28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta para expressar os sentimentos e personalidade de cada ser

Foto de behrouz sasani na Unsplash

Engana-se quem pensa que retrato e fotografia se baseiam em um único contexto. Às vezes, as duas coisas se fundem, mas não possuem o mesmo significado. A fotografia registra qualquer tipo de imagem, enquanto o retrato capta pessoas, em grupo ou sozinhas. A forma como o fotógrafo vê as coisas é sempre poético. O retrato vai além do que costumamos ver nele. Ele transmite ideias, sensações e sentimentos únicos nas pessoas, o que a torna uma forma de expressão artística. Ele apresenta uma existência tão marcante que seu papel na vida social pode ser percebido sem dificuldades.

O principal objetivo de um retrato é transmitir a expressão e personalidade do modelo. Emoções e atitudes são impressas em fotos, permitindo um diálogo entre o espectador e a pessoa retratada. A habilidade do fotógrafo vai além da sua destreza técnica, não bastando apenas conhecer bem o funcionamento do equipamento fotográfico. É preciso interagir com as pessoas envolvidas para que elas demonstrem suas emoções através das lentes. “Risadas contagiantes, expressões sóbrias e caretas, quando captadas de forma natural, com movimento, fazem toda a diferença no resultado, desde que tenham a ver com o real estilo do fotografado. E sempre marcam muito mais que fotos estáticas, embora estas também tenham o seu valor e utilidade”, conta Nina Fernandes, retratista com 22 anos de experiência.

Nas fotografias de retrato, a composição do enquadramento pela área do ombro e rosto proporciona maior proximidade e conexão com o modelo. Sendo assim, se a intenção é ressaltar a expressão do rosto, principalmente dos olhos, esse posicionamento é o ideal. “Muitos trabalhos considerados geniais prezam por essa forma de retratar. Se o fotógrafo tiver sensibilidade para ajustar mais elementos de cena, como decoração, pessoas ao redor, iluminação e outros fatores, pode compor verdadeiras obras de arte da fotografia”, destaca Nina.

Lendo as pessoas por meio dos retratos

A habilidade de fazer uma leitura das pessoas talvez requeira certo tempo e treino, mas é essencial para evoluir como fotógrafo. A conexão com os fotografados é fundamental. É necessário estar atento ao comportamento das pessoas durante as sessões, pois elas não são modelos. Além disso, é preciso verificar se eles sentem-se confortáveis na posição e no local onde estão, para que seu trabalho flua e o foco não seja perdido.

A retratista acrescenta que conversar com os fotografados, contar histórias e descontrair, é o que vai resultar em trabalhos autênticos, com uma marca pessoal. “Você retrata pessoas e, no final, a imagem dos outros transfere a sua própria personalidade por meio daquilo que o seu olhar captou,” finaliza a retratista.

Fonte: Nina Fernandes, retratista com 22 anos de experiência, com atuação em BH e região. Foto de Capa: Christian Wiediger na Unsplash

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui