Para completar a experiência do visitante, a 10ª Modernos Eternos BH preparou uma ala gourmet completa com cinco operações gastronômicas comandadas por nomes de destaque da Cena Mineira: os chefs Gabriella Guimarães, Guilherme Furtado e Jorge Ferreira, a tradicional Casa Bonomi e o Elisa Café. De 24 de junho a 20 de julho, a mostra ocupa dois marcos arquitetônicos vizinhos: a imponente Escola Estadual Afonso Penna e a antiga residência de Afonso Penna Jr., filho do ex-presidente do Brasil. Nos restaurantes, nos bares e na cafeteria, o público poderá experimentar sabores que percorrem as culinárias mediterrânea, espanhola e asiática, sempre com um toque autoral contemporâneo, além de criações da melhor padaria e confeitaria artesanal.
Restaurante Travessia: onde sabores se encontram
O “Restaurante Travessia”, assinado pela arquiteta Fernanda Villefort, recebe o Parallel e o Olívia Mediterrâneo. O ambiente é inspirado em estações ferroviárias, lugares de embarque e reencontro, travessia e ponto de conexão — entre pessoas, ideias, gerações e experiências. É um convite à celebração, à convivência e à permanência em meio ao movimento da cidade. O mobiliário diverso permite diferentes experiências, desde sofás de muitos lugares, a intimistas mesas a dois, e até lounges de área externa. O espaço abriga o Parallel e o Olívia Mediterrâneo, que dividem o salão e complementam seu conceito de cruzar culturas, territórios, pessoas e memórias.
Os chefs Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado estão à frente do Parallel. A operação é um braço da casa que os dois recém inauguraram em Belo Horizonte, e que celebra a cozinha espanhola clássica e contemporânea em pratos que surpreendem no sabor e apresentação. No cardápio, tapas da Espanha como as Gambas Al Ajillo, Papas Bravas e Croqueta de Jamón; já para os principais, Arroz Caldoso de Polvo, Fideos e Setas (prato espanhol de macarrão com cogumelos) e ainda o Atum Mi Cuit com Harissa e Arroz Mjadra, um atum semi-cozido acompanhado de arroz cozido com açafrão, especiarias, com grão-de-bico e cebola tostada.
O Olívia Mediterrâneo, do chef Jorge Ferreira, aposta em preparos dessa culinária pincelados com ingredientes do terroir mineiro. Sucesso na Modernos Eternos de 2024, ele apresenta pratos que são famosos no salão de seu restaurante no bairro Vila da Serra, como o Polvo com Cuscuz Marroquino e Legumes Mediterrâneos, o Peixe Branco com batatas coradas finalizado com alcaparras, tomates e manteiga de sálvia, Risoto de camarão, Sorrentine com pomodoro e pesto e Arroz de pato. Para matar a sede, uma seleção de rótulos da Liber Wines, cervejas Heineken e uma seleção de drinks clássicos bem feitos, com destilados Lamas.
Lounge dos Chefs: Petiscos com sotaques do mundo
Já o “Lounge dos Chefs”, de Lucas Ribeiro e Gui Oliveira, é o bar da Modernos Eternos BH 2025. O espaço traz uma ambiência de sofisticação despojada, no jardim lateral da Escola Estadual Afonso Penna. Obras de arte, paisagismo, espelhos, sonorização e mobiliário confortável criam o cenário perfeito para tomar um bom drink e comer um petisco. O cardápio repete a dobradinha da dupla Guilherme Furtado e Gabriella Guimarães, que levam o seu Okinaki, junto de Jorge Ferreira com uma versão inédita do Olívia.
Cada operação serve quatro petiscos. O Olívia traz clássicos mediterrâneos: Vinagrete de polvo; Tosta de parma, melão e mel; Batata frita com nuvem de parmesão e aioli trufado; e Croqueta de pato e gel de laranja. Já o Okinaki vem com seus petiscos autorais inspirados na comida asiática de rua: Ssäm de atum; Katsuo sando; Oniguiri de salmão; Lombinho em tempurá e sweet chilli.
Cafeteria no jardim: aconchego mineiro entre o café e o pão artesanal
É no quintal da antiga residência de Afonso Penna Jr. que a Diversa Arquitetura construiu “A Cafeteria”. O espaço reverencia o patrimônio de Minas Gerais, com obras de artistas mineiros, uso de matérias-primas do território (como argila e o aço corten), paleta de cores terrosas e escolha de mobiliário confortável que faz relação ao aconchego das fazendas de do estado. O ambiente convida o visitante a um tempo de pausa para experimentar as delícias da Casa Bonomi e do Elisa Café.
A tradicional padaria de Belo Horizonte oferece um café com seleção de pães artesanais, viennoiseries, bolos, quiches e sanduíches artesanais com a qualidade já muito reconhecida. Em colaboração com o Elisa Café, o espaço traz um cardápio de cafés especiais, com grãos de diferentes regiões de Minas Gerais. Opções com matcha, como latte com purê de morango ou banana caramelada, estarão disponíveis.
10ª Modernos Eternos BH

Em 2025, a Modernos Eternos BH comemora uma década de trajetória, reafirmando seu compromisso com a valorização e ressignificação do patrimônio da capital mineira. Até o dia 20 de julho, a mostra ocupa dois marcos arquitetônicos vizinhos: a imponente Escola Estadual Afonso Penna e a antiga residência de Afonso Penna Jr., filho do ex-presidente do Brasil. Celebrando o passado e inspirando o futuro, o evento será o ponto de partida para o restauro completo do edifício principal, previsto para o segundo semestre de 2025, reforçando a importância de preservar a memória e a herança cultural de Belo Horizonte.
Apresentado pelo Governo de Minas Gerais e Cemig, a 10ª edição da Modernos Eternos transforma os espaços em uma vibrante galeria com 47 ambientes, concebidos por 39 grandes nomes da Arquitetura, Design e Paisagismo, e que apostam no mix & match de peças vintage, antigas e contemporâneas para apresentar as últimas tendências do setor. Como já é assinatura do evento, cada ambiente carrega forte autoralidade, a partir de mobiliário, revestimentos, adornos, objetos, obras de arte etc. que contam verdadeiras histórias. Este ano, a mostra tem como patrocínio a Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Além da visita aos ambientes, a Modernos Eternos oferece uma extensa programação cultural, com palestras, exposições, oficinas e apresentações artísticas – fomentando diálogos sobre arte, história, arquitetura, decoração, moda, design e gastronomia. A programação completa, com datas e horários, é divulgada nas redes sociais oficiais do evento.
SERVIÇO:
MODERNOS ETERNOS BH 2025
Data: 24/06 a 20/07
Locais:
– Escola Estadual Afonso Penna – Av. João Pinheiro, 450, Boa Viagem
– Casa Una Anima Lab – Residência de Afonso Penna Jr. – Rua dos Aimorés, 1451
Horários de Funcionamento:
Terça a sexta: 14h às 22h
Sábado: 12h às 22h
Domingo: 12h às 19h
Funcionamento Ala Gourmet — Escola:
Bares e restaurantes:
Bar: terça a sexta, 15h às 22h
Restaurante: terça a sexta, 17h às 22h
Ambos: sábado, 13h às 22h | domingo, 12h às 17h
Funcionamento Cafeteria — Casa Una:
Terça a sexta, 14h às 20h
Sábado, 13h às 20h
Domingo, 13h às 19h
Ingressos:
R$90 (inteira) e R$45 (meia)
Vendas Online: https://modernoseternosbh.byinti.com
Instagram: @modernoseternosbh
Site: https://www.modernoseternosbh-2025.com