13.9 C
Belo Horizonte
seg, 22 julho 24

Companhia de Dança Agnes oferece oficinas gratuitas

Atividades acontecem no Centro Cultural Vila Santa Rita

A companhia Agnes está realizando oficinas de dança contemporânea e balé, que acontecem no Centro Cultural Vila Santa Rita, localizado na Vila Santa Rita, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. As atividades são gratuitas e as inscrições, que se encerram no dia 31 de julho, podem ser feitas no local ou na página da companhia de dança no instagram (@ciaagnes).

Contempladas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, as oficinas integram o projeto Terra, que consiste em uma série de atividades abordando danças urbanas, dança contemporânea e balé. As aulas têm como público prioritário os moradores da comunidade da Vila Santa Rita, as ocupações Nelson Mandela, Eliana Silva, Portelinha, Camilo Torres e Paulo Freire, mas estão abertas também à população da região metropolitana de Belo Horizonte.

O trabalho que será desenvolvido nas oficinas tem foco na sustentabilidade, e acontecerá no Centro Cultural Vila Santa Rita e também na Escola Municipal Presidente Itamar Franco, atendendo um público de aproximadamente 90 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens. Os participantes terão uma aula por semana, com duração de uma hora, nas dependências do Centro Cultural Vila Santa Rita, e também na Escola Municipal Presidente Itamar Franco.

O objetivo do projeto Terra é promover a conscientização através da arte de como é necessário refletir sobre o tema ‘sustentabilidade’. O projeto combina criação artística com transformação pessoal e social, incentiva a participação dos integrantes nos processos criativos da disciplina artística e favorece a colaboração e a inclusão dos cidadãos, o que implica em respeitar a diversidade e estar aberto à aprendizagem e à escuta.

Durante as oficinas serão criadas cenas de dança abordando o uso dos recursos naturais de forma responsável, como também a relação do ser humano com a fauna e a flora, através de temas relacionados ao desmatamento e à poluição.

Ao final de todo esse processo, será criado um espetáculo que levará o mesmo nome do projeto.

O projeto Terra abriga também uma campanha de doação de material reciclável, que poderá ser utilizado na produção do espetáculo.  Os objetos podem ser entregues na Rua Hercílio Dias Campos, 36, Vila Santa Rita.

A Companhia de Dança Agnes surgiu na Vila Santa Rita, localizada na regional Barreiro-Belo Horizonte, realiza um trabalho em danças urbanas e contemporânea desde 2001 e tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos, coreografias, cenas curtas, através de processos colaborativos de pesquisa entre bailarinos, coreógrafos e artistas de outras áreas.

A Companhia Agnes desenvolve seus trabalhos em espaços públicos da região, abrindo assim um leque de possibilidades de vivências artísticas.

Em 20 anos de existência, a Cia Agnes percorreu diversos bairros e cidades mineiras, participando de eventos como nove edições da Semana da Dança, 1ª Mostra de Artes Cênicas nos Centros Culturais de Belo Horizonte, teve aprovação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura por dois anos consecutivos 2013/2014, foi contemplado pelo Prêmio Cena Minas – 6ª Edição/Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas. Além disso, a Cia assume hoje duas frentes, que trazem para ela a responsabilidade social com a comunidade que é o Projeto Sociocultural Agnes Cidadania e o Projeto de Formação Núcleo Cia Agnes.

 

Oficina de Dança Contemporânea e Ballet

Realização: Cia de Dança Agnes.

Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, na região do Barreiro).

Inscrição no local ou na página da companhia de dança no instagram (@ciaagnes).

Inscrição e atividades gratuitas.

 

Campanha de doação de material Reciclável

Recolhimento: Rua Hercílio Dias Campos, 36 – Vila Santa Rita.

Posts Relacionados

Savassi Festival tem programação gratuita com o melhor do jazz

O Savassi Festival continua a escrever sua história de...

Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso

“Imagine-se em uma cerimônia religiosa de casamento. Você escolhe,...

Uma visita fantástica ao Berço do Samba

Por Sérgio Steiner No último dia 13 de julho, a...

Diferentes tipos de tomate e como adequar cada um em sua receita

Muito utilizado no preparo de saladas, molhos e até...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui