Mano Down divulgará resultados da pesquisa sobre o perfil das pessoas com deficiência

0
535

O idealizador e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, vai realizar no dia 3 de dezembro, uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da pesquisa quantitativa que mapeou a incidência de pessoas com deficiência e, em especial, com a síndrome de Down em Belo Horizonte. A pesquisa é inédita, visto que os censos disponibilizados não trazem uma abordagem tão detalhada em relação às pessoas com deficiência.

 

O evento de apresentação dos resultados será realizado às 10h30, na Casa Modelo Mano Down, situada na rua Japão, 180, bairro Alto Barroca, em Belo Horizonte. A data foi escolhida por ser a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O  estudo foi conduzido pelo Instituto Vox Populi, que ouviu aproximadamente  2 mil famílias, entre os meses de outubro e novembro. A pesquisa traz informações sobre a quantidade de indivíduos com deficiência, qual o perfil delas e se possuem alguma outra deficiência física, intelectual ou mental associada.  “O estudo vai sanar uma lacuna que há muito tempo dificulta políticas públicas para essas pessoas”, destaca Leonardo Gontijo.

Atualmente a maior parte dos indicadores disponíveis que dizem respeito às pessoas com deficiência utiliza como referência os dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a realização do Censo Demográfico 2010, que segundo muitos pesquisadores não representa a realidade brasileira.  “Estamos ansiosos para apresentar à imprensa e a sociedade esses números inéditos que poderão ser usados como base para definir programas e leis em defesa das pessoas com deficiència”, ressalta Leonardo Gontijo.

Crédito da foto: Instituto Mano Down

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here