16.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica em 2024

Realizado pela Rede Filantropia para fortalecer a gestão do Terceiro Setor, evento acontecerá entre 23 e 26 de abril de 2024; inscrições já estão abertas

A capital mineira será palco do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2024, promovido pela Rede Filantropia. Consolidado como o maior encontro sobre gestão para o Terceiro Setor, o evento reunirá mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais e atividades como debates, aulas práticas, consultorias coletivas e um feira de exposição com organizações e negócios que oferecem soluções para o Terceiro Setor. Para esta edição, são esperadas cerca de mil pessoas.

“Esta será a décima primeira edição do FIFE, evento que já se consolidou como um dos maiores sobre gestão no setor social no país. Em Belo Horizonte, reuniremos gestores e gestoras de OSCs de todo o país para trocar ideias e fazer networking importante para o crescimento do setor”, diz Thaís Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia.

O Brasil possui aproximadamente 815 mil organizações sociais, de acordo com o Mapa das OSCs, uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Conforme levantamento coordenado pela Sitawi e executado pela Fipe, o Terceiro Setor exerce impacto substancial e positivo não só na área social, mas também na economia brasileira. O estudo “A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil” indicou que as organizações da sociedade civil respondem por 4,27% do PIB, equivalente a cerca de R$ 220 bilhões. Além disso, gera mais de 6 milhões de empregos, representando 5,88% do total de postos de trabalho no país.

A Rede Filantropia reconhece a importância de profissionalizar as práticas no Terceiro Setor para garantir sua sustentabilidade e o impacto de suas ações. Ao proporcionar um evento para a troca de conhecimentos, melhores práticas e discussões aprofundadas, busca fortalecer as organizações, capacitando-as para enfrentar desafios complexos e a desempenhar um papel cada vez mais relevante na construção de um Brasil mais justo e equitativo.

“O FIFE é um dos principais projetos da Rede Filantropia, e nosso objetivo é reunir os temas mais atuais e relevantes do setor para as organizações presentes. Além disso, é um momento importante para a área social, pois promove o encontro de atores sociais de diferentes causas e locais do país”, completa Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia.

Eixos temáticos

A programação do FIFE 2024 está dividida em seis eixos: Temas Legais e Contábeis; Captação de Recursos e Comunicação; Gestão e Governança; Voluntariado e RH; Elaboração de Projetos; Tecnologia e Inteligência Artificial. Dentro deles, as palestras abordarão assuntos como Regulamentação da Lei Complementar 187/2021 e suas implicações; Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e Compliance; Marketing relacionado a causas; ESG: Impactos jurídicos e de gestão nas OSCs; Voluntariado Corporativo como estratégia ESG; Ferramentas e práticas de mobilização de comunidades rurais; Teoria de Mudança e Como a Inteligência Artificial contribui para o Marketing em organizações sociais.

Palestrantes

O evento contará com uma diversidade de especialistas e lideranças de destaque no campo do Terceiro Setor. Entre os nomes já confirmados estão: Andrea Hanai, gerente de projetos do IDIS; Danilo Tiisel, diretor fundador da Social Profit, Fernando Nogueira, diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); João Abreu, diretor-executivo da ImpulsoGOV; João Paulo Vergueiro, Diretor para a América Latina e Caribe do GivingTuesday; Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia; Marina Massagardi, presidente da OCAS; Ruy Fortini, fundador da Doare; Sophia Góes, coordenadora de redes, conhecimento e parcerias do Instituto ACP; Thaís Iannarelli, diretora-executiva da Rede Filantropia; e Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL. O norte-americano Darian Heyman também estará no evento para falar sobre captação de recursos. Ao todo, serão mais de 80 palestrantes presentes.

Inscrições

As inscrições para o FIFE 2024 já estão disponíveis e membros da Rede Filantropia têm desconto de 50%. Integrantes Platina da Rede têm direito a uma bolsa de 100%. O segundo lote fica disponível até final de janeiro de 2024. O evento é especialmente projetado para profissionais e gestores do Terceiro Setor em busca de conhecimentos atualizados e troca de experiências, empresas interessadas em parcerias e investimento social, estudantes e acadêmicos, gestores públicos, voluntários e demais pessoas interessadas em se engajar em atividades sociais.

Serviço – FIFE 2024

De 23 a 26 de abril de 2024
Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Inscrições em: www.filantropia.ong/fife

Posts Relacionados

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui