29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Mineira conquistou Paris e diverte turistas com seu jeito

Helena Ribeiro saiu de Guaxupé, em Minas Gerais, e mostrou que sempre é tempo de se conquistar o que deseja

Apaixonada por arte e museus, Helena Ribeiro, 41, sempre sonhou grande. A mineira saiu da cidade de Guaxupé, que fica em Minas Gerais e tem apenas 50 mil habitantes, diretamente para a cidade luz, na França. Ela é atriz, historiadora da arte e guia conferencista em Paris e busca, todos os dias, levar mais de seu olhar apaixonado pelas obras à turistas que buscam nela, mais dos encantos parisienses.

Ao seu modo leve e divertido, Helena procura fazer a diferença na vida das pessoas através da arte. É apaixonada por esse mundo desde que se entende por gente e começou sua trajetória na faculdade de artes cênicas, onde se formou como atriz. “No palco eu era livre, sempre fui apaixonada por histórias e, lá, poderia contar quantas histórias eu quisesse, histórias verdadeiras e histórias inventadas”, conta ela.

No entanto, viver dentro de museus, com a arte, com o que ela se encantava e amava de verdade, era ainda seu maior e mais importante sonho. Sem desistir dele, Helena trabalhou muito para conquistá-lo e chegou até a colher mexericas para juntar dinheiro para viajar. Em 2011 foi aceita no mestrado em Paris e deixou as terras brasileiras, as mexericas, para guardar espaço para levar consigo um sonho gigante.

Helena foi fazer um mestrado em Estudos Teatrais em Paris. No entanto, no meio do caminho, se apaixonou pela possibilidade de cursar História da Arte, onde seguiria mais fortemente seu sonho de estar perto dos museus. Ela se formou pela Universidade Paris Sorbonne e trabalha como guia para brasileiros em Paris, falando sobre arte e obras históricas e importantes.

“Durante a graduação em História da Arte, resolvi trabalhar levando os brasileiros para passear por Paris! Eu e uma amiga da faculdade fazíamos roteiros e passeios a pé pelos bairros da cidade. Me tornar guia profissionalmente não era um objetivo, era apenas um trabalho de estudante. Mas, aos poucos, fui me apaixonando por esse novo trabalho. Cada vez que eu via o olho de um cliente brilhar diante de tantas maravilhas e tantos monumentos lindos, eu me apaixonava ainda mais por Paris”, conta Helena.

Em 2019, fundou a empresa Viva Paris, onde compartilha com os turistas todo seu amor e entusiasmo pela cidade luz! Em seu dia a dia, Helena propõe visitas guiadas nos principais museus de Paris: Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Museu Rodin e outros lugares incríveis pelas terras parisienses.

Atualmente, estabelecida na área, Helena traz muito da formação como atriz em seu trabalho. É capaz de criar um grande e envolvente storytelling, a fim de deixar seus clientes mais do que interessados e emocionados com os museus. Busca sempre ser empática e sensível e trazer a informação da forma mais acessível possível.

“Meu trabalho dos sonhos me ensinou muito. Com ele, percebi o quanto existem pessoas diferentes, com percepções diferentes, só pela forma como elas olham a arte e as obras que eu apresento para elas. Aprendi a lidar com as pessoas e buscar fazer da arte uma ferramenta de construção na vida das pessoas”, explica a guia.

Helena Ribeiro se encontrou na arte e em sua profissão atual. “Pretendo continuar trabalhando com isso para sempre. Se eu puder, quero passar minha vida toda próxima da arte”, finaliza.

Para mais informações sobre experiências em Paris, siga @vivapariscomhelena

 

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui