19.8 C
Belo Horizonte
qua, 08 maio 24

Primeiro Resort Internacional em MG: Vila Galé Collection

Anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (18) no Colégio Dom Bosco, onde será implantado o Vila Galé Collection Ouro Preto. Investimento é de R$ 80 milhões.

Por Geraldo Félix

O primeiro resort da rede portuguesa Vila Galé em Minas Gerais, chega  pompuoso em dezembro de 2024, localizado no antigo colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, próximo a bela Ouro Preto. Sob investimentos de R$ 80 milhões, gerando 150 empregos diretos e mais de mil postos de trabalho indiretos, as ruínas do antigo Colégio e que também abrigaram o Quartel do Regimento de Cavalaria do Estado vão passar por restauração para receberem o empreendimento.

A unidade ainda abrigará no local um Memorial do Colégio Dom Bosco e um Memorial da Polícia Militar de Minas Gerais e ainda na área que circunda o hotel parreiras de olivas, trazidas de Portugal.

O presidente e fundador da Vila Galé, José Rebelo de Almeida, visitou o prédio no final de 2022 e ficou encantado.

“Eu não conhecia a região e fiquei impressionado. Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de patrimônios históricos  em um resort de campo, com muita oferta gastronômica e de recreação, sobretudo para famílias com crianças”

, afirma o presidente.

A cerimônia oficial aconteceu nesta quinta-feira, dia 18, e contou com a presença do presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, do Governo de Minas Gerais, dos representantes Salesianos, Deivisson Costa e Padre Moacir Scari, do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, entre outros importantes convidados e da Revista Cenário Minas.

O Vila Galé Collection Ouro Preto, como será chamado, será um hotel histórico no mesmo modelo dos que a rede mantêm no Rio, em São Paulo e diversas cidades de Portugal. Requinte e muita história, arte e cultura e claro ainda os sabores da gastronomia internacional, bem como os famosos vinhos Santa Vitória, aliás, são alguns dos atrativos para quem optar se hospedar no local.

Preservação e História

A negociação entre os Salesianos e a Vila Galé foi pensada pela Invest Minas porque, de um lado, o Colégio Dom Bosco era um patrimônio sem utilização com potencial para se transformar em equipamento turístico.

As características de fertilidade e abundância do solo em Cachoeira foram determinantes para a trajetória histórica do conjunto ora tombado, o Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas, em 1719, depois suas adjacências abrigaram sucessivamente pastagens de cavalos, colônia e escola agrícola e fazenda-modelo. A edificação que domina o conjunto objeto dos estudos técnicos neste processo de tombamento abrigou, sucessivamente,o Estabelecimento das Manadas Reais ou Coudelaria Real, a Colônia Agrícola Cesário Alvim e as Escolas Dom Bosco, instituições que marcaram o local.

O Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria das Minas Gerais tem sua história ligada a um longo processo de especialização policial de militares na região das lavras, para garantir a segurança das autoridades e das riquezas que circulavam, especialmente as arrecadadas pela Fazenda Real, com a chegada dos Dragões d’El Rey em Vila Rica (atual Ouro Preto), em duas companhias recrutadas ao norte de Portugal e somando sessenta homens.

Os salesianos chegaram ao Brasil em finais do século XIX e mantiveram instituições educativas, em todas as regiões do país. Em Minas, Cachoeira do Campo foi contemplada e em 1896, chegava à localidade o primeiro grupo de salesianos, que contou com uma colaboração expressiva por parte de professores da Escola de Minas de Ouro Preto, destinada à formação de engenheiros na área da mineração. Esses homens estavam comprometidos com a necessidade de modernização da sociedade brasileira, para a construção das oficinas de Cachoeira do Campo e dos materiais de ensino e aprendizagem. Em 1903, foi instituído nas Escolas Dom Bosco o Projeto Fazenda Modelo.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, exalta a experiência vitoriosa do grupo Vila Galé e o novo empreendimento no local que, certamente, será um sucesso: “Ouro Preto e Cachoeira do Campo aguardavam com grande ansiedade uma definição sobre o imenso edifício que já foi quartel e colégio. Agora, com um super-hotel de bandeira internacional, comemoramos a conquista que trará benefícios para toda a região e para o Estado. Graças à soma de esforços entre o governo mineiro, os Salesianos e a Prefeitura, teremos um polo internacional de turismo em Cachoeira do Campo”.

Assinatura

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a vinda da Vila Galé a Ouro Preto vai beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas toda a população mineira. “Um empreendimento deste porte, com a segunda principal rede de hotéis de Portugal, vai projetar ainda mais Minas Gerais no país e internacionalmente.

A chegada da Vila Galé é extremamente importante para o Estado, porquê tende a movimentar a economia da criatividade e toda a rede do turismo que ela sustenta, gerando emprego e renda em todo o território”, declara Leônidas.

Galeria de Fotos

(*) O repórter viajou a convite do Vila Galé.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Hungria promete tocar em almas na inédita ‘Última Vez’

Depois de sua notória primeira participação no Lollapalooza deste...

Air Europa é companhia oficial da exposição de Salvador Dali

A Air Europa assinou patrocínio da exposição “Desafio Salvador...

Eduardo Kobra inaugura mural sobre Senna

Consagrado como um dos maiores expoentes da arte urbana,...

Regularização Eleitoral, prazo e biometria

Por Gustavo Rianni É com prazer que inicio mais essa...

Festival Sarará comemora 10 anos e apresenta novo formato

O Festival Sarará, que acontece em Belo Horizonte, tem como...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui