28.4 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Marcas da ditadura: “Tia Beth” narra histórias de dor e resistência, com Leonardo de Moraes

Tia Beth, mãe sobrevivente da ditadura militar brasileira, é a personagem que dá nome ao romance do escritor e professor de Direitos Humanos, Leonardo de Moraes. Solitária e distante dos membros da família, ninguém fala que o único filho dela desapareceu durante o regime. Este silêncio atravessa gerações, até que ela decide contar sua história para um sobrinho-neto com objetivo de registrar as memórias da época em um livro.

Tavinho era nossa única luz, nossa vida, nosso futuro. Quando ele se foi, por Deus, durante um tempo, continuamos sem acreditar que ele pudesse ter morrido, ficamos em negação, pulando de investigador em investigador, político em político, militar em militar. Eu fiz loucuras pra conseguir informações, que até abalaram meu casamento… quando teu tio Tatá começou a acreditar na morte do filho, acho que foi aí que ele começou a adoecer. (Tia Beth, pg. 112).

Ao abordar experiências pessoais, Beth explica como o conservadorismo e os preconceitos sociais afetaram suas escolhas. Entretanto, ela também percorre períodos marcantes para a população, como a Segunda Guerra Mundial; a criação de campos de concentração para imigrantes japoneses, italianos e alemães; a alienação política; a efervescência cultural dos anos 1960; e a resistência dos artistas contra o regime militar.

Todas essas questões são narradas por meio da perspectiva de uma mulher de família rica, que não se percebia como politicamente engajada. O autor comenta: “a história mostra como uma família tenta sobreviver apesar dos abusos do estado e das loucuras feitas pelos homens. A obra trata sobre os pensamentos de uma mãe, que não consegue entender em que momento as pessoas passam a odiar umas às outras e o que há de tão errado com a sociedade para vivermos movimentos cíclicos de violência”.

Ficha técnica de “Tia Beth”

Título: Tia Beth
Autor: Leonardo de Moraes
Editora: Insígnia Editorial

ISBN: 978-65-84839-21-2
Páginas: 
360
Preço: R$ 64,90

Leonardo de Moraes é escritor, roteirista, artista visual e professor de Direitos Humanos. Formou-se em Direito pela USP, por onde é Mestre em Direito do Estado. É artista residente da New York Academy of Arts; bem como autor de livros de contos, livros infantis, peças de teatro e roteiros para audiovisual (TV Ideal, TV Globo), sendo TIA BETH seu primeiro romance.

O episódio também está disponível no Spotify e nos outros agregadores de áudio, pelo link: https://anchor.fm/pod-ler-e-escrever

Participe do Pod Ler e Escrever

Você é apaixonado por literatura? Vive cercado de livros, histórias e personagens inesquecíveis? Então, temos um convite especial para você! O Pod Ler e Escrever, um podcast literário onde a paixão pela leitura e a arte de escrever se encontram, está abrindo suas portas para novos colaboradores.

Se você ama discutir sobre obras clássicas e contemporâneas, compartilhar análises literárias, desvendar os segredos por trás das páginas, ou mesmo narrar suas próprias histórias e poesias, este é o lugar perfeito para você. Aqui, valorizamos a diversidade de vozes e perspectivas, acreditando que cada leitor e escritor tem algo único a oferecer à nossa comunidade.

Como Participar?

É simples! Se você sente que tem insights e contribuições valiosas para oferecer, queremos ouvir de você. Basta preencher o nosso formulário de interesse, disponível no link abaixo. Nele, você poderá contar um pouco sobre si, sua relação com a literatura, e como acredita que pode contribuir para o Pod Ler e Escrever.

FORMULÁRIO DE INTERESSE

Procuramos pessoas entusiasmadas, criativas e que realmente queiram fazer a diferença no mundo literário. Seja compartilhando análises profundas, revisitando obras menos conhecidas, ou inspirando outros a escrever, sua voz tem um lugar conosco.

Instagram: @luizborja
LinkedIn: @luizborja

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui