21.8 C
Belo Horizonte
qui, 27 março 25

Feito por elas, lançam livro em BH, nesta segunda

Responsáveis pela capacitação de cerca de 12 mil porta-vozes, em mais de duas décadas, amigas e consultoras lançam livro “Muito além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, da Editora Aberje

No dia 16 de outubro, em Belo Horizonte, as autoras Patrícia Marins e Miriam Moura, respectivamente, sócia-fundadora e consultora associada, da Oficina Consultoria, lançam sua mais recente publicação, “Muito além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, da Editora Aberje, que tem como conteúdo principal cases de mais de 20 anos de capacitação junto a cerca de 12 mil porta-vozes. Uma jornada de formação de comunicadores eficazes.

Ao longo da trajetória, as duas mulheres vivenciaram uma experiência única de preparar uma maioria de homens, altos executivos ou poderosos da área pública, para uma comunicação verdadeira, mais eficiente e capaz de gerar conexão com suas audiências.

O livro discorre sobre essa experiência acumulada, incluindo técnicas e insights, além de análises e entrevistas, em dez capítulos sobre diferentes temáticas. É um guia importante para quem quer se aprofundar no universo da comunicação.

Entre os dez entrevistados, a publicação conta com o sociólogo internacional, especialista em Ciências da Comunicação e diretor da revista Hermès, dedicada ao estudo interdisciplinar da comunicação e sua relação com os indivíduos, Dominique Wolton, no capítulo “A Prática do Contraditório” e a juíza Andréa Pachá, em “Redes Sociais: Como se Expor sem se Expor”.

DESTAQUE:

Finalizando os dez capítulos e como um dos grandes destaques, a publicação traz o sociólogo internacional, especialista em Ciências da Comunicação e diretor da revista Hermès, dedicada ao estudo interdisciplinar da comunicação e sua relação com os indivíduos, Dominique Wolton. Em “A Prática do Contraditório”, ele aborda a confusão ocorrida no final do século 20 entre progresso tecnológico e progresso da comunicação, e cita quais seriam os caminhos hoje para separar os milagres tecnológicos das lacunas de comunicação – “O desafio é não confundir o desempenho crescente da comunicação técnica com as dificuldades da comunicação humana. Mas é isso que, por meio do respeito à diversidade cultural e da construção da coabitação cultural, pode resolver aos poucos a contradição do século 21: conviver pacificamente em um mundo aberto, onde as diferenças nunca foram tão visíveis, fortalecendo o sentimento de comunicação. É a construção da convivência cultural o maior desafio político do século 21. Combine o respeito pelas identidades culturais e referências universalistas. Apesar da superioridade da eficiência da comunicação técnica sobre a comunicação humana, rapidamente percebemos que, para além das vitórias da tecnologia, é sempre a comunicação humana que se busca”.

 

DICAS DAS ESPECIALISTAS: 

As dicas e abordagens de comunicação estratégica também são outra parte bastante prática do livro, entre elas:

– Não há informação sem um projeto de comunicação.

– Atenção não se ganha: conquista-se.

– Nanocomunicação: a máxima da pessoalidade.

– O combate à informação passa pela educação da sociedade.

– Requisitos básicos para um bom porta-voz: credibilidade, simplicidade, serenidade e objetividade.

– Fala pouco quem muito sabe.

– É importante entender o método de construção de notícias.

– Antes de preparar a mensagem, é preciso conhecer seus públicos.

– É preciso construir mensagens-chave claras, objetivas e com exemplos, dados e evidência.

– A gestão de crise começa antes de ela acontecer, com a prevenção.

– Não existe separação entre CPF e CNPJ.

– A informação é a mensagem, e a comunicação, a relação.

O LIVRO:

O livro-projeto foi desenvolvido em uma perspectiva original, diversa e multifacetada.  As autoras apresentam e discutem questões na comunicação, a partir do conhecimento e da experiência de personagens relevantes e referências de comunicadores. A publicação prepara o leitor para o conteúdo das entrevistas, com introdução, bibliografia e história, contextualizados sobre autor e tema, incluindo contraponto das abordagens e dicas práticas.

Composta por dez capítulos, a obra traz temáticas como “Comunicação é poder no mundo globalizado”, com o embaixador José Estanislau do Amaral; “A conquista do espaço na mídia”, com Charles Alcantara; “O mundo é multimídia”, com o jornalista Caio Túlio da Costa; “Desafios da pós-verdade”, com o neurocientista Miguel Nicolelis; “O papel do porta-voz “, com Miguel Jorge; “O que é notícia?”, com o juiz João Ricardo dos Santos Costa; “A construção do discurso”, com a economista Ana Paula Vescovi; “Crise: como evitar”, com João José Forni; “Redes sociais: como expor sem se expor”, com a juíza Andréa Pachá; e “A prática do contraditório”, com o sociólogo Dominique Wolton.

AS AUTORAS:

Patrícia Marins:

Gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje.

Miriam Moura:

Jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de 5 mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo.

O exemplar pode ser adquirido no site da Aberje.

SERVIÇO:

Lançamento em Belo Horizonte – MG

Data: 16 de outubro de 2023

Horário: 18h às 20h

Local: Mining Hub Mineração – R. Sergipe, 1440 – Savassi

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Eleições 2026: comunicação e estratégia definirão o jogo político

Por Rodrigo Bueno, especialista em marketing político e fundador da...

Ouro Minas Dolce by Wyndham investe em ações ESG

Em sintonia com as mais modernas práticas internacionais de...

Semana Santa de Ouro Preto-MG: ato de fé e de cultura

A programação da Semana Santa de Ouro Preto-MG é intensa em...

Psicanalista Hugo César lança a novela O impostor cotidiano

A adolescência é uma travessia. Entre o peso das...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui