20.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

Web Summit terá nova edição no Rio em abril

A segunda edição brasileira de um dos principais eventos internacionais do ecossistema de startups e inovação será de 15 a 18 de abril

Por Luciana Morais

No mundo da tecnologia, as transformações acontecem em um piscar de olhos. Para discutir novos rumos e ampliar o uso social de ferramentas inovadoras, o mundo estará de olho no Rio de 15 a 18 de abril, quando a cidade sediará sua segunda edição do Web Summit. São esperadas cerca de 30 mil pessoas por dia no Riocentro, na Zona Oeste.

Ainda há ingressos disponíveis no site do evento, e com desconto para compras em grupo. A cobertura do Web Summit Rio 2024 na Editora Globo é apresentada pelo Senac RJ.

A organização já confirmou os 75 primeiros palestrantes. Os desafios do empreendedorismo serão um dos eixos do evento. Economista e consultora estratégica da Fisher Venture Builder, Amanda Graciano destaca a importância de o Rio sediar o evento e a oportunidade para o Brasil de ditar tendências em vez de apenas segui-las. Ela diz que, entre os temas que levará ao Riocentro, está o papel da tecnologia e da inovação no dia a dia dos negócios.

— O Brasil é um dos maiores países do mundo, o maior da região e uma das maiores economias do planeta. Temos muito a contribuir. É o momento em que vamos virar o epicentro das discussões do mundo — conta Amanda, membro do conselho consultivo do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Novas conexões no Web Summit Rio

Ela ainda dá sugestões aos jovens e aos fundadores de startups que vão ao evento: fazer o dever de casa para saber quem são os participantes e ir de cabeça aberta para ampliar as conexões.

A empresária e youtuber Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa nas redes sociais, também compartilhará os obstáculos que enfrentou para construir sua carreira até se tornar uma empresária de sucesso.

Em 2023, na primeira edição do evento, o surgimento da inteligência artificial foi um dos temas que conduziram as discussões. Nos últimos meses, as empresas iniciaram uma grande corrida para aperfeiçoar a tecnologia. Se as novidades sobre as ferramentas não param de surgir, as dúvidas e os debates sobre seu uso também só crescem. As mesas vão abordar desde a aplicação da ferramenta até as ações dos governos para efetivar sua regulamentação, além das interferências da geopolítica na tecnologia.

Uma das discussões acontecerá com a presença da presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, que vai abordar os limites do uso da inteligência artificial e a privacidade.

O Web Summit Rio é uma oportunidade única para a criação de redes e possibilidades de negócios. Entre os investidores já confirmados está Gabriel Vasquez, parceiro do fundo Andreessen Horowitz — investidor de empresas como Facebook e Airbnb. Ele também participará de debates sobre como os empreendedores podem buscar o primeiro financiamento para impulsionar suas empresas.

Espaço para o social

Startups de impacto social terão um espaço especial no evento. Aquelas que têm no DNA os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas — podem se inscrever para participar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Chicão Bulhões, esteve no Catar esta semana para o Web Summit Doha. Segundo ele, um tema discutido internacionalmente e que também será pauta no Rio trata das matrizes energéticas. Os investidores buscam soluções para sustentar as novas tecnologias, e, ainda de acordo com o secretário, o evento é mais uma oportunidade para grandes empresas e startups brasileiras e cariocas conseguirem novos investimentos. O Web Summit Rio, que será anual, deve movimentar R$ 1,2 bilhão na cidade até 2028.

— Estamos posicionando o Rio com um grande hub da América Latina. Agora, planejamos criar a rota tecnológica aérea que una Lisboa, em Portugal, e o Catar ao Rio (cidades que sediam o Web Summit) — conta.

Inscrições abertas para a Missão Web Summit Rio 2024

Está prevista para o período de 15 a 18 de abril a 2ª edição brasileira do Web Summit Rio, um dos principais eventos internacionais do ecossistema de startups e inovação. Durante os quatro dias, CEOs de empresas de tecnologia, startups em crescimento e investidores do Brasil e do exterior se reunirão para explorar as últimas tendências e oportunidades do setor.

Para ampliar a oportunidade de negócios promissores, o Sebrae se juntou a outras instituições, como Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC),Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para promoverem a Missão Web Summit Rio 2024.

Juntos, disponibilizarão ingressos de forma gratuita para empresas brasileiras interessadas em participar do evento em duas modalidades:

Treinamento de pitch: serão 25 vagas para empresas brasileiras de base tecnológica interessadas em validar sua estratégia de internacionalização com atores de ecossistemas estrangeiros. As startups terão a oportunidade de apresentar um pitch de vendas em inglês e colher feedbacks dos avaliadores. Essas vagas são destinadas a empresas de qualquer setor que não tenham recebido treinamento de pitch da ApexBrasil; as empresas selecionadas receberão um ingresso General Atendee para o evento, terão acesso a treinamento on-line e presencial (atividade obrigatória no dia 15 de abril, no Rio de Janeiro), além de acesso a webinars preparatórios para a participação no Web Summit Rio 2024. Para participar, a empresa deverá enviar, junto com a inscrição, um vídeo pitch em inglês e um deck de apresentação formatado.

Participação geral: serão 105 vagas para empresas brasileiras de base tecnológica interessadas em participar do evento. Essas vagas são destinadas a empresas de qualquer setor que tenham interesse em desenvolver suas estratégias para realizar negócios internacionais; as empresas selecionadas receberão um ingresso General Atendee para o evento e terão acesso a webinars preparatórios para a participação no Web Summit Rio 2024.

Você já é assinante da nossa newsletter? Clique aqui e se inscreva para receber todas as novidades e conteúdos inéditos do Sebrae Startups.

Cristina Mieko, gestora de Startups do Sebrae, diz que a participação das startups no Web Summit Rio é uma oportunidade para explorar novas tendências, expandir a rede de contatos e impulsionar a estratégia de internacionalização. “Este evento reúne líderes do setor, investidores e empreendedores de todo o mundo, proporcionando um ambiente único para aprender, colaborar e crescer”, avalia.

Comprometidos com a diversidade, 25% das vagas são reservadas para startups das regiões Norte e Nordeste. As vagas serão oferecidas de acordo com a ordem de inscrição e assinatura de formulário de adesão, e as inscrições acontecerão enquanto houver vagas remanescentes.

Serviço:

Missão de Internacionalização Web Summit Rio 2024

Data: 15 a 18 de abril de 2024

Inscrições: no site do Sebrae Startups

Serviço Web Summit Rio 2024

· Data: 15 a 18 de abril de 2024

· Local: Rio de Janeiro, RJ

· Informações: no site do evento

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui