25.6 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Taxa Selic em queda impulsiona locação de imóveis

A valorização dos imóveis aliada à alta taxa Selic tem levado os proprietários a investirem na locação

Com votação acirrada e expectativa do mercado atingida, a redução da Taxa Selic pelo Copom para 13,25% ao ano nessa terça-feira (2/8) tem impactos significativos no mercado imobiliário, especialmente no setor de locação de imóveis.

A valorização dos imóveis aliada à alta taxa Selic tem levado os proprietários a investirem na locação, enquanto potenciais compradores encontram no aluguel uma alternativa mais acessível e menos onerosa diante do atual cenário econômico.

Essa tendência é reforçada pela queda do Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM), que é considerado a inflação dos aluguéis. No mês de julho, o IGPM registrou uma deflação de 0,72%, acumulando -5,15% no ano e -7,72% nos últimos 12 meses.

Diante desse contexto, abre-se a possibilidade de uma redução nos preços dos aluguéis em todo o estado. No entanto, é importante analisar cada contrato individualmente para verificar se há margem para negociação das taxas.

O especialista em mercado imobiliário e CEO do AluOK, Eduardo Luiz destaca que essa é uma tendência que deve ser observada com cautela, pois depende de diversos fatores.

“A queda da Taxa Selic e a consequente movimentação no mercado de locação de imóveis trazem oportunidades tanto para investidores quanto para aqueles que buscam uma alternativa mais flexível e econômica”, diz. “No entanto, à medida que o mercado se ajustar às mudanças da política monetária, espera-se um impacto positivo gradual no setor, impulsionando a economia e beneficiando os envolvidos nesse segmento”, avalia.

Mudança ocorre para atender latência do setor

“A busca por imóveis reflete o período pós-pandemia, no qual algumas necessidades latentes que já vinham dando sinais foram intensificadas. Agora, as pessoas consideram a moradia como uma fonte de bem-estar, um lugar para ter um animal de estimação, um espaço de trabalho e, principalmente, um local para conviver. Antes da pandemia, a moradia era vista apenas como um dormitório, mas esse conceito mudou. Atualmente, as pessoas buscam apartamentos com varandas e áreas de convivência, desejam ter a opção de trabalhar em casa”, destaca Eduardo Luiz.

Segundo ele, para que isso aconteça, as incorporadoras precisaram se adaptar a esse novo cenário. “Um dado relevante a se destacar é o aumento no número de buscas por imóveis para locação, representando mais de um terço das buscas. Isso demonstra uma mudança no comportamento em relação à posse de imóveis, que agora é vista como um acesso, não mais como um ativo”, diz.

–Crédito: Filó Alves / Divulgação

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui