23.4 C
Belo Horizonte
ter, 27 janeiro 26

Everesting, acontece em BH neste final de semana

Desafio é organizado pelo montanhista Gustavo Ziller e pelo ultraciclista Vinicius Freitas

No final de semana, dias 8 e 9 de junho, acontece em Belo Horizonte, aos pés da Serra do Curral, um dos maiores desafios de ciclismo do mundo: Everesting. O conceito de Everesting é radicalmente simples: escolher uma subida, em qualquer lugar do mundo, e completar repetições dela em uma única atividade até atingir 8.848m – a altura equivalente ao Monte Everest.

O Everesting BH é organizado pelos amigos de longa data, Gustavo Ziller (montanhista, vigésimo sexto brasileiro a conquistar o Monte Everest) e Vinicius Freitas (ultraciclista, finisher de provas de 1000km como Bikingman e o Across Andes), que fundaram em 2023 uma equipe de Ciclismo de Aventura.

Dessa vez, os dois convidaram outros atletas amadores da comunidade de ciclistas da cidade para completar o percurso total, ou realizar a metade da altura do Monte Everest.

Diferentemente de outras edições do Everesting realizadas mundo afora, os organizadores do Everesting BH escolheram um trecho urbano, a Avenida Agulhas Negras, no bairro Mangabeiras, entre a Praça da Bandeira e a Praça do Papa. A escolha busca chamar atenção para a preservação da Serra do Curral.

“Queremos chamar a atenção para a importância da preservação da Serra do Curral e também para o direito dos ciclistas estarem nas ruas, usufruindo da cidade, transitando nas vias urbanas com segurança e respeito”, afirma Vinícius.

Os participantes, ciclistas experientes em longas distâncias, vêm treinando há alguns meses para este desafio e darão a largada no dia 8, sábado, às 4h da manhã, da Praça da Bandeira, subindo até a Praça do Papa aproximadamente 82 vezes. O percurso total será de 213 quilômetros, constituindo um colossal esforço de resistência física e mental que deve durar cerca de 33 horas para finalizar.

Assim como ocorre na escalada do Monte Everest, a Praça da Bandeira funcionará como um Campo Base, concentrando a estrutura de apoio, alimentação, hidratação e descanso dos ciclistas. No domingo, dia 9, será montado na praça um espaço de convivência para a torcida, familiares e amigos, além da exposição dos equipamentos que Ziller usou para subir o Monte Everest em 2021.

O desafio é oficialmente homologado através do aplicativo Strava, pela Hells 500, entidade australiana que criou o Everesting em 2014, hoje uma febre no ciclismo mundial. O portal Everesting.cc orienta e estabelece regras para os ciclistas de todo o mundo.

Everesting BH conta com o apoio da Sense/Swift Bikes, Nomad Sports, INCC, Estúdio Lupe, Néctar da Serra, Nimbos Hamburgueria, Alquimia da Saúde, Z2 Performance, Casulo Bio Hacking e Tecar Automóveis.

SERVIÇO

Desafio de subida Everesting BH

Data: 8 e 9 de junho

Início: Dia 8, sábado, às 4h da manhã, na Praça da Bandeira

Duração prevista: cerca de 33 horas para o percurso

Local: Avenida Agulhas Negras, entre a Praça da Bandeira e a Praça do Papa

Distância total: 213 quilômetros

Altura a ser completada: 8.849 metros de ascensão (cerca de 82 voltas no trajeto)

Nutricionista do desafio: Janaína Goston

Homologação: Pela Hells 500 através do aplicativo Strava

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui