16.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

Escondidinho de Carne para criar memórias afetivas na Ceia

A Chef Anna Alves, mineira que atua em restaurante na Riviera Francesa, dá dica de receita para o Natal

As festas de fim de ano já estão batendo na porta.O Natal é uma época que nos convida a celebrar a alegria, o amor e a generosidade, e não há melhor maneira de expressar esses sentimentos do que através da comida.

Pensando nisso, a Cheff Anna Alves, reconhecida por ser mineira e estar trabalhando em um restaurante na cidade de Nice, na França, indica uma receita que tem tudo para impressionar os convidados. O Escondidinho de Carne com toque francês da chef não é apenas uma deliciosa fusão de texturas e aromas, mas também uma oportunidade de se criar memórias afetivas em torno da mesa.

“A ideia é de que esse prato se torne uma tradição na ceia. Seu sabor deve criar uma memória que ficará pelo resto do ano com a pessoa, que vai querer o prato novamente no próximo Natal”, disse Anna Alves.

Confira a receita completa do escondidinho de carne da Chef Anna Alves:

Ingredientes

1- Purê:

1 kg de batatas médias

1 xícaras de leite

2 colheres de sopa de manteiga

1/2 xícara de parmesão

Sal e pimenta à gosto

2- Molho de carne moída:

500g carne moída

3 dentes de alho moídos

1 Cebola rouxa em cubos

2 Tomates em cubo

1 1/2 cenoura em cubos

1/2 alho poró em lâminas

1 colher de café de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

1 xícara de extrato de tomate

3 xícaras de água

1 Limão verde

Paprika, orégano, sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

1- Purê de batata

Descasque as batatas, corte ao meio e cozinhe-as com água e sal.Depois de cozidas, amasse as batatas, adicione o leite e a manteiga derretida ao ponto e o parmesão. Após isso, com a ajuda de um batedor, mexa bem até formar um purê bem cremoso e reserve.

2- Molho de carne moída

Em uma panela, adicione um fio de azeite, uma colher de café de manteiga e acrescente a carne moída. Deixe-a cozinhar bem até que a água evapore e comece a formar leves crostas ao fundo da panela. Depois disso, acrescente o alho batido, a cebola e o alho poró picados e misture bem.

Uma vez tudo misturado, adicione os tomates picados, a paprika, o orégano e o extrato de tomate. Finalize colocando água e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos até evaporar bem a água e adquirir um molho firme e cremoso.

Por fim, em um recipiente de sua preferência, acrescente a carne até a metade, depois, adicione o purê até a borda. Está feito o seu escondidinho de carne!

Chef Anna Alves

Nascida em Belo Horizonte e criada na cidade de Ibirité, a mineira Anna Paula Alves sonhava aos 17 anos de idade ser uma grande chef de cozinha. Ela só não imaginava que tempos mais tarde, aos 32 anos, estaria fazendo história e conquistando o paladar europeu como chef de cozinha na França, o país da gastronomia mais conceituada do mundo.

Sua jornada profissional começou aos 17 anos quando ela assistiu ao primeiro programa de “top chef”. Foi ali que decidiu que queria transformar ingredientes simples em algo extraordinário. “Fiquei tão impressionada com a maneira como o chef cortava e transformava a salsinha em pó que, eu olhei aquilo e, decidi me dedicar afazer o mesmo”, contou.

Aos 18 anos, após concluir o ensino médio, Anna Alves ingressou em um curso profissionalizante de culinária no SENAC, com o intuito de ingressar no ramo e levantar capital para pagar uma faculdade. Porém, como ela mesmo diz, os planos de Deus para sua vida eram maiores. Seu talento e paixão pela culinária foram reconhecidos por um “anjo da guarda” que se dispôs a financiar seus estudos na faculdade de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá, a única instituição em Belo Horizonte com esse curso academicamente reconhecido na época.

Desde então, Anna trabalhou em várias casas italianas renomadas na cidade e se tornou chef pela primeira vez aos 19 anos na Domenico Pizzeria. Neste restaurante trabalhou por dois anos antes de decidir se mudar para a França. “Vim (para a França) para ficar por 40 dias para visitar meus primos, conhecer a neve e curtir o réveillon europeu”, disse.

Atualmente, Anna é a chef do “Rodízio Nice”, em Nice. Suas especialidades são as culinárias italiana e francesa, mas recentemente ela se aventurou no universo da culinária brasileira. Como boa mineira, Anna está conquistando o paladar europeu com o sabor caseiro de suas receitas.

Posts Relacionados

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui