22.5 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Mostra Fotográfica assinada por Daniel Márcio de Jesus

Trata-se da exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que registrou a história de pessoas em situação de rua.

Daniel Márcio de Jesus é empreendedor, produtor cultural, repórter cinematográfico, videomaker e fotógrafo profissional há mais de 20 anos. Em sua carreira, há inúmeros trabalhos, mas destacam-se as exposições “Casulo” (2019), projeto que faz analogia à fase de gestação humana e toda a maravilha da criação, e “Reflexo de uma Vida” (2021/2022), que valoriza imagens de mulheres 60+. Além disso, em sua bagagem, o artista carrega o segundo lugar do prêmio “Revelando Contagem”.

Provocar a reflexão sobre a forma como a sociedade trata as pessoas em situação de rua. Essa é a proposta da exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que terá única sessão nesta sexta-feira, na Casa de Passagem. A mostra fotográfica, assinada por Daniel Márcio de Jesus, tem classificação livre e poderá ser vista das 15h às 17h. A entrada é gratuita.

A concepção da exposição, que conta com o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, surgiu da urgência em retratar e lançar luz na realidade de pessoas em situação de rua — na cidade de Contagem, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, há mais de 500 indivíduos vivendo nas ruas; o alto número está diretamente ligado aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O fotógrafo Daniel Márcio, que também faz a curadoria da mostra, conta que a motivação para o trabalho foi enfatizar as histórias daqueles que frequentemente são esquecidos e passam pela população como invisíveis. “É necessário dar visibilidade a esse grupo da sociedade que, muitas vezes, se torna invisível, excluído e marginalizado”, defende o artista.

A exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares” que, após marcar presença na Casa de Passagem vai ocupar outros espaços da cidade de Contagem, conta com uma série de fotografias, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas distintas. A escolha desses personagens foi em parceria com a equipe de assistência social e acolhimento da Casa de Passagem. “O critério de seleção foi a diversidade e a pluralidade. O objetivo principal é retratar pessoas em situação de rua, bem como registrar suas histórias de vida, a fim de conscientizar a população e trazer à tona questões polêmicas e muito contemporâneas sobre políticas voltadas a elas”, explica Daniel Márcio. “A expectativa é que a exposição circule por toda a cidade e ajude a sensibilizar a população e o poder público a ter um novo olhar para essas pessoas”, finaliza.

SERVIÇO
Exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”
Data: 22 de dezembro
Horário: das 15h às 17h
Onde: Casa de Passagem Contagem (av. Tom Jobim, 2.890, Cidade Industrial)
Valor: Gratuito
Classificação: Livre

 

 

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui