As festas de final de ano são sinônimo de união e confraternização, o que pede uma mesa farta com delícias da época. Por isso, o Mercado Municipal Paulistano preparou uma lista com itens essenciais para fazer bonito e receber bem amigos e familiares durante essa época. Confira:
Bacalhau
Impossível falar em Mercadão e não pensar no bacalhau. Basta andar um pouquinho pelas bandas especializadas para ter acesso aos mais variados tipos do peixe. É possível encontrar produtos exclusivos, importados e com a qualidade que você só encontra lá.
Frutas secas
Grandes protagonistas das festas de final de ano junto com o peru (pode ser chester ou pernil, para agradar a todos os gostos), as frutas secas são indispensáveis na ceia de Natal. As nozes, símbolo da data em países mais frios, aqui na região tropical compõe a mesa natalina com itens como as brasileiríssimas castanha do Pará e castanha de caju, além das castanhas portuguesas, amêndoas, avelãs e pistaches. São iguarias que servem tanto como entrada como tempero para pratos. A uva passa é outro item que divide opiniões, mas protagoniza o arroz natalino ou a tradicional maionese de batata. Aliás, você sabia que o Mercadão tem uvas passas em ramas? Mais uma opção original que o local oferece ao consumidor.
Frutas da estação
Melancia, manga e uva são as grandes queridinhas das ceias de final de ano, mas outras frutas da estação também trazer um charme tropical para o Natal. Nas compras de final de ano é fundamental acrescentar as indispensáveis romã, manga, abacaxi, damasco, pêssego, goiaba, cereja, ameixa e lichia. E que tal inovar e trazer mais elegância para a sua mesa com um clássico queridinho do Mercadão: os morangos com tâmara? Com uma combinação de sabores – o azedinho do morango com o doce da tâmara, certamente vão trazer um sabor especial ao cardápio de Natal.
Frios
para incrementar ainda mais as entradas durante a ceia, nada como uma mesa com frios para encher os olhos e fazer a boca dos convidados salivarem. Por isso, vale montar uma seleção com salames, pastrame, copa, presunto parma, lombos. Nos queijos, as opções são as mais variadas: suíço, gouda, parmesão, gruyere, provolone, gorgonzola, brie e outros tipos – que podem, inclusive, serem combinados com frutas como o damasco, cereja e morangos.
Bebidas
Cada item merece ser acompanhado de bebidas – alcoólicas ou não. Frutas podem gerar sucos diferentes para refrescar as crianças e vinhos rosés, brancos e espumantes também são parte fundamental para uma experiência gastronômica completa durante o período de festas.
Onde encontrar
É possível encontrar a lista completa de peixes, frutas, bebidas e frios no Mercadão. Além de ser um ponto turístico tradicional no Centro Histórico expandido da cidade, o local é também dono dos melhores produtos vendidos em todo o Brasil, com foco na qualidade, exclusividade e bom preço.