20.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

“Dois mortos e a morte e outras histórias” no Mercado Novo

NOITE DE AUTÓGRAFOS CONTA COM BATE-PAPO ESPECIAL MEDIADO POR FERNANDA TAKAI

Uma criatura que consegue farejar suicidas, uma mãe que precisa proteger a filha assassina, um fantasma que, diante do mar, rememora a sua morte.

Esses são alguns dos personagens que passeiam pelas páginas de “Dois mortos e a morte e outras histórias”, livro que o advogado e escritor paraense Fernando Gurjão Sampaio, também chamado de Tanto Tupiassu, lança pela primeira vez em Belo Horizonte, no dia 26 de outubro, no Mercado Novo. O evento terá um bate-papo com o público, mediado por Fernanda Takai, com quem o autor desenvolveu profunda amizade.

“Conheci o Tanto Tupiassu no Twitter. Adorei a escolha do cavalinho Pé de Pano como foto de perfil e fui acompanhando as postagens. Fizemos uma amizade virtual que depois virou real numa visita que fiz a Belém. Parecia que éramos amigos de infância. Quando saiu o livro dele, fui logo me oferecendo pra ajudar a lançar por aqui. Resultado: estaremos juntos no Mercado Novo, pois vou mediar o bate-papo em sua noite de autógrafos”, comenta Takai.

Tanto, que ficou conhecido no Twitter por suas narrativas de terror e de horror, reúne, nesta que é a sua segunda coletânea de contos, 16 textos, quase todos inéditos. Neles, constrói habilmente cenas sobrenaturais e explora os infortúnios da vida cotidiana. “Esse livro é uma espécie de amadurecimento em relação ao meu primeiro livro, ‘Ladir Vai ao Parque’. Acho que ele foca muito mais na questão da morte e do que vem depois, e na dor dos que ficam, como se eu tivesse ganhado mais intimidade com o assunto. E tudo isso com um falar nortista, que não pretendeu ser essencialmente nortista, mas acho que isso surge naturalmente” relata o autor.

Às vezes engraçados e curiosos, às vezes simplesmente devastadores, os contos de Dois mortos e a morte já receberam elogios de Aline Valek, Rosa Amanda Strausz, Ilana Casoy, Luisa Geisler e Gregório Duvivier. Recheadas de mistérios, as criações do autor prometem assombrar não só os fãs de temas sobrenaturais, mas todos aqueles que sabem apreciar uma boa leitura.

Invocando um tom de contador de casos, Tanto parece narrar na obra situações que viveu, presenciou ou ouviu. Em “Morrer cansa”, por exemplo, um homem se depara com um vulto impreciso que, casualmente, bebe água em sua cozinha. Em “O dentista”, uma cirurgia para retirar os sisos ganha ares de pesadelo. Já em “Triste vingança”, uma cidade do interior é invadida por investidores do agronegócio. Com a chegada dos novos moradores, o lugar acaba dividido e se torna palco de uma história de racismo que gera desgraças e aflições.

O livro é lançado pela Rocco e tem inspiração, principalmente, no estado onde nasceu.  “São contos escritos ao longo de alguns anos, em cidades diferentes, mas com uma inspiração grande no Marajó, especialmente em Monsarás, uma vila de pescadores que realmente existe e está ali, além do mapa, para ser vista. A dor da solidão, do respeito ao rio, à mata, tudo isso está ali, bem forte, para que faça uma viagem sem sair do lugar “, comenta Tanto.

SOBRE O AUTOR

 

Fernando Gurjão Sampaio nasceu em 1978, em Belém do Pará, cidade onde vive e de onde não pretende sair. Seu primeiro livro, Ladir vai ao parque e outras histórias, foi premiado e publicado pela Fundação Cultural do Pará.

 

SERVIÇO

Lançamento “Dois mortos e a morte e outras histórias” de Tanto Tupiassu

Dia: 26 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Museu Imaginário

Mercado Novo – Terceiro Andar

Av. Olegário Maciel, 742

 

Entrada gratuita

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui