28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Objetos milenares contam a história de povos ancestrais andinos

Aproveite o feriado da Páscoa e visite a mostra Tesouros Ancestrais do Peru, que apresenta, entre outras peças, objetos utilizados em cerimônias e rituais milenares da cultura peruana; ingressos estão disponíveis no site e na bilheteria física do CCBB Belo Horizonte

Assim como na contemporaneidade, civilizações antigas dos Andes cultivavam crenças e ritos para conquistar prosperidade e celebrar divindades. Objetos e adornos que eram utilizados nessas ocasiões integram a mostra “Tesouros Ancestrais do Peru”, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH).

Nessas comemorações era comum o preparo de comidas e bebidas típicas, como a chicha. Proveniente do milho cozido, o líquido é fermentado e, dependendo da duração do processo, adquire certo teor alcoólico. O brinde era feito em copos e taças de ouro, prata (aquillas), madeira (keros) ou cerâmica (pachas) – usadas estritamente nos cultos aos deuses, em rituais para atrair a chuva e boa colheita.

Responsável pela vida e pela fertilidade da terra, o Deus Sol era venerado, em especial, nos meses de junho e dezembro, com cerimônias e rituais que agradeciam as colheitas e pediam bênçãos para o próximo ciclo de plantações.

Na exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte há uma taça cerimonial (foto acima) representando um pescoço em forma de cone e um corpo zoomórfico da cabeça de um camelídeo (lhama), com os olhos feitos de folha de ouro. A base do pedestal também tem forma de cone.

A mostra também expõe os Tumis, outro objeto presente nessas cerimônias. A faca ornamental era utilizada em rituais sagrados para recolher o sangue dos seres sacrificados. Feita de ouro, a peça é uma representação antropomórfica do deus Lambayeque, chamado Naylamp.

Na exposição é possível conhecer peças utilizadas para adornar corpos, vestes reais e oferendas funerárias, como um par de luvas, máscaras e coroas. Já os trajes, também levados em conta durante as celebrações, eram repletos de significados e decorados com desenhos complexos e simbólicos. Na mostra, o público pode conferir jaquetas, gorros e sapatos.

Tesouros Ancestrais do Peru reúne 162 peças que permitem uma imersão na história e cultura dos povos andinos. Além dos objetos usados em festas e cerimônias religiosas, há exemplares de vasos decorativos e artigos figurativos datados de 900 a.C até 1.600 d.C.

A mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização. Além dos objetos, cada seção conta com representações e painéis informativos.

Em cartaz até 06 de maio, a mostra é patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização é da Arte A Produções.

Circuito Liberdade 

O CCBB Belo Horizonte é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO

Tesouros Ancestrais do Peru

Período: até 06 de maio de 2024

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças). Durante o feriado prolongado (29 a 30/03/24), o CCBB funcionará normalmente.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte

Classificação indicativa: Livre

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui