23.8 C
Belo Horizonte
dom, 21 abril 24

Espetáculo narrativo “Somos todas MARIAS”

Em homenagem ao mês da mulher, o livro de contos “Marias”, da escritora Vanessa Meriqui, ganha vida no palco em um espetáculo narrativo emocionante.

A talentosa escritora Vanessa Meriqui inspirou-se nas histórias das Marias para criar uma experiência teatral única.

O Instituto Cultural Alvorada, em Leme, foi palco da primeira apresentação do espetáculo “Somos todas MARIAS”, baseado no livro de contos homônimo. 
Em parceria com os curadores do Clube de Leitura Amaranta, e organizado por Berenice de Fátima Luiz, o espetáculo proporcionou uma experiência imersiva, explorando textos falados e canções célebres. A trilha sonora, criada pelo talentoso músico José Carlos Padilha, complementou a narrativa, celebrando a resiliência e a diversidade das Marias.

A segunda apresentação ocorreu no Espaço Acalanto, em São Paulo, onde a plateia foi envolvida pela magia das histórias e pela força dessas mulheres extraordinárias. Ela contou com a presença e talento do músico Bruno Rocha, que montou uma trilha sonora linda para falar das Marias.

“Somos todas MARIAS” é um tributo à coragem, à resistência e à capacidade de transformação das mulheres ao longo da história. Através da arte, celebramos essas Marias que deixaram uma marca indelével no mundo.

Maria Elvira não se conformava com o fim do noivado; já Regina Maria detestava o apartamento alugado pelo marido; Mariazinha carregava um trauma de infância, enquanto Maria das Dores parecia predestinada ao sofrimento, carregando dor até no nome. Chamar-se Maria é o fio condutor deste livro de contos.

Além do nome, as protagonistas têm em comum o endereço: todas moram em um mesmo prédio e ali lutam pela sobrevivência – física e emocional – em ambientes domésticos conturbados, difíceis relações familiares, preconceitos, dilemas do dia a dia, mas também sonhos, resistência e esperança. As narrativas que compõem “Marias” levam a uma travessia movida por histórias de mulheres solitárias ou não, de mães, filhas, avós, irmãs – todas engendradas como parte de uma mesma coluna vertebral, em elos unidos pela vida, pelo nome e pela moradia.

Link de compra do livro: https://amzn.to/3OCvSKk

A autora:
Vanessa Meriqui trilhou um caminho literário repleto de transformações e descobertas. Sua trajetória, que começou como jornalista, a levou a explorar diversos gêneros e públicos, culminando em uma carreira vibrante como escritora.

Ela começou na escrita publicando livros infantis. Agora, se aventura na ficção adulta contemporânea, com protagonismo feminino marcante.

Vanessa criou o projeto “Ler e Ouvir Mulheres”, uma iniciativa que promove a literatura produzida por, para e sobre mulheres. Esse movimento busca amplificar as vozes das autoras, proporcionando espaços para que suas histórias sejam lidas e ouvidas.
Em seu livro de contos intitulado “Marias”, Vanessa explora as vidas, sonhos e desafios de mulheres diversas. Cada história é um retrato vívido da experiência feminina, revelando nuances, força e vulnerabilidade. A obra é um convite para mergulhar nas complexidades do feminino.

Redes sociais:
https://www.instagram.com/vanessameriqui/
https://vanessameriqui.substack.com/

 

Instagram: @luizborja LinkedIn: @luizborja

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui