16.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 junho 24

Evento de conscientização sobre as águas de Minas Gerais

O projeto Águas Gerais, que desde 2017 vem chamando atenção para a preservação das águas de Minas Gerais, deságua em Contagem, neste domingo

O Águas Gerais, que desde 2017 vem realizando uma série de ações de conscientização em prol da preservação das águas de Minas Gerais, vai desaguar na região metropolitana de Belo Horizonte.

No domingo, dia 16 de julho, a partir das 9h30, o Águas Gerais – Festival Musical ocupará o Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado), em Contagem, com exposição de fotos históricas das águas da cidade, feira agroecológica, roda de conversa sobre a questão hídrica do município e uma extensa programação musical. A entrada no evento, que terá tradução simultânea em libras, é gratuita.

De acordo com Manu, que integra o time de realizadores do evento ao lado de Gustavito Amaral, Andreza Coutinho e Túlio Ribeiro, o ato de levar o Águas Gerais para Contagem é uma ação de proliferação da luta pela preservação das águas. “A arte é sobre aproximar, conectar pessoas. A proposta desse evento é aproveitar o potencial da cultura em alcançar um grande público para pautar os temas fundamentais para a manutenção e preservação da vida e da qualidade de vida, tanto nas cidades quanto fora delas”, pontua o artista, destacando as pautas do Águas Gerais: “Renaturalização dos córregos urbanos, acesso universal à água e à cultura, manutenção dos saberes populares, difusão das práticas agroecológicas e demarcação das terras indígenas”. Manu é também uma das atrações musicais do evento.

No ritmo das águas, vão se apresentar no Águas Gerais, nesta edição especial na cidade metropolitana, a cantora e compositora Augusta Barna, o músico e multi-instrumentista Raphael Sales, a talentosa Dram, a cantautora Madu Marambá, o contagense com os dois pés no samba Chedinho, o vocalista Manu e a jovem musicista Gabriela Viegas. Durante o evento, os artistas convidados vão mostrar canções autorais. A roda de conversa, por sua vez, vai ser conduzida por Adriana Souza, professora e ativista socioambiental, que integra o movimento SOS Vargem das Flores e o Coletivo Elas. No encontro, será apresentado um panorama sobre o meio-ambiente em Contagem, com destaque para as bacias hidrográficas municipais, o atual Plano Diretor e a adoção de Áreas Rurais na cidade.

O Águas Gerais, que conta com o patrocínio do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, seguirá com as ações no Parque Ecológico do Eldorado até às 16h. O projeto, que nasceu por conta da urgência em preservar as águas de Minas Gerais e do mundo, uma vez que o Estado possui um dos maiores aquíferos de água potável do mundo, mas está sob constante ameaça de escassez, já realizou ações na Praça da Liberdade com o bloco Pena de Pavão de Krishna; em Raposos com a Casa de Gentil; e em diversas regiões de Belo Horizonte, como na regional Barreiro, Lagoinha e Jardim América.

PROGRAMAÇÃO

  • 9h30: Roda de Conversa Águas Gerais, abertura da Exposição Fotográfica e Feira Agroecológica

  • 10h40 Show Dram

  • 11h20 Show Chedinho

  • 12h20 Show Manu

  • 13h Show Madú Marambá

  • 13h40 Show Gabriela Viegas

  • 14h30 Show Raphael Sales

  • 15h20 Show Augusta Barna

SERVIÇO
Águas Gerais no Parque Ecológico do Eldorado
Quando? 16 de julho, a partir das 9h30
Onde? Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado), em Contagem
Valor: Entrada Gratuita
Mais detalhes: https://www.instagram.com/aguas.gerais 

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

Por Gustavo Rianni O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui