21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Mostra Fotográfica assinada por Daniel Márcio de Jesus

Trata-se da exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que registrou a história de pessoas em situação de rua.

Daniel Márcio de Jesus é empreendedor, produtor cultural, repórter cinematográfico, videomaker e fotógrafo profissional há mais de 20 anos. Em sua carreira, há inúmeros trabalhos, mas destacam-se as exposições “Casulo” (2019), projeto que faz analogia à fase de gestação humana e toda a maravilha da criação, e “Reflexo de uma Vida” (2021/2022), que valoriza imagens de mulheres 60+. Além disso, em sua bagagem, o artista carrega o segundo lugar do prêmio “Revelando Contagem”.

Provocar a reflexão sobre a forma como a sociedade trata as pessoas em situação de rua. Essa é a proposta da exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que terá única sessão nesta sexta-feira, na Casa de Passagem. A mostra fotográfica, assinada por Daniel Márcio de Jesus, tem classificação livre e poderá ser vista das 15h às 17h. A entrada é gratuita.

A concepção da exposição, que conta com o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, surgiu da urgência em retratar e lançar luz na realidade de pessoas em situação de rua — na cidade de Contagem, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, há mais de 500 indivíduos vivendo nas ruas; o alto número está diretamente ligado aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O fotógrafo Daniel Márcio, que também faz a curadoria da mostra, conta que a motivação para o trabalho foi enfatizar as histórias daqueles que frequentemente são esquecidos e passam pela população como invisíveis. “É necessário dar visibilidade a esse grupo da sociedade que, muitas vezes, se torna invisível, excluído e marginalizado”, defende o artista.

A exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares” que, após marcar presença na Casa de Passagem vai ocupar outros espaços da cidade de Contagem, conta com uma série de fotografias, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas distintas. A escolha desses personagens foi em parceria com a equipe de assistência social e acolhimento da Casa de Passagem. “O critério de seleção foi a diversidade e a pluralidade. O objetivo principal é retratar pessoas em situação de rua, bem como registrar suas histórias de vida, a fim de conscientizar a população e trazer à tona questões polêmicas e muito contemporâneas sobre políticas voltadas a elas”, explica Daniel Márcio. “A expectativa é que a exposição circule por toda a cidade e ajude a sensibilizar a população e o poder público a ter um novo olhar para essas pessoas”, finaliza.

SERVIÇO
Exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”
Data: 22 de dezembro
Horário: das 15h às 17h
Onde: Casa de Passagem Contagem (av. Tom Jobim, 2.890, Cidade Industrial)
Valor: Gratuito
Classificação: Livre

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui