23.8 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Tem um projeto de filme em desenvolvimento e quer aprimorá-lo?

Serão selecionados sete projetos para participar de assessorias individuais e coletivas com o objetivo de aprimorar a parte técnica, narrativa, criativa e de produção

A Semana de Cinema Negro abre inscrições para a 1ª SemanaLab, braço formativo do projeto que visa fortalecer e contribuir para a formação de produtores e realizadores negros de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Serão oferecidas ações presenciais, entre 22 e 28 de abril, com laboratórios exclusivos para projetos em desenvolvimento e também atividades para público interessado no tema.

As inscrições gratuitas para formação audiovisual e desenvolvimento de projetos cinematográficos estão com inscrições abertas até 17 de março. Neste primeiro momento, podem se inscrever produtores e diretores que se declarem pretos e pardos e que residem em Belo Horizonte e Região Metropolitana há pelo menos um ano, que tenham um projeto audiovisual em desenvolvimento. Outro critério para submissão é que as pessoas estejam em início de carreira, por isso aqueles que já dirigiram mais que um longa-metragem ou quatro curtas-metragens não podem se inscrever.  Além disso, cada proponente poderá apresentar apenas um projeto. Para se inscrever e para mais informações, acesse https://linktr.ee/SCNBH.

Layla Braz, idealizadora da Semana de Cinema Negro e co-realizadora da SemanaLab junto de Fernanda Vidigal, explica que nas três edições da Semana de Cinema Negro, projeto voltado para exibição de filmes produzidos por pessoas negras, que era notório que o público se interessava por jornadas formativas. “O desejo era desenvolver ainda mais esta vertente formativa, para além da exibição existem os debates, masterclasses que indicam o pensamento acerca dos filmes, seus argumentos, roteiros. Percebemos que as pessoas se interessam por estas etapas de produção dos filmes “, explica.

Fernanda Vidigal complementa que, o desenvolvimento da SemanaLab cumpre o papel de ampliar o desejo da Semana de Cinema Negro em ser um espaço formativo. “As assessorias têm o olhar para estes projetos de pessoas negras que estão realizando seus primeiros filmes. A ideia é que estes filmes saiam do papel e sejam produzidos de uma forma ainda mais potente “, explica Fernanda, ao falar da primeira etapa das inscrições.

Para Fernanda Vidigal, proponente do projeto, “a SemanaLab tem o objetivo principal ampliar conhecimentos do público em geral e que os realizadores e os projetos saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais”.

Layla ressalta ainda que durante os processos de curadoria percebe-se uma infinidade de bons filmes que poderiam ser melhor desenvolvidos se passassem por laboratórios, prática comum entre filmes realizados por pessoas brancas antes de serem executados, mas que muitas pessoas pretas não têm essa oportunidade: “os filmes podem ser ainda mais potentes após uma assessoria especializada como estamos propondo. Podem trazer novas linguagens narrativas, experimentos criativos e diversificar ainda mais a cinematografia nacional”.

Para as assessorias, a SemanaLab tem como ponto forte sensibilidade das que vão conduzi-las através de linguagem acessível, espaço de convivência e troca entre os participantes. Conduzirão o processo Higor Gomes e Tatiana Carvalho Costa.

“O Higor Gomes, por exemplo, é um diretor que filma entorno, o bairro dele. Tatiana Carvalho Costa é presidenta Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), é uma pessoa que pensa em políticas públicas, pensando pessoas pretas e o que estes filmes estão comunicando com o público. Ela tem vasta experiência sobre as possibilidades internacionais, de laboratórios e recursos para o projeto, além do olhar curatorial que ela traz”, finaliza Fernanda.

 A 1ª SemanaLab é produzida pela Carapiá Filmes e Quiabo Produções com patrocínio do Banco BS2 com apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte, e foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, projeto 1384/2022.

O BS2 é o primeiro banco digital especializado em empresas, oferece uma série de soluções financeiras e de tecnologia para pequenas e médias empresas escalarem seus negócios de forma sustentável. Com mais de 30 anos de atuação e um DNA inovador, está sempre atento as principais transformações do mercado e demandas das empresas. O banco aposta em uma relação próxima e de confiança para crescer junto com seu cliente. Como signatário do Pacto Global da ONU, o BS2 assumiu o compromisso com as seguintes ODS: 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 -Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 – Redução das Desigualdades. Nesse aspecto, iniciativas como a SemanaLab estão em linha com o seu propósito de gerar impacto social positivo e refletem a responsabilidade da empresa em promover iniciativas visando a igualdade de oportunidade.

Serviço:

Inscrições para a SemanaLab até 17 de março

Link: https://linktr.ee/SCNBH

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui