28 C
Belo Horizonte
ter, 30 abril 24

Objetos milenares contam a história de povos ancestrais andinos

Aproveite o feriado da Páscoa e visite a mostra Tesouros Ancestrais do Peru, que apresenta, entre outras peças, objetos utilizados em cerimônias e rituais milenares da cultura peruana; ingressos estão disponíveis no site e na bilheteria física do CCBB Belo Horizonte

Assim como na contemporaneidade, civilizações antigas dos Andes cultivavam crenças e ritos para conquistar prosperidade e celebrar divindades. Objetos e adornos que eram utilizados nessas ocasiões integram a mostra “Tesouros Ancestrais do Peru”, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH).

Nessas comemorações era comum o preparo de comidas e bebidas típicas, como a chicha. Proveniente do milho cozido, o líquido é fermentado e, dependendo da duração do processo, adquire certo teor alcoólico. O brinde era feito em copos e taças de ouro, prata (aquillas), madeira (keros) ou cerâmica (pachas) – usadas estritamente nos cultos aos deuses, em rituais para atrair a chuva e boa colheita.

Responsável pela vida e pela fertilidade da terra, o Deus Sol era venerado, em especial, nos meses de junho e dezembro, com cerimônias e rituais que agradeciam as colheitas e pediam bênçãos para o próximo ciclo de plantações.

Na exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte há uma taça cerimonial (foto acima) representando um pescoço em forma de cone e um corpo zoomórfico da cabeça de um camelídeo (lhama), com os olhos feitos de folha de ouro. A base do pedestal também tem forma de cone.

A mostra também expõe os Tumis, outro objeto presente nessas cerimônias. A faca ornamental era utilizada em rituais sagrados para recolher o sangue dos seres sacrificados. Feita de ouro, a peça é uma representação antropomórfica do deus Lambayeque, chamado Naylamp.

Na exposição é possível conhecer peças utilizadas para adornar corpos, vestes reais e oferendas funerárias, como um par de luvas, máscaras e coroas. Já os trajes, também levados em conta durante as celebrações, eram repletos de significados e decorados com desenhos complexos e simbólicos. Na mostra, o público pode conferir jaquetas, gorros e sapatos.

Tesouros Ancestrais do Peru reúne 162 peças que permitem uma imersão na história e cultura dos povos andinos. Além dos objetos usados em festas e cerimônias religiosas, há exemplares de vasos decorativos e artigos figurativos datados de 900 a.C até 1.600 d.C.

A mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização. Além dos objetos, cada seção conta com representações e painéis informativos.

Em cartaz até 06 de maio, a mostra é patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização é da Arte A Produções.

Circuito Liberdade 

O CCBB Belo Horizonte é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO

Tesouros Ancestrais do Peru

Período: até 06 de maio de 2024

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças). Durante o feriado prolongado (29 a 30/03/24), o CCBB funcionará normalmente.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte

Classificação indicativa: Livre

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui