17.3 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Andradas Café Festival inicia com muito conteúdo e cafés

Evento aberto ao público contará, até domingo, com a comercialização dos grãos, exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia

A segunda edição do Andradas Café Festival começa com três dias recheados de muito conteúdo, gastronomia e claro, café, no Pavilhão do Vinho. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local em museus e exposições. A gastronomia trará pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas. A proximidade com São Paulo – são apenas 220 quilômetros e 2h30 de viagem – tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município.1

Na quinta-feira (14/03) ocorreu uma Cerimônia de Abertura com convidados e autoridades. Segundo Erivelton Siqueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura de Andradas (MG), ressalta que o evento visa valorizar o setor cafeeiro. “Nosso intuito é fortalecer os produtos de Andradas e projetar os cafés especiais e a comercialização da região. Acreditamos no potencial e na qualidade do café e sabemos a importância que ele tem de movimentar a economia, gerar renda, emprego, oportunidade e nós valorizamos e reconhecemos o seu valor para Andradas. Nosso desafio é tornar o Andradas Café Festival o maior evento do Sul de Minas”, completa.

A prefeita da cidade, Margot Pioli, não pôde estar presente por motivos de saúde e foi representada por Marcela Pioli, que destacou que o evento surgiu a partir de pessoas engajadas e comprometidas em divulgar o café. “Andradas vem ganhando projeção nacional pela qualidade dos cafés especiais, estamos aqui hoje com a finalidade de repetir e ampliar o sucesso do ano passado e atrair, ainda mais, o público para participar. É muito gratificante ver o Pavilhão do Vinho contando a história do café especial”, finaliza. São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café.

Durante a abertura, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Celírio Inácio, apresentou a pesquisa sobre consumo de café e a importância da presença da categoria especial nas gôndolas do varejo brasileiro. “Hoje o café não basta ser puro, ele precisa apresentar um nível de qualidade para ser certificado e o consumidor está de olho nisso. Devemos respeitar as diferentes escolhas desse público”, falou Celírio, que apresentou dados relevantes de crescimento deste mercado.

Programação gratuita

A programação é extensa e hoje já iniciou com palestra de fermentação; Desafio Koar; Campeonato de Torra; turismo rural e muito mais. Os expositores são produtores da gastronomia local e cafés da Região Vulcânica.

Um dos destaques será a palestra “Tendências do Mercado de Café no Oriente Médio e Oportunidades para o Pequeno Produtor”, ministrada pela consultora internacional de cafés Cleia Junqueira, da The Coffee Connoisseur Collective, que veio diretamente de Dubai para apresentar esse conteúdo .

O final de semana contará com painel das mulheres empreendedoras;, workshop de barista; roda de sabores do café e do vinho; gerenciamento de cafeterias; drinques a base de café; harmonização de azeite e vinho; café filtrado; produção de azeite de oliva e muito mais.

As palestras e workshops serão ministrados por profissionais renomados do mercado como: Camila Arcanjo (Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC); Andrea Braga (Bourbon Specialty Coffees) e Cleyton Arthur de Moraes (Senar); Aline Marotti (Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC); Sirley de Carvalho (Emater); Sebastian Grau (My Coffee e Torrefação Coffee Punch); Anderson ferreira Luz (Senar); Keiko Sato (Punga Cafés); especialista em vinho e café Guilherme Amado; Chef Edison Puiati; Renato Cipriani (Kaleido Torradores); Elisangela Paiva (ANGI – Consultoria em Cafés Especiais), Anderson Luz (Senar); Vinicius Estrela (Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA), Cleia Junqueira (The Coffee Connoisseur Collective, do Oriente Médio) ; Analice Rodrigues (Emater); Paulo Rica (consultor do Caferistando); Leandro Paiva (IF Sul de Minas); Fernanda Fonseca e Paula Trevisan.

Andradas Café Festival começa com muitas atividades e será realizado até domingo, 17/3. Foto: Divulgação

Cultura de Andradas

As inscrições para o Andradas Café Festival são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento ocorre no Pavilhão do Vinho. Para quem gosta da boa culinária, da cultura e do aroma e sabor do café, a sugestão é se programar para visitar as atrações e aproveitar os passeios.

A Realização é da Prefeitura de Andradas, Ativa Cafés Especiais, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, Acasec, Sindicato Rural de Ibitiúra, Andradas e Caldas e Sebrae.

O evento conta com os patrocínios de: Abic, Acafeg, Apraf, Prefeitura de Ibitiúra, Bourbon Specialty Coffees, Café Caldense, Café Lozano, Descubra Andradas, Doces 2 Irmãs, Kaleido Torradores, Agro Fonte Alta, Miss Chocolate, Café Nicão, Ofi, Reduto do Café, Região Vulcânica, Ritual Tools, Rota do Café, Sicoob Agrocredi, Unimed.

O Andradas Café Festival tem como parceiros e expositores Abic, Acafeg, Agripoços, Apraf – Prefeitura de Ibitiúra, Assprocafé, Atilla, Bourbon, Café Caldense, Café e Confeitaria Braga, Café Fazenda Santa Bárbara, Café Lozano, Carmomaq, Casa Geraldo, Consórcio Público, Cultivar, Doces 2 Irmãs, Don Fonseca, Fulliagro, Kaleido Torradores, Mantissa, Mariana Vulcânica, Miss Chocolate, Nicão Café, Ofi, Passo Preto, Qualicitrus / Lavoro, Reduto do Café, Região Vulcânica, Ritual Tools, Rota do Café, Sicoob Agrocredi, Tamires Cafés Especiais, Unimed Imune, TV Andradas, Soberano, Telemídia, Bolachas Dirvan, Bolachas Toque de Sabor, Bolachas Delícias da Kaká.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Celírio Inácio, apresentou a pesquisa sobre consumo de café e a importância da presença da categoria especial nas gôndolas do varejo brasileiro. Foto: Divulgação

Cerimônia de abertura da Prefeitura Municipal de Andradas teve a participação das entidades realizadoras e patrocinadores. Foto: Divulgação

Serviço

Andradas Café Festival 2024

Quando: de 15 a 17 de março

Horário: das 9h às 18h (exposição) e 18h às 21h (atividades culturais)

Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro, Andradas, MG)

Inscrições: Sympla

Entrada gratuita

Mais informações: Instagram

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui