16.5 C
Belo Horizonte
dom, 16 junho 24

Turismo mineiro cresceu 7,0% no primeiro trimestre do ano

Análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG sobre a atividade de turismo no Estado de Minas

No primeiro trimestre do ano de 2024, o volume de atividade turística de Minas Gerais registra um bom desempenho, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Com um crescimento de 7,0% no trimestre, o estado de Minas Gerais registrou o segundo melhor desempenho no trimestre entre os estados que disponham de informações a respeito do volume de atividade turística. No trimestre, o estado da Bahia registrou o melhor desempenho, com um avanço de 7,3%. O turismo até o fim do primeiro trimestre no Brasil registrou um desempenho mais tímido, com um avanço de 0,4%.

O primeiro trimestre para o turismo mineiro registra o indicador mais intenso para Minas na série histórica, ao desconsiderar o primeiro trimestre dos últimos dois anos, que por sua vez, registraram desempenhos mais expressivos em função da base de comparação fraca, ocasionada pela pandemia. O primeiro trimestre de 2023 teve um crescimento de 24,30%, enquanto em 2022 o desempenho foi de 69,20% para o trimestre.

No primeiro trimestre do ano, nota-se que o principal aeroporto do estado contou com um aumento na circulação de passageiros de 15,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, perfazendo um volume de quase 2 milhões de passageiros entre embarque e desembarque no período. Já em relação ao número de voos, considerando todos os aeroportos do estado, os três primeiros meses do ano registraram um incremento de 3,0% em relação ao mesmo período do ano de 2023, em números, foram quase 32 mil voos entre decolagem e pouso.

O estado mineiro recebeu 13.540 turistas estrangeiros entre janeiro e março do ano corrente, o montante é 31,8% superior ao observado em 2023, quando estiveram em Minas 10.273 turistas. A maioria dos turistas pertence aos cinco países a seguir, que juntos somaram 75% de todos os visitantes estrangeiros que estiveram no estado no período: Portugal (4.663), Estados Unidos (1.637), Colômbia (1.553), Alemanha (1.494) e Reino Unido (787).

Para Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, alguns pontos no contexto econômico têm corroborado para o bom desempenho da atividade turística em Minas Gerais. O mercado de trabalho segue aquecido, a taxa básica de juros está menos intensa que nos últimos períodos e a confiança do consumidor está melhorando. Somado a isso, no mês de março, contamos com a Semana Santa, período tradicional no estado, o que contribuiu para o desempenho da atividade no mês.

O volume de atividade turística ao longo dos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, apontou um crescimento expressivo. Com uma alta de 11,20%, o estado mineiro mantém o melhor desempenho entre as Unidades da Federação (UF) analisadas, seguido pelos estados do Rio de Janeiro (10,9%) e Bahia (9,1%). Em contraste, o Ceará e o Distrito Federal registram queda nos últimos 12 meses, respectivamente, de 7,7% e 3,5%. O turismo no contexto nacional para o período teve um avanço de 4,4%.

Com o bom desempenho do volume de atividade turística no estado mineiro, o mercado de trabalho formal segue aquecido nas atividades relacionadas ao turismo. Entre abril de 2023 e março de 2024, foram contratados quase 16 mil profissionais, refletindo em um incremento de 5,4% no número de carteiras de trabalho ativas, atualmente com 308.575 profissionais.

O mercado de trabalho formal superou o período que antecedeu a pandemia. Em seu ano mais crítico, a atividade teve a extinção de 43.951 profissionais. Nos anos subsequentes, a situação mudou e foram adicionados profissionais ao mercado de trabalho, o que faz com que até março de 2024 tenham sido adicionados mais de 60 mil profissionais, 16.820 a mais do que as perdas ocasionadas pela pandemia.

O indicador na variação anual, março frente a março de 2023, registrou um desempenho de 3,7%, volume de atividade turística 3,2 pontos percentuais acima do avanço nacional, que foi de 0,5%. Entre as UF’s, o estado da Bahia e Santa Catarina apontaram aceleração mais intensa, com 16,6% e 8,8%, respectivamente. Já os estados do Espírito Santo (-12,5%) e Goiás (-9,2%) registraram desaceleração nessa base de comparação.

Na base de comparação mensal, o estado mineiro registrou um avanço de 0,2% frente ao mês de fevereiro. O desempenho para o contexto nacional foi idêntico ao de Minas. Entre as UF’s, apenas cinco das doze analisadas registraram desempenho positivo no período. Na análise em questão, Bahia (9,8%) e Santa Catarina (4,5%) registraram desempenho mais expressivo frente aos demais. Já o Distrito Federal e o Ceará apontaram desaceleração mais intensa, respectivamente, de 6,2% e 3,7%.

“O desempenho da atividade turística em março teve influência da Semana Santa. O Governo estadual lançou o projeto turístico Minas Santa 2024, com ações em mais de 600 cidades mineiras para celebrar as tradições e religiosidades do estado”, destaca Machado.

“Os bons resultados da atividade turística em Minas Gerais são reflexo da riqueza cultural, gastronômica, econômica e diversidade que o estado possui ao longo dos 853 municípios. O estado tem mais de 430 museus, 92 unidades de conservação, diversas cidades históricas, cachoeiras e vários eventos que têm movimentado a economia do estado. Somado a esses aspectos, temos também os investimentos públicos e privados para a promoção do turismo no estado, como é o caso do projeto Descubra Minas da Fecomércio MG, que tem o objetivo de promover o turismo local”, aponta Machado.

Para conhecer o Projeto do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac, acesse o nosso site https://www.descubraminas.com.br/.

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui