20.4 C
Belo Horizonte
dom, 28 abril 24

Festival Circolar, no Parque Fernão Dias, em Contagem

Evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, na cidade de Contagem, a partir das 9h; entre as estreias, o espetáculo “A Máquina do Mundo”, além do elogiado “Circo de Brinquedo”

O Festival CircoLar vai invadir o Parque Fernão Dias, em Contagem, com espetáculos, oficinas diversas, intervenções artísticas e tudo o que rege o encantador e rico universo circense. Gratuito, o evento tem como destaque a estreia do espetáculo “A Máquina do Mundo”, além da apresentação do elogiado “Circo de Brinquedo”, um dos grandes trabalhos do Instituto Cultural CircoLar (ICC), instituição responsável pelo festival.

“Vamos oferecer, durante três intensos dias, uma programação cultural rica em expressões artísticas circenses, proporcionando acesso gratuito à cultura, tanto para a população de Contagem quanto para as pessoas das cidades vizinhas, principalmente porque o Parque Fernão Dias tem sido bastante acessado por moradores de Betim e de BH”, destaca Deisy Castro, presidente do Instituto Cultural CircoLar. “É importante dizer ainda que o evento busca preservar e dar continuidade ao legado circense”, completa ela, frisando que o Instituto CircoLar está em atividade desde 2018 em Contagem e, atualmente, é uma das principais escolas de circo da RMBH.

O evento, com o caráter de fortalecer ainda mais o cenário cultural de Contagem e da região metropolitana, também vai integrar diversas experiências, como a oficina de lira com Roberta Turíbio, voltada para pessoas que já possuem um grau de conhecimento na prática, e o Fórum de Circo, que contará com as presenças de Fernando Zevallos, criador e fundador da La Tarumba (Lima-Perú); de Sulla Mavrudis, pesquisadora, idealizadora e produtora da Cidade do Circo-Centro de Referência e Rede de Apoio ao Circo-RAC; e de Rogério Sette Câmara, coordenador pedagógico e artístico da Spasso. Confira a programação completa abaixo.

ESTREIA

Entre os destaques da programação do Festival CircoLar 2023, está a estreia de “A Máquina do Mundo”. “O espetáculo conta com uma ampla vivência do universo circense”, destaca a artista Letícia Oliveira. “O público vai se surpreender com números artísticos aéreos nos aparelhos trapézio, trapézio dance, cubo, lira, corda indiana, dança vertical e tecido acrobático, bem como com o malabarismo, acrobacias de solo e perna-de-pau”, completou ela, que divide a direção da montagem com Marcelo Tchelo Guno. “É um espetáculo emocionante, divertido, cativante, que tem o universo circense como guia, mas temos a presença de profissionais de outras áreas. Quem for assistir o espetáculo, estará diante de um espetáculo de extrema qualidade”, garante Guno.

Cofinanciado pelos alunos do Instituto CircoLar, o Festival CircoLar 2023 conta com uma parceria inédita com o Somos Comunidade, que ofereceu capacitações de confecção de figurinos, cenários e maquiagem artística. Já o espetáculo “A Máquina do Mundo” conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Contagem (Edital 001/2023 – Movimenta Multilinguagens).

INSTITUTO CULTURAL CIRCOLAR
Fundado em agosto de 2003, o Instituto Cultural Circolar (ICC) tem sua sede em Contagem desde 2018. Sem fins lucrativos, a instituição é formada por artistas, produtores e mobilizadores do universo das artes. A instituição tem como missão promover atividades de caráter cultural e social, apoiando iniciativas relacionadas com a Cidadania Cultural. Com máximo respeito às tradições circenses, o ICC tem, entre os seus trabalhos, espetáculos celebrados, como o “Circo de Brinquedo” e “ Mix CircoLar”, além de diversas oficinas. As ações do instituto se baseiam na tradição do circo tradicional, sempre atentos às suas adaptações contemporâneas, expandindo o acesso à cultura e promovendo o bem-estar para as pessoas.

SERVIÇO
Festival CircoLar 2023
Quando? 15, 16 e 17 de dezembro, entre 9h e 22h
Onde? Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem
Valor? Gratuito
Mais informações: www.instagram.com/institutoculturalcircolar/

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui