversos produtores, procurava uma forma de visitar os que não tinha acesso ou ainda não conhecia. Foi dessa vontade e em poder compartilhar parte do meu saber e gerar a oportunidade ao turista, que juntamente com a APROCAM, selecionamos algumas  das dezenas de fazendas da região, para “culturar” a arte de fazer queijo.

Após o término do evento, Jordane colocou em prática o desejo de sinalizar bem a região e criou uma rota do queijo Made in Minas, que permite às pessoas se locomoverem facilmente.

“Criamos uma forma interativa das pessoas se movimentarem na região e saber onde está o que procuram.

É tudo interativo, a pessoa clica no número do mapa e logo abre o nome da fazenda produtora do queijo, horário de funcionamento e um link direto para navegação até onde deseja ir. É o resultado de um trabalho de pesquisa de várias pessoas, da minha paixão pela cultura gastronômica e das pessoas que cuidam deste tesouro mineiro”, completa Jordane.

Estão sendo instaladas dezenas de placas dentro do roteiro, nelas contém um QR- Code, que de mesmo de dentro do carro o turista direciona a câmera do celular que já direciona para a rota do queijo. Saiba mais no link:

https://www.madeinminasgerais.com.br/rotadoqueijocanastra.

Hoje, a rota do queijo já conta com as versões português, inglês, francês e espanhol.

Mais detalhes: @madeinminasgerais

@rotadoqueijocanastrammg

@queijodoivair

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui