29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Trupe da Meia Noite e do Meio Dia estreia peça infantil

O espetáculo “Diversidade” será apresentado em 36 cidades de oito estados brasileiros em várias escolas públicas

O espetáculo teatral inédito teve a sua estreia no dia 30 de março, nas regiões de Pernambuco, iniciando uma turnê que passará por 36 cidades de oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Tocantins. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as 110 apresentações serão realizadas em escolas municipais e contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Bayer. Em Minas Gerais, a turnê acontece nos dias 23 a 30 de junho nas cidades de Paracatu, Belo Horizonte e Carandaí.

As apresentações, que têm 60 minutos de duração, foram idealizadas pela própria Trupe, projeto que combina raízes mambembes com o teatro moderno. A ideia do espetáculo é impactar com a beleza despretensiosa da cultura artesanal, do poder do afeto e da proximidade física.

“Somos um projeto de resgate cultural: de malas inventivas com rodinhas, de onde saem objetos, figurinos, retalhos, bonecos, brincadeiras de roda, cantigas, oceanos e mais um universo atemporal inteiro”, explica Danilo Miniquelli, produtor da peça.

O texto é da dramaturga Ave Terrena, que traz a mensagem sobre a importância de aprender a conviver com as diferenças. “Provocar esse debate de forma lúdica por meio do teatro faz com que o aprendizado e a arte aconteçam em sua máxima potência”, conta.

Os figurinos e o cenário criados por Thales Cristóvão têm um papel poético, refletindo a influência mambembe e vintage da própria Trupe da Meia Noite e do Meio Dia. A teatralidade e o artesanal se fundem, transpirando histórias e poesias que podem ser lidas por detrás da roupa cênica. As roupas aceitam imperfeições, sujeiras e acabamentos feitos a mão. Tudo para parecer que foram feitas pelos próprios atores, dentro da carroça que faz parte do cenário.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, origem ou ainda religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

A frase, dita por Nelson Mandela, resume o objetivo da peça infantil “Diversidade”, apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, do Teatro Sustentável.

“Os adereços saem de dentro de malas antigas, as mesmas utilizadas para transporte, e se transformam em parte do cenário, que é compacto. Assim criamos uma estrutura que chega a qualquer lugar do Brasil”, explica Thales.

E o que seria de um espetáculo sem música? Composto por Dani Marcon, sons e canções atemporais se juntam à atmosfera mágica criada pelos atores, que com a junção de ritmos, batidas e interferências eletrônicas, trazem a mistura do tradicional com o contemporâneo. “Com foco na brasilidade, mas também com referências mundiais, a música se torna uma bagagem palpável e invisível destes aventureiros”, comenta Dani.

“Alcançar tantas pessoas de lugares que geralmente não são visitados pelas companhias teatrais é o que move nossa aventura. Descobrir novas línguas é o que move nossa linguagem. Que o Brasil esteja aberto a nos receber, pois não deixaremos de levar nossa bagagem para cada pedacinho do país”, finaliza Christiane Deucher, diretora do projeto Trupe da Meia Noite e do Meio Dia.

Apresentações da peça “Diversidade” 

Data: 23/06/2023
Horários: 10h30 e 13h
Local: E. M. Joaquim Adjuto Botelho
Endereço: Rua Marquês de Pombal, 426 – JK.
Cidade: Paracatu (MG)

Data: 26 e 27/06
Horários: A confirmar
Local: A confirmar
Endereço: A confirmar
Cidade: Belo Horizonte (MG)

Data: 29/06/2023
Horários: 10h30 e 13h
Local: E.M. Sebastião Patrus
Endereço: Rua Antônio Calvário, 83 – Vale Verde
Cidade: Carandaí (MG)

Data: 29/06/2023
Horários: 15h30
Local: EM Deputado Abelard Pereira
Endereço: Rua Coletor Clóvis Teixeira de Carvalho, 600 – Rosário
Cidade: Carandaí (MG)

Data: 30/06/2023
Horários: 8h
Local: EM Deputado Abelard Pereira
Endereço: Rua Coletor Clóvis Teixeira de Carvalho, 600 – Rosário
Cidade: Carandaí (MG)

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui