22.5 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Nós Três Grupo de Teatro faz sua estreia

Formado por artistas mineiros, o grupo se apresenta pela primeira vez entre os dias 16 e 26 de maio.A peça, que tem dramaturgia e direção de Vinícius de Souza, aborda temas como amizade, segredos e a sexualidade nos anos 1990

Conhecida por ser solo fértil para as artes da cena, a capital mineira ganha um novo grupo teatral, o Nós Três Grupo de Teatro. Iniciado em 2019 e formalizado em 2023 pelos atores Bruna Félix, Dhan Lopes e Lucas Lopes Valadares, o trio faz seu debute com a peça “Top Summer Hits”, que fica em cartaz entre os dias 16 e 26 de maio, na Funarte, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com intérprete de libras em todas as sessões. Com dramaturgia e direção de Vinícius de Souza, a montagem apresenta ao público a relação de três amigos que vão morar juntos, muitos segredos e a vivência da sexualidade no fim dos anos 1990.

O grupo nasceu do desejo de levar para o palco questões em comum que atravessam cada um dos integrantes, e nesse primeiro momento se debruçaram sobre as narrativas LGBTs. “Fomos entendendo como gostaríamos de abordar o tema. Não queríamos algo panfletário, e aí entrou a ficção, onde os assuntos são colocados de forma indireta na vida de cada personagem. Chegamos em um formato mais minimalista, como se o espectador estivesse olhando pela janela da casa”, comenta o ator Dhan Lopes.

Ambientada no ano de 1999, o espetáculo traz os personagens Luis Antônio, Eltin e Vana, que se mudam do interior de Minas Gerais e vão morar juntos em um barracão no subúrbio de Belo Horizonte. Devendo cinco meses de aluguel, eles começam a vender CD’s piratas para pagar as contas.

Por trás disso, a obra fala de como era vivida a homossexualidade no final dos anos 1990, principalmente a parte que precisava viver secretamente as suas experiências. “São três personagens LGBTs que moram juntos, e não falam disso. Tudo começa a aparecer nas entrelinhas, e por uma série de fatores eles são obrigados a quebrar com o silêncio. A peça se passa em uma época que a gente não ouvia o discurso da empatia, do acolhimento e o ‘ninguém solta a mão de ninguém’. Era o contrário, cada um por si, no seu universo”, elucida o dramaturgo e diretor, Vinícius de Souza.

Em um tempo em que o entorno da sexualidade estava cheio de tabus, repressões e opressões, o público vai acompanhar como esses personagens estão vivendo não só suas relações homoafetivas, mas também sua expressão homossexual.

 “É como se a gente pudesse refletir sobre como é a vivência homossexual no Brasil de hoje, em 2024, sob a luz do que foi no fim dos anos 1990. Para uma geração que está vivendo a Pabllo Vittar, é como se fosse um modo de nos relembrar como foi a vivência dessas pessoas há 25 anos”, reflete Vinícius, que se inspirou em familiares. “De certa forma esse é o universo da minha adolescência, do que eu tenho na memória da vivência de alguns parentes. Sempre tinha a história do amigo, então quando eu era criança eles estavam vivendo tudo meio escondido. É uma peça cheia de segredos”, relata.

Este espetáculo é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

SINOPSE

No final dos anos 1990, três amigos saem do interior de Minas Gerais para morar juntos na capital, em busca de oportunidades para mudar de vida. Vivendo no subúrbio, suas individualidades, forças, delicadezas e segredos se misturam enquanto encontram uma saída: piratear CDs para sobreviver, pagar as contas atrasadas e se manterem acordados com os sonhos à frente.

SOBRE O GRUPO

Nós Três Grupo de Teatro, formado pelos artistas Bruna Félix, Dhan Lopes e Lucas Lopes Valadares, começou a tomar forma em 2019, quando os atores – e amigos – sentiram a necessidade de falar sobre vivências LGBTQIA+, principalmente sob um contexto periférico. Em 2023, oficializaram-se como grupo e realizam seu primeiro trabalho em 2024, “Top Summer Hits”. O espetáculo aborda a vida de três jovens do interior de Minas Gerais que se mudam para a capital para tentar uma nova vida no final dos anos 1990.

SERVIÇO

Espetáculo “Top Summer Hits”, Grupo Nós Três de Teatro

Data: 16 a 26 de maio

Horário: quinta a sábado: 20h | domingo: 19h

Local: Funarte (Rua Januária, 68, Centro)

Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Duração: 60 minutos

*Ingressos: Sympla https://www.sympla.com.br/espetaculo-top-summer-hits__2462611

Classificação: 14 anos

*Na compra pelo site pode haver acréscimo de taxa de serviço

 

Mais informações

Instagram – @nostresgrupo

e-mail – [email protected]

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui