Sonhem como a Gente

0
104

O artista visual Ronaldo Araújo, em sua série “Criança In Defesa”, parte de ações cotidianas da criança para discutir assuntos importantes do mundo contemporâneo, como os direitos da criança e do adolescente e temas ambientais, culturais e sociais, entre outros questionamentos. A proposta reúne arte e educação de maneira criativa.

A obra nº32, “Criança com aviãozinho: sonhem como a gente” (óleo s/ tela, 60 x 81 cm, 2009), traz à mente a importância do brincar não só para crianças, mas também para adultos e idosos. Por meio do jogo, chega-se não apenas à socialização, mas também a um amadurecimento sobre estipular objetivos e lidar com o inesperado.

Aviõezinhos são sonhos que surgem e se desmancham rapidamente. Essa mecânica do fazer algo, que tem um momento de prazer no voo, mas que se esvanece na sequência, leva a refletir sobre a existência como um todo, caracterizada justamente por esse movimento entre aquilo que desejamos, o que fazemos e o porquê de fracassarmos.

A imagem de Ronaldo Araújo induz a pensar sobre como brincar prepara e simula a vida e, ao mesmo, é uma maneira de fugir dela. Trata-se de um misterioso caminhar por dentro de si mesmo e do mundo orientado pela convicção de que exercer a capacidade de jogar é uma maneira de se conhecer melhor e de entender com maior densidade o mundo que nos cerca.

Oscar D’Ambrosio (@oscardambrosioinsta)é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Responsável pelo Instagram @oscardambrosioinsta e coordenador do projeto @arteemtempodecoronavirus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here