21.5 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

Acupunturista se especializa com crianças Autistas e Down

Marcelo Stehling usa a técnica sem agulha como parte da terapia multidisciplinar para melhorar a cognição, as características típicas e o desenvolvimento dos pacientes

Os benefícios da acupuntura vão muito além da diminuição de dores, tratamento de disfunções psíquicas, hormonais e físicas e outras doenças. A técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que promove o equilíbrio energético por meio de aplicações de agulhas, sementes, laser e até pastilhas de silício, também tem se mostrado uma excelente ferramenta dentro de tratamento multidisciplinar, para promover bem estar e estimular o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com síndrome de Down, segundo o acupunturista Marcelo Stehling, que há mais de 20 anos atende pacientes neurodivergentes.

Stehling se especializou em acupuntura há 24 anos, e dois anos depois descobriu a eficácia da técnica na terapia de crianças atípicas ao atender o primeiro paciente de Down. “Depois do primeiro atendimento vieram os outros e não parei mais”, afirma o acupunturista, que já tem mais de 300 casos registrados. O atendimento é feito na Casa Ninho, clínica especializada em desenvolvimento global de crianças e adolescentes em Juiz de Fora, Minas Gerais. Stehling também ministra cursos pelo Brasil, compartilhando seus conhecimentos e experiência.

O especialista ressalta que a Medicina Tradicional Chinesa, integrada à terapia multidisciplinar e acompanhamento médico, ajuda a melhorar as condições características, disfunções e outras patologias inerentes a Down e TEA, que possuem fatores congênitos e não têm cura.

Stiperterapia: indicado para Autistas – O Transtorno do Espectro Autista ou autismo se refere aos distúrbios no desenvolvimento neurológico, caracterizado por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

A intervenção com a acupuntura não é um avanço dos tempos modernos. “Registros da Medicina Tradicional Chinesa mostram que o autismo já era tratado há mais de 5 mil anos”, explica o acupunturista. A patologia é descrita como a Síndrome dos Cinco Atrasos, cujas características seriam associadas ao desequilíbrio energético dos órgãos e vísceras – baço-pâncreas, rins, fígado e coração.

Em autistas que apresentam sensibilidade à dor, ao toque e etc, os pontos são estimulados com as pastilhas Stiper (silício) ou laser, em vez das agulhas. Entre os benefícios verificados com as aplicações, Stehling destaca a redução de muitos sintomas característicos, maior tolerância a ruídos, noites de sono menos agitados, diminuição da enurese noturna, redução da fala repetitiva e estereotipias. “Ao deixar o paciente mais calmo, a acupuntura, juntamente com a orientação médica, pode inclusive ajudar a reduzir a dosagem de medicamentos psiquiátricos”, afirma o terapeuta.

Benefícios para crianças Down – Causada pela trissomia do cromossomo 21, ou seja a presença de três cromossomos deste tipo em vez de dois nas células do indivídulo, a síndrome de Down se caracteriza por traços físicos, como olhos amendoados, nariz achatado e baixa estatura.

A acupuntura sem agulha, como a stiperterapia, auxilia no tratamento de doenças respiratórias e cardiopatias, muito comuns nas pessoas com essa síndrome. Segundo Stehling também foram constatados outros benefícios como a redução na salivação excessiva (sialorreia), melhora do tônus muscular (hipotonia), melhora da fala e da concentração, ajudando a criança no aprendizado, e até ganho de estatura.

A intervenção precoce é a melhor forma de se obter os melhores resultados. A importância de um bom diagnóstico é fundamental associada a uma equipe multidisciplinar. “A acupuntura sem agulha pode ser ministrada em bebês e inclusive em gestantes”, aconselha Stehling.

Sobre Stiper – No mercado desde 2005, a empresa fundada pela família Gianfratti inovou ao produzir no Brasil os primeiros produtos de beleza e para saúde à base de silício, um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre. O seu portfólio conta com itens entre máscara esfoliante facial e corporal, pastilhas para acupuntura e para acupuntura auricular, com benefícios cientificamente comprovados em pesquisas, além de suplementos que combinam o mineral com ácido hialurônico, indicado para tratamento antienvelhecimento, e a versão com extrato de semente de uva, para combate ao stress e prevenção de doenças cardiovasculares. A Stiper está sediada na Grande São Paulo, mas atende todo o território nacional por meio de lojas revendedoras e de sua loja online. Saiba mais sobre a Stiper clicando aqui.

Sobre Marcelo Stehling – Educador físico formado pela UFJF é especialista em acupuntura e fitoterapia brasileira e chinesa, cursando homeopatia, Marcelo Stehling tem experiência de 22 anos no atendimento de crianças Down e com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, ele faz atendimento nas unidades da Casa Ninho, clínica especializada no desenvolvimento global de crianças e adolescentes em Juiz de Fora e ministra cursos sobre a aplicação da técnica de stiperterapia e acupuntura na terapia de crianças. Saiba mais no Instagram/@acupunturamarcelo.

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui