28.5 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Dicas fora da caixa do que fazer com as crianças nas férias

Cristiano Seixas, diretor artístico da Casa dos Quadrinhos, e a professora do curso de Pedagogia da Estácio BH

As férias escolares não precisam ser sinônimo de horas a fio na frente das telas em aplicativos e jogos eletrônicos. Com criatividade é possível garantir aos pequenos uma programação “fora da caixa”, diversa e lúdica. Uma das alternativas são os cursos e oficinas lançados nesse período e com diferentes enfoques, culinária, dança, música, teatro, artesanato ou desenho, como é a proposta da “Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais”.

Por lá o curso “Arte para Crianças”, voltado à faixa etária de sete a 12 anos, desperta o fazer artístico e aprimora as habilidades criativas, sensoriais e visuais-espaciais. “Os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes técnicas e materiais, como lápis grafite e de cor, nanquim, além do uso de ferramentas digitais, aprendem a criar personagens, trabalhar em equipe e interagir com crianças que têm os mesmos interesses. Os professores têm vasta experiência com o público infantil e o curso foi estruturado de forma a ensinar e divertir”, conta Cristiano Seixas, diretor artístico da Casa dos Quadrinhos.

Seixas explica que os processos utilizados em aula estimulam a coordenação motora, a percepção das formas básicas e o desenvolvimento cognitivo. “São inúmeros os benefícios para a criança, que tem suas capacidades de expressividade e de pensamento crítico potencializadas, ganha mais autonomia e confiança”, finaliza.

Existem ainda outras possibilidades para entreter os pequenos em casa e ao ar livre. A professora do curso de Pedagogia da Estácio Belo Horizonte, Flávia Alcântara, separou algumas delas.

1) “Que tal fazer experimentos culinários e anotar tudo em um livro de receitas da família? Você pode se inspirar em pratos divertidos criando imagens, carinhas ou bichinhos”, descreve;

2) Encha um balde com pipoca para curtir um cineminha em família. “Além de opções por assinatura de streaming, diversos canais abertos de TV preparam uma programação especial de férias. Vale a pena conferir”, lembra a pedagoga;

3) “Pequenas mudanças de rotina também podem se tornar uma boa opção de entretenimento com a criançada! Depois do período da pandemia, o piquenique na praça ou em parques públicos ficou ainda mais divertido e especial para as famílias e os amigos. Coloque uma toalha na grama e aproveite os espaços públicos da cidade”, indica;

4) “Que tal armar uma barraca na sala (que pode ser feita de lençóis) e acampar em família?”, sugere.

5) “Você já reparou em pequenos detalhes que passam despercebidos todos os dias? Que tal conhecer o lado artístico de sua família? A ideia é fotografar detalhes, como objetos, pessoas, animais, paisagens, observados em parques, shoppings, nas ruas, e montar um portfólio sob a visão criativa das crianças. Fiz isso com os meus filhos e o resultado foi incrível!”, conta Flávia.

6) A leitura também é importante em momentos de lazer e deve ser estimulada. “Criar momentos de leitura ou contação de histórias em família é algo que não pode faltar. Escolha um bom livro, de acordo com o interesse das crianças e leia fazendo “caras e bocas”! Uma voz rouca para a bruxa e grave para o lobo ajudam a manter o interesse e a diversão da garotada. Além disso, vale contar histórias antigas ou mesmo ‘causos’ de sua própria infância para os filhos (eles adoram!). Essa é uma forma de se conhecerem melhor e de trocarem experiências. Contação de história compartilhada também é um barato! Alguém da família começa a história e os demais vão dando sequência”, ressalta Flávia Alcântara.

Inscrições e mais informações: (31) 3224-0040 | 98423-8428 (WhatsApp) | [email protected] | casadosquadrinhos.com.br/nossos-cursos.

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui