26.1 C
Belo Horizonte
dom, 21 abril 24

Instituto Inhotim marca presença na 20ª edição da SP—Arte

Inhotim Loja Design apresenta produtos inspirados em obras icônicas do maior museu a céu aberto da América Latina, além de Múltiplos com condições especiais para quem deseja iniciar uma coleção de arte

O Instituto Inhotim participa pela quarta vez da SP—Arte, feira que reúne galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, levando um pouco da experiência do Inhotim, Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, para o público do evento. O estande da Inhotim Loja Design, situado no segundo pavimento do Pavilhão da Bienal, incorpora elementos que refletem a grandeza e a singularidade do maior museu a céu aberto da América Latina e comemora as vinte edições da SP—Arte, iniciativa fundamental na profissionalização, no crescimento e na promoção do mercado artístico nacional.

Destacando seu compromisso em tornar a arte mais acessível e tangível para todos, o Instituto Inhotim, representado pela Inhotim Loja Design, apresenta uma seleção diversa e cuidadosamente curada de produtos inspirados em obras icônicas do museu, em colaboração com seus renomados artistas, como Cildo Meireles e Desvio para o vermelho; Hélio Oiticica e Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe e Jarbas Lopes e Troca-troca. Pilares fundamentais da essência do Inhotim, como a botânica e a arquitetura, também são representados em uma variedade de itens exclusivos.

Democratizar o acesso à arte e ao colecionismo

O Programa Múltiplos Inhotim contribui diretamente para a sustentabilidade do Instituto Inhotim, incentivando a produção artística contemporânea, uma vez que os recursos arrecadados são destinados para a programação e a manutenção da instituição, na conservação de obras, jardins, galerias e no desenvolvimento de novos projetos artísticos e de educação.

Para essa edição da SP—Arte, a Inhotim Loja Design, em consonância com a ideia de ampliação do acesso ao Inhotim, viabiliza a venda de gravuras dos artistas Laura Vinci, Marcius Galan e Panmela Castro, peças selecionadas e disponibilizadas com condições especiais, como incentivo àqueles que desejam começar a colecionar obras de arte.

A SP—Arte 2024 acontece de 3 a 7 de abril de 2024, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Sobre a Inhotim Loja Design

Estar no Inhotim é uma jornada multissensorial. Em cada caminho, a arte e a botânica se entrelaçam, despertando os sentidos com imagens, sons e aromas que evocam sensações e emoções. Esta é a essência que inspira a Inhotim Loja Design, cuja missão é proporcionar aos visitantes não apenas lembranças marcantes, mas também um pedaço da própria “experiência Inhotim”. Tanto a loja física quanto o e-commerce, concebidos para expandir as fronteiras de Brumadinho, são verdadeiras vitrines do design brasileiro. A loja apresenta uma seleção cuidadosa de criações exclusivas e de produtos em colaboração com marcas e designers brasileiros renomados. As coleções com a marca Inhotim são versáteis, estimulam a sensibilidade e evocam memórias inesquecíveis vividas no Museu e Jardim Botânico. Assim como a autenticidade brasileira, a preservação ambiental é um valor fundamental para a Inhotim Loja Design, refletida na escolha criteriosa de materiais e na priorização de processos produtivos de baixo impacto. Além disso, a loja estabelece parcerias com produtores e cooperativas locais, transformando o ato de compra em um compromisso maior.

Instituto Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre 4,3 mil espécies de plantas de diferentes continentes e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros suportes de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Devido à sua extensão e localização – entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado –, o Inhotim possibilita que artistas criem obras de forma singular e inovadora, além de viabilizar a exibição permanente de trabalhos em grande escala que, geralmente, não poderiam ser expostos em museus tradicionais. Desde sua abertura ao público, em 2006, o Inhotim já recebeu mais de quatro milhões de pessoas de diversas nacionalidades, configurando-se como uma importante fonte de geração de renda para Brumadinho, Belo Horizonte e região. Sua criação foi fundamental para a consolidação de Minas Gerais na cena de arte contemporânea global, no impulsionamento da economia local e de transformação social. Por meio de políticas de democratização do acesso ao museu e jardim botânico, 158 mil pessoas tiveram acesso ao Inhotim gratuitamente somente em 2023. Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim também têm entrada franca no parque, durante todos os dias de funcionamento. Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras têm entrada gratuita, mediante retirada prévia pela Sympla. Domingo Gratuito Inhotim B3: todo o último domingo de cada mês com patrocínio B3, mediante retirada prévia pela Sympla.

 

SERVIÇO

SP—Arte 2024

Data: 3 a 7 de abril

Localização: Pavilhão da Bienal. Parque Ibirapuera, São Paulo

Inhotim Loja Design está localizada no segundo pavimento

Valor: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). Ingressos aqui.

 

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui