Últimas do Cenário Gastronômico

Senac em Minas participa da Semana da Gastronomia Regional, em Brasília

O Senac em Minas é o convidado da Semana da Gastronomia Regional 2024, realizada pelo Departamento Nacional do Senac, em Brasília, entre os dias 03 e 06 de junho. O evento, que acontece nos restaurantes-escola do Senac Downtown Brasília, Câmara dos Deputados e Senado Federal, visa promover a gastronomia da região. Com um time de peso, o Senac prepara dois momentos de degustação com aula-show.O cardápio de degustação trará a mistura de ingredientes em composições como pamonha tostada com melaço de cana, creme de requeijão com raspa, farofinha de carne do sol e vinagrete de jiló e, na segunda etapa, goiabada frita com creme gelado de queijo meia cura e crocante de pequi com baru e hortelã. Compõem a equipe o gerente de Alimentos e Bebidas do Senac, Ronie Peterson Costa, o chef executivo do Hotel Escola Senac Grogotó, Mauro Cesar de Paula, o cozinheiro do Hotel Escola Senac Grogotó Carlos André Fagundes e José Sergio Portes, instrutor de formação do Senac Barbacena.Além da aula-show e menu degustação, haverá a oferta de serviço à la carte e buffet. No cardápio, a equipe mineira promete surpreender os frequentadores com muitas opções da típica gastronomia regional: barriga de porco assada, linguiça de pernil fina, rabada com agrião, frango com quiabo, vaca atolada, costelinha estufada, torresmo pururuca, picolé mineiro com angu branco de Barbacena grelhado, glacê de doce de leite, paçoca de baru com couve, tutu bêbado com ovos, macarronada de roça com queijo curado, tropeiro caipira, entra tantas outras delícias.Com o mote “Minas são muitas”, terá uma exposição de panelas de barro, cobre, pedra-sabão, ferro, aço e alumínio batido. “A panela é o espaço onde o cozinheiro e o ingrediente se encontram durante o preparo. Os diversos tipos de panelas desenvolvidas no estado são um legado técnico importante para a qualidade dessa cozinha, quando, desde tempos remotos se observava qual a melhor panela para o preparo de cada ingrediente.A mostra descreve os “muitos” tipos das panelas tradicionais de Minas e seus melhores usos”, revela a assessora de Projetos Especiais do Senac, Vani Pedrosa. O embasamento é fruto da pesquisa realizada pelos Primórdios da Cozinha Mineira.

Dia Mundial do Hambúrguer trazendo surpresa aos clientes

Em 28 de maio é celebrado o dia do lanche mais famoso do mundo: o hambúrguer. Apesar de geralmente ser considerado um prato vilão das dietas, sabia que ele pode ser encontrado em diversos lugares em BH.

Sua história remonta ao século XVII, durante a invasão dos cavaleiros Tártaros à Europa, onde a necessidade de uma fonte compacta de energia levou ao nascimento do alimento através da prática de armazenar carne entre a cela do cavalo e o animal.

Ao longo dos anos, diversas culturas adaptaram a receita básica, resultando em diferentes versões desse prato. Desde sua apresentação na Feira Mundial de Saint Louis, em 28 de maio de 1904, nos EUA, o hambúrguer se popularizou no mundo como uma refeição rápida e saborosa.

Semana do Hambúrguer: Porks

Entre os destaques no cardápio da rede curitibana de bares onde predominam preparos com carne de porco da marca, vale conferir o Oldwest Burger que é o burger de 100g de costelinha de porco, maionese, queijo canastra, geleia de pimenta e rúcula. Outra sugestão para celebrar a data é o Porks Bacon Burger, com burger de 100g de costelinha de porco, maionese, creme de cheddar e tiras de bacon crocante. Também vale a pedida do Blues Burger, que apresenta o burger de 100g de costelinha de porco, creme de gorgonzola, tiras de bacon e cebola caramelizada.

Porks Castelo

Rua Castelo de Alenquer, 50 – Bairro Castelo

https://www.instagram.com/porkscastelo/

Porks Savassi

Rua Fernandes Tourinho, 19 – Bairro Savassi

https://www.instagram.com/porks_savassi/

Porks Praça Tiradentes

Av. Brasil, 1348 – Bairro Funcionários

https://www.instagram.com/porks_pcatiradentes/

Burger King®

Com o objetivo de homenagear uma das datas sazonais mais deliciosas do ano, Burger King®, oferece a oferta limitada de Compre 1 e leve 2, com dois sanduíches da linha Whopper Especiais pelo preço de um. É uma oferta para se deliciar com os sanduíches do BK®, saborosamente grelhados no fogo de verdade, para comer sozinho ou compartilhar!

No Dia do Hambúrguer, 28/05, os consumidores poderão adquirir duas opções entre: Whopper Bacon Catupiry®, Whopper Barbecue Bacon, Whopper Duplo, Whopper Furioso ou Whopper Rodeio. Qualquer combinação de dois sanduíches dessa linha sairá pelo preço do sanduíche individual. Desta forma, os amantes de um bom hambúrguer poderão curtir a data especial se deliciando com seu prato predileto.

A promoção, que terá sua campanha divulgada nas redes sociais da marca, CRM e trade, será válida em compras via balcão e BK® Drive. Este valor pode ter alterações de acordo com a região do restaurante. Confira a lista de lojas não participantes.

Maneco Burger

E para celebrar essa história, não há lugar melhor do que a Maneco Burger. A Maneco é conhecida por sua simplicidade e sabores marcantes, oferecendo aos seus clientes uma seleção dos hambúrgueres mais deliciosos, preparados com ingredientes de alta qualidade e com muito carinho.

E como parte das comemorações, a casa atendeu ao pedido dos clientes e lançou uma edição especial do seu famoso molho verde, agora também à venda no local. O “molho secreto” encantou o público e está disponível em potinhos de 250 ml. É a oportunidade de adquiri-lo, pois estará liberado por tempo limitado.

A Maneco Burguer, localizada no Grajaú, surgiu em novembro de 2023 com o intuito de resgatar a tradição dos hambúrgueres vendidos nos trailers de antigamente, chamados de “hambúrguer sem frescura”, conhecidos por sua simplicidade, mas com sabor marcante. Toda a loja foi pensada para remeter a essa ideia, apresentando uma decoração que mescla elementos industriais com um ambiente acolhedor e aconchegante, atraente para famílias, casais e crianças.

Com capacidade para 20 pessoas sentadas, a rotatividade no estabelecimento é alta, e a expectativa da proprietária é de vender até 200 sanduíches por dia. “Desde que abrimos em novembro, vimos um crescimento considerável das pessoas, o que é muito bacana. Prezamos pela qualidade impecável de nossos produtos e estamos bem à frente do nosso negócio, então esperamos esse crescimento” fala Gracielle Santos, sócia da loja.

O Seu Manoel e a Dona Neuza são sanduíches em homenagem aos avós da proprietária Gracielle, e têm sido o sucesso do Maneco. Seu Manoel é um blend de cortes bovinos 120g, com fatia de queijo cheddar derretido, bacon defumado, molho Maneco e cebola caramelizada, tudo no pão australiano selado na manteiga. Já o Dona Neuza é um burguer com blend de linguiça 120g com queijo empanado e frito, coberto com barbecue mineiro com goiabada, bacon defumado artesanal, cebola crispy e molho Maneco no pão australiano selado na manteiga.

Maneco Burguer

Avenida Silva Lobo 1735 – Grajaú

Horário de funcionamento

Terça a domingo de 16h30 à 00h

Delivery: (31) 99315-6006

@manecoburguer

Tempero dos deuses

 
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Tempo de preparo: 30 minutosRendimento: 8 porçõesIngredientes1 kg de acém moído1 xícara de Salsa Kitano½ xícara de hortelã1 colher (sopa) de baharat (tempero árabe)1 colher (chá) de Coentro em Pó Kitano1 colher (chá) de Cominho em Pó KitanoPimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano a gosto1 colher (chá) de Páprica Doce KitanoSal de Parrilla com Chimichurri Kitano Churrasquear a gostoNoz-Moscada Kitano a gostoModo de PreparoColoque em um recipiente a carne moída e tempere com todas as especiarias e a salsa. Forme os hambúrgueres e deixe o meio mais fino que as bordas. Asse na churrasqueira para obter um sabor mais marcante. Monte o hambúrguer com o pão de preferência e  sirva!Hambúrguer de Carne com Aveia
Tempo de preparo: 30 minutosRendimento: 4 porçõesIngredientes400g de filé mignon sem gordura50g de aveia em flocos finos1 unidade média de cebola ralada1 ovo1 colher (café) de sal1 colher (sopa) de Orégano KitanoModo de PreparoMisture bem a carne moída, a cebola ralada, o ovo, a aveia, o sal e a salsa. Modele os hambúrgueres e leve à geladeira por 30 minutos. Unte uma grelha com um pouco de azeite e doure os hambúrgueres dos dois lados. Sirva em sanduíches.

São Lourenço recebe 6ª edição de Festival de Doces

Para celebrar e exaltar os famosos doces mineiros, a cidade de São Lourenço está se preparando para sediar mais uma edição do tradicional “Doces Minas – Festival Mineiro de Doces”. O evento, que acontece entre os dias 30 de maio e 02 de junho, movimenta e promove o turismo e a economia da cidade do Sul de Minas no feriadão de Corpus Christi.Durante os quatro dias de evento, que já é sucesso de público há cinco anos, os visitantes poderão visitar a área de estandes recheados de iguarias com degustações, além de vivenciar uma intensa programação de aulas gastronômicas no Calçadão II – com apresentações de histórias e receitas de doces mineiros que atravessam gerações familiares.Este ano, os produtores regionais participantes apresentam desde os doces mais tradicionais (como doces de leite, compotas e goiabadas), até os que atendem às novas tendências do mercado (como os orgânicos, zero açúcar, sem glúten e zero lactose). Nomes como Armazém de Minas, Apiário Esperança, Flor de Mel e Me Lambuzei já estão confirmados. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.Segundo Gustavo Passarelli, presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, o evento já é uma tradição na cidade, e a expectativa é grande para a edição de 2024.“São Lourenço é conhecido como um local de origem de deliciosos doces e o festival já entrou para o calendário fixo da cidade, atraindo turistas de todo o Brasil. Afinal de contas, os sabores mineiros ultrapassam fronteiras estaduais. Estamos muito animados em anunciar a 6ª edição e temos certeza de que iremos promover ainda mais a história da cultura doceira da região”, conta o executivo.O “Doces Minas – Festival Mineiro de Doces” é realizado pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Construtora e Incorporadora Vilela Campos, Água São Lourenço e Raimax, e fomento da Secretaria de Turismo e Prefeitura Municipal de São Lourenço.Sobre São Lourenço: Situada no sul de Minas Gerais, São Lourenço é uma cidade hospitaleira e com um agradável clima de montanha presenteado pela Serra da Mantiqueira. Perfeita para recarregar as energias, a cidade atrai turistas de todo o país interessados em explorar as regiões do Circuito das Águas, assim como os fãs do ecoturismo, turismo rural e da gastronomia mineira.A cidade é conhecida por ser o berço de delícias gastronômicas como o primeiro requeijão do Brasil, além de ser referência nos doces tradicionais e diet. Do emocionante passeio de Maria Fumaça até uma corrida de kart, passando pelo voo de balão e pelos roteiros em fazendas, a cidade é sempre acolhedora e rica em atrativos.Serviço:VI Doces Minas – Festival Mineiro de DocesData: 30 de maio a 02 de junho de 2024Local: Calçadão II – São Lourenço (MG)Informações:www.docesminas.com.brwww.facebook.com/docesminasfestivalwww.instagram.com/docesminasfestivalIMAGENS: Divulgação São Lourenço Convention & Visitors Bureau

Menus completos da BH Restaurant Week a preços fixos

Que tal aproveitar o feriado (01 de maio) para vivenciar uma experiência gastronômica com entrada, prato principal e sobremesa por valores acessíveis? Em sua 25ª edição, a BH Restaurant Week traz 46 restaurantes renomados que criaram menus especiais a preços fixos. São três categorias disponíveis, Tradicional, Plus e Premium: no almoço o menu Tradicional custa R$54,90, na categoria Plus sai por R$68,90 e no menu Premium custa R$89,00; já no jantar o menu Tradicional sai a R$69,90, R$ 89,90 no Plus e R$109,00 no Premium.

Entre as casas que vão abrir no feriado (quarta-feira) e têm pratos irresistíveis, o estreante Bar Ideal (rua Eli Seabra Filho, 530, Buritis) funcionará a partir das 17h: na entrada do menu week o cliente poderá escolher entre o taco veggie, caesar da casa ou taco de ribs suína; no prato principal poderá optar pelos burritos veggie, ou espaguete veggie, ou ribs jr. com barbecue; de sobremesa, as opções são pavê de mousse de limão, ou cocada quente de forno com sorvete de creme, ou petit gateau de chocolate com sorvete de creme.

Bar Ideal abrirá no feriado e conta com espaço kids

Outra dica para o feriado é o restaurante Amadís Fleming (av. Fleming, 480, Ouro Preto), que abrirá a partir das 12h. No almoço, terá como opções de entrada no menu week dadinho de tapioca com geleia de abacaxi, hortelã e pimenta; croquete de cupim com queijo minas e molho barbecue; e salada fresca com azeitona, parmesão, molho da casa e redução balsâmico. No prato principal o cliente poderá escolher entre o cupim de panela com redução de vinho malbec, acompanhando de purê de batata e farofa crocante de castanha com banana; o pappardelle ao pesto de manjericão com cubos de frango grelhados; e o risoto de hortelã com caponata de berinjela e shitake. De sobremesa, as propostas são pão de mel com mousse de doce de leite, acompanhado de calda de caramelo, ou o pudim de tapioca com coco e calda de café.

Um dos pratos principais do Amadís Fleming: risoto de hortelã com caponata de berinjela e shitake. E o restaurante é pet friendly

Uma das opções de sobremesa do Amadís Fleming é o pão de mel com mousse de doce de leite, acompanhado de calda de caramelo

No Speciali Trattoria (rua Fernandes Tourinho, 805, Lourdes), o menu week no jantar traz de entrada mini salada caprese, ou creme de batata com alho poró e crispie de parma; no prato principal, atum selado com salada de batata com alcachofra, ou espaguete com creme de zucca, crispie de carne de sol e banana da terra frita, ou tagliata de fraldinha ao molho de pimenta verde e batata ao forno com manteiga e sálvia. De sobremesa, o cliente poderá escolher entre a torta de ricota de búfala com frutas secas e a maçã assada com crumble e calda de caramelo.

Speciali Trattoria traz como opção de prato principal do menu week tagliata de fraldinha ao molho de pimenta verde e batata ao forno com manteiga e sálvia

Outra proposta de prato principal do Speciali Trattoria é o atum selado com salada de batata com alcachofra

A 25ª edição do evento na capital mineira tem apoio das rádios Transamérica e MIX, Dmídia out of home e do Hospital da Baleia como instituição beneficiada. Mais informações no site www.restaurantweek.com.br.

*Conheça os restaurantes participantes e menus: www.restaurantweek.com.br. Curta e acompanhe as novidades: @restaurantweekbrasil. Consulte os restaurantes com reserva obrigatória e horários de cada casa. Veja a indicação no site.

Mais sobre a BH Restaurant Week

Sob o tema “Revolução Vegetariana”, os estabelecimentos participantes se empenharam para oferecer, além de propostas de origem animal, uma opção vegetariana na entrada e no prato principal.

“A Revolução Vegetariana desafia conceitos pré-estabelecidos e estimula a experimentação. Com novas texturas, sabores e combinações, essa culinária proporciona uma experiência surpreendente que aguça os sentidos e expande os horizontes. A ‘25ª BH Restaurant Week’ oferece ao público a oportunidade de vivenciar a gastronomia em sua plenitude, na qual o vegetarianismo se insere, e poderá ser o primeiro contato de muitas pessoas com esse tipo de cozinha”, declara Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Sobre a Brasil Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Serviço: 25ª Belo Horizonte Restaurant Week

Quando: Até 12/05

Menu Tradicional: R$ 54,90 almoço, R$ 69,90 jantar

Menu Plus: R$ 68,90 almoço, R$ 89, 90 jantar

Menu Premium: R$ 89,00 almoço, R$ 109,00 jantar

Ação Social: + R$2 para o Hospital da Baleia por menu week

Chef dá dicas para um sanduíche vegano delicioso

A alimentação vegana é livre de ingredientes de origem animal e rica em variedades. É possível, por exemplo, criar sanduíches com diversas texturas, aromas e sabores. Por isso, confira abaixo dicas que vão deixar seus lanches vegetarianos com um sabor especial!Esse Sanduíche Natural Vegano é uma receita prática e rápida para o seu dia dia. Infelizmente, correria da rotina é comum optar por industrializados e acabar gastando mais dinheiro para economizar tempo. Mas e se eu te contar que é possível ter o melhor dos dois mundos?Esse Sanduíche Natural Vegano é uma opção saudável e nutritiva que fica pronta rapidinho!Além disso, você pode levar pro trabalho, pra escola, pra faculdade ou até mesmo comer no café da manhã.Ingredientes
  • Pão ciabata
  • Tomate cereja
  • Berinjela
  • Manjericão
  • Farinha de trigo
  • Farinha de rosca
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino à gosto
  • 180g de queijo gorgonzola vegano
  • 200g de creme de leite vegetal
  • 1/4 de xícara de água
Modo de preparo:Corte a berinjela em rodelas grossas, tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno a 180ºC por 10 minutos. Na sequência, empane na farinha de trigo e de rosca e leve para fritar por aproximadamente 5 minutos ou até ficar douradinha. Corte o pão ciabatta e recheie em camadas, começando com as rodelas de berinjelas e os tomates cereja cortados ao meio. Para o creme de gorgonzola, derreta no microondas o queijo e, em seguida, misture com o creme de leite vegetal e a água. Adicione o creme de gorgonzola vegano em cima do recheio e finalize com manjericão. Feche o pão e bom apetite!

Tiago Amaral, confirma participação no Fuegos Festival

O Fuegos Festival, principal evento da cozinha de puro fogo de Minas Gerais, anuncia a participação do cozinheiro Tiago Amaral, fundador da Taberna do Amaral em Divinópolis. Amaral, conhecido por seu jeito peculiar e pelas receitas deliciosas, comandará uma estação inédita no festival, que acontece no dia 25 de maio no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte.Do pão às histórias: a trajetória de Tiago AmaralNascido e criado em Divinópolis, Tiago Amaral é um apaixonado por culinária desde a infância. Sonhava em ser um grande chef, mas encontrou sua vocação como cozinheiro, podendo cozinhar todos os dias e compartilhar sua paixão com o público.Sua fama na internet se deve ao jeito peculiar de comandar a Taberna do Amaral: os clientes se servem e até lavam as xícaras, em troca de um bom café. Essa filosofia única, que preza pela simplicidade e pela valorização da experiência, será traduzida em um preparo especial para o Fuegos Festival.Queijo quente com cebola caramelizada e defumadaNa estação de Tiago Amaral, o público poderá saborear o famoso queijo quente com cebola caramelizada e defumada. Um prato simples, mas feito com ingredientes de alta qualidade e técnicas apuradas, que promete conquistar o paladar da comunidade do fogo.“Fazer o Amaral trabalhar é um sonho antigo da nossa equipe, mas conseguimos. Em uma estação inédita, ele trará o seu famoso queijo quente com cebola caramelizada e defumada. Nada pode ser mais raiz do que isso”, afirma Marcelo Wanderley, Idealizador e curador do Fuegos.Parceria com a Itambé e Selo de Qualidade FuegosDurante o Fuegos Festival, a Itambé fará o lançamento nacional do Queijo Minas Padrão Fatiado. A empresa, que nasceu em 1940, é reconhecida pela qualidade de seus produtos lácteos e contribui para a valorização da gastronomia mineira.Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados no evento, desde as ferragens e embalagens até o carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos. Uma rigorosa curadoria realizada por uma equipe multidisciplinar garante a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.Edição especial do FuegosAlém da participação de Tiago Amaral, o Fuegos reúne outros 39 assadores e chefs premiados de todo o país, distribuídos por 34 estações. A fórmula bem-sucedida foi mantida, que alia programação open food e open bar, somada a uma série de atrações musicais, intervenções e ativações.Neste ano, o festival gastronômico renova seu voto de fidelidade às suas raízes, adotando um formato ainda mais singular e exclusivo, para garantir conforto e agilidade no acesso às estações. Por isso, a produção avisa de antemão: os ingressos para o 6º Fuegos Festival devem esgotar-se rapidamente. As entradas da pré-venda, por exemplo, acabaram em menos de 24 horas.“Nossa edição do ano passado foi a maior na história do festival, uma surpresa emocionante. Ficamos muito gratos e orgulhosos pelo público imenso que nos prestigiou, porém entendemos que a próxima edição deve retomar as raízes do projeto, que é pautado pelas ideias de conceito, conforto e exclusividade”, resume Wanderley.Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados, desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos, uma rigorosa curadoria realizada ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.Serviço:Fuegos 2024Data: 25 de maio, a partir das 14hLocal: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte)Ingressos disponíveis no SymplaRealização: Cumbucca

Bares comandados por mulheres participantes do ‘Comida Di Buteco’

Comida mineira e protagonismo feminino são histórias que se confundem e se entrelaçam por expertise e tradição. Na 24ª edição do concurso “Comida di Buteco”, por exemplo, o destaque da mulherada não poderia ser diferente: 56% dos bares inscritos no concurso nacional em 2024 são comandados por elas que, com talento e criatividade, comprovam o potencial empreendedor do grupo.Seja por meio de uma receita que passou de geração a geração, do atendimento com gostinho de casa ou da habilidade em desempenhar mil e uma funções ao mesmo tempo, ver uma mulher à frente de um bar é como encontrar um baú repleto de histórias e inspirações. Esse é o caso de Riri Swandhina, mais conhecida como Lili, que há mais de 10 anos é responsável pelo Barrigudinha Buteco Gourmet, localizado no bairro Castelo.Lili é da Indonésia e viveu no Japão por anos. Formada pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), assim que chegou no Brasil tratou de colocar em prática o que aprendeu pelas cozinhas dos lugares onde passou. Com um cardápio diversificado, seu bar tem por especialidade a mistura entre culinária estrangeira e local, apresentando no menu pratos brasileiros, peruanos, além das várias opções de cozinha asiática.Quando perguntada sobre os desafios em torno da presença feminina nos bares, Lili prefere destacar com orgulho as vantagens: “Embora o mercado seja competitivo, somos uma geração de mulheres capacitada e disposta e enfrentar os problemas. Minha paixão pela culinária aliada ao estudo de gastronomia internacional foi, sem dúvidas, um diferencial que me permitiu alcançar meus objetivos”, conta.

Driblando adversidades

Inaugurado em 2012, o Cantim D’or Noir nasceu depois que Ione Romualdo precisou fechar sua fábrica de massas italianas com receitas de família. Apesar do sucesso com a casa de pasta, o custo era alto e Ione decidiu empreender em um bar e restaurante com dois segmentos de destaque: petiscos de bar e cozinha italiana. E foi um sucesso: “no segmento ‘massas italianas’ conquistamos um diferencial: sermos conhecidos por oferecer o “Melhor Nhoque de BH” por um famoso portal de avaliações de viagem. No segmento ‘petiscos de bar’, ocupamos por duas vezes a terceira colocação no concurso Comida de Buteco BH (2017 e 2021)”, diz a proprietária.Em 2024, o estabelecimento disputa o Comida di Buteco com o petisco “Benza Deus do Cantim D’or Noir”. E como em todos os anos em que concorreu, o bar oferece duas opções no mesmo petisco, sendo um de carne e outro vegetariano: Desta vez, um Guizado Cigano com carne suína marinada no vinho, cozinha em molho italiano com bacon, calabresa e pimentões é acompanhado de mini pizzas de berinjela empanada, coberta com tomate, creme três queijos e orégano. 
Sobre o protagonismo feminino e seus desafios à frente do buteco, Ione diz que são muitos, como aprender a negociar, a gerenciar recursos, chefiar cozinha, fazer marketing e atuar em todas as áreas de gestão do estabelecimento. Mas vê também diferenciais importantes no atendimento e no cuidado com o cliente: “Antigamente só se viam homens a frente de bares, principalmente à noite. As mulheres vieram ocupando um espaço importante também neste meio, trazendo um charme a mais, com glamour, decorações criativas e atendimentos com mais presença no espaço, personalizados e, claro, com muita simpatia”.

De avó para neta

Quem passa pelo Sinhá Erozitha Bistrôteco, no Sagrada Família, logo percebe que o espaço carrega força feminina em seu DNA. A começar pelo nome – uma homenagem a Dona Erozitha, mãe de Edy e avó de Cris, proprietárias do estabelecimento, até a estética e a musicalidade do local, escolhidas por elas a quatro mãos: “A mulher tem uma visão diferenciada. O cardápio, a decoração, até a escolha da playlist têm um toque feminino. No caso do Sinhá, tudo é feito por nós. Enquanto planejávamos, sentávamos à mesa no lugar do cliente, abríamos uma cerveja e testávamos a temperatura, projetando tudo de acordo com a experiência que o nosso público teria”, conta Cris.Aberto de quarta a sábado, o estabelecimento é sucesso de público até em dias de baixa demanda. Mas engana-se quem pensa que foi um caminho fácil até a casa cheia: “Os desafios são diários. Além de duas mulheres, somos mãe e filha. E neste mercado em que atuamos a fragilidade não existe. Tem que transportar caixa de cerveja, fazer compras, carregar e descarregar e ainda estar bela e alegre para atender os clientes que vêm às vezes até de longe para desfrutar de um espaço aconchegante”.Para ela, o “Comida di Buteco” foi uma mola propulsora para a realização de sonhos e a possibilidade de manter o negócio aquecido o ano inteiro: “O Comida Di Buteco é mais que um concurso, é uma família que nos acolheu há 8 anos e trouxe algo muito além da oportunidade de participar. Trouxe parcerias que se fortalecem a cada ano, trouxe visibilidade, clientes felizes que frequentam o bar no concurso e voltam muitas vezes ao longo do ano. Trouxe a vontade de erguer a cabeça e acreditar que pode dar certo”, comemora.

Vila Galé Collection Ouro Preto, vai produzir vinhos e azeites

O presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, apresentou essa semana os investimentos que estão sendo realizados no Estado de Minas Gerais. O CEO, da rede, anunciou novos investimentos no Estado, ele, anunciou a criação de um resort em Brumadinho, com inauguração prevista para 2026 e a novidade é que a unidade, batizada como Vila Galé Collection Ouro Preto, vai produzir vinhos e azeites. Já foram plantadas as variedades de uva Touriga Nacional, Syrah e Olá!; e serão testadas Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Alvarinho e Arinto.Experiente na produção de vinhos e azeites em Portugal, a empreitada em Ouro Preto será a primeira fora do país europeu. “Estamos plantando parreiras e oliveiras para que já tenhamos produção na inauguração, no fim do ano. Ouro Preto oferece condições muito interessantes para as duas culturas, com água em abundância, clima ameno e altitude adequada. Temos grandes expectativas, mas se não conseguirmos fazer um bom vinho ou um bom azeite teremos, ao menos, um jardim incrível”, afirma José Rebelo.Diversas personalidades estiveram presentes: 

Concurso escolhe o melhor restaurante a quilo do país

Em 2024, o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil será especial. A Abrasel, em parceria com o Mundo Mesa, lança a 8ª edição do “O Quilo é Nosso” em comemoração aos 40 anos da comida a quilo, um dos principais modelos de alimentação dos brasileiros. As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento até o dia 21 de junho.Com o tema “É comer, gostar e votar”, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 27 de setembro e irá receber o patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara. Seguindo a tradição dos últimos anos, o concurso contará com três etapas:Etapa regional: os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada região. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local, por exemplo.Etapa estadual: os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores de cada estado que irão participar da final nacional do concurso.Grande final: os restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá “O Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.”A presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira, destaca a relevância do concurso que valoriza um formato de comida que faz parte da rotina dos brasileiros. “O Quilo é Nosso” é uma celebração da diversidade e qualidade da culinária brasileira, além de ser uma oportunidade única para os restaurantes a quilo de todo o país mostrarem sua excelência gastronômica, principalmente neste ano, em que este formato de alimentação tão popular no cotidiano dos brasileiros celebra 40 anos de criação. Este concurso destaca a importância desses estabelecimentos na cena gastronômica nacional e promove o reconhecimento dos talentosos chefs e empresários que fazem parte desse segmento”, afirmou Rosane. O legado da comida a quilo no mundoO modelo de restaurante com comida a quilo é uma invenção genuinamente brasileira e, mais especificamente, mineira. Há quatro décadas, em 1984, o chef e empresário Fred Mata Machado inaugurou o primeiro estabelecimento de comida a quilo, o “Isto e Aquilo”, localizado em Belo Horizonte (MG). A ideia do modelo de negócio surgiu a partir da percepção de Fred em relação a diminuição da presença das empregadas domésticas nos lares belo-horizontinos. Com isso, cada vez mais pessoas escolhiam almoçar nos restaurantes da capital.Para atender a demanda por comida caseira, Fred contratou cozinheiras que preparavam receitas tradicionais de Minas Gerais, e os clientes tinham a opção de montar as suas refeições em marmitas descartáveis. Com o tempo, o chef percebeu uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar, expandindo o negócio. Embora a primeira unidade tenha encerrado as atividades em 1987, ainda existem duas unidades do restaurante em Belo Horizonte até os dias de hoje. Histórico de campeões do concursoNo ano passado, o título de melhor comida a quilo do Brasil foi para o restaurante Kurytyba, localizado na capital do Paraná, que conquistou o público com o prato baião de dois paranaense. O concurso também já elegeu campeões em outros quatro estados:2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara;2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima;2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho;2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.2022 – Belo Horizonte (MG), com o restaurante Beggiato.2023 – Curitiba (PR) com o restaurante Kurytyba. Os restaurantes interessados em participar da disputa pelo oitavo prêmio do “O Quilo é Nosso” podem encontrar mais informações e realizar suas inscrições entrando em contato com a Abrasel da sua região ou pelo site oficial do concurso: www.oquiloenosso.com.brServiço:O Quilo é NossoData: 17 a 27 de setembroRealização: AbraselParceria: Mundo MesaInformações e inscrições: www.oquiloenosso.com.brPatrocínio nacional: Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara. 

Gonçalves inicia projeto de enoturismo com degustações

O outono começa na Serra da Mantiqueira com um programa imperdível para os apaixonados por vinhos e queijos, produtos que são muito procurados nesta nova estação e também no inverno que logo se aproxima. Encravada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, iniciou um projeto de enoturismo. Além da produção de excelentes vinhos, a iniciativa também proporcionará ao público vivenciar experiências únicas com degustações todos os finais de semana.

O primeiro vinhedo de Gonçalves é resultado de uma parceria entre o consagrado Restaurante Sauá, a Pousada Bicho do Mato e a Vinícola Artesã. Além dos rótulos, o público também terá a oportunidade de degustar algumas das variedades de queijos produzidos na região da Mantiqueira.

Segundo o Chef Vitor Pompeu, do Restaurante Sauá e um dos idealizadores do projeto, além das degustações, o público também poderá realizar uma visita ao vinhedo e à sala de maturação dos queijos. Tudo a 1.650 metros de altitude em relação ao nível do mar.

O público interessado poderá vivenciar uma experiência completa, que inclui Enoturismo, Gastronomia e Hospedagem em parceria com o Restaurante Sauá e a Pousada Bicho do Mato. Os turistas e moradores da região realizarão um tour guiado aos vinhedos, degustações harmonizadas, wine bar e empório, tudo isso contemplando a paisagem deslumbrante da Serra da Mantiqueira

Além dos pratos incríveis do renomado chef Vitor Pompeu, em breve o Restaurante Sauá também brindará o público com um menu especial preparado com ingredientes locais e harmonizado com vinhos Artesã. As reservas podem ser feitas por meio do WhatsApp (35) 9-9976-9970.

Vinhos jovens

A Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). Agora proporciona ao público a degustação de seus rótulos, harmonizada com queijos da região da Serra da Mantiqueira, que deverá ocorrer nos próximos finais de semana sob agendamento

 De acordo com Vitor Pompeu, a Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). A partir de 2020 a produtora colheu sua primeira safra comercial. Portanto, ela comercializa vinhos jovens a partir das uvas Syrah e Sauvignon Blanc e também dois rótulos premium que passam em barrica de carvalho francês: o Íngreme da uva Syrah e o Rococó que é um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

 Desde então, já vem colecionando prêmios, como medalha de ouro no Descorchados e medalha de prata na Decanter, uma referência para os apaixonados por vinhos. E são justamente os vinhos premiados que são degustados durante a visitação.

 Entre os rótulos da Vinícola Artesã estão o Íngreme 2021, lançado recentemente; o Rococó 2020, o Mar de Morros Syrah 2020, o Mar de Morros Sauvignon Blanc 2023, também recém-lançado; e o Mar de Morros Rosé 2023 (lançamento).

 O Íngreme, que passa em barrica de carvalho francês; e o Rococó, que é um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, são rótulos premium da marca.

“Na parceria que firmamos com a vinícola plantamos três vinhedos em Gonçalves com foco para a produção de espumantes, que deve acontecer a partir da colheita de 2025”, anuncia Pompeu.