25.6 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Prosperidade Content filma documentário no Jequitinhonha

Asas do Jequitinhonha, baseado na história de vida e luta de Luciano Silveira, registra a cultura e personagens centrais da região

Com roteiro e direção de André Meirelles Collazzo (de Helen), a equipe da Prosperidade Content está em campo: desde o último dia 30 segue imersa na cultura e nos personagens que deram à Jequitinhonha o título de Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O Vale do Jequitinhonha é riquíssimo em artesanato, trabalho com barro, arte manual, canções populares, corais e música, elementos também envolvidos por heranças indígena e quilombola. Por outro lado, a região é bastante pobre economicamente e a visão externa sobre o Vale fica, muitas vezes, atrelada à carências.

O documentário em longa metragem que a Prosperidade está produzindo olha justamente para a força: a arte pulsante e a relação com seus fazedores e moradores. Luciano Silveira, artista e liderança cultural de Araçuaí, é quem conduz esse caminho. À frente da companhia teatral Ícaros do Vale e do coral Araras Grandes, o ator e diretor de 43 anos, produz um repertório rico e diversificado, pesquisa, agrega moradores de todas as idades e, como se fosse pouco, luta pela memória do local e para a criação de oportunidades aos jovens locais – desde os seus 14 anos. Diz ele que se cansou de ver os amigos e, na sequência, gerações mais novas que a sua indo embora de seu território de nascença e infância atrás de emprego e renda em cidades maiores.

O filme está registrando encontros com os grupos Trovadores do Vale, Coral das Tecelãs, Banzo, Coral Flor da Terra e Canto dos Machadeiros, entre outros. A artesã Maria Lira, mais uma referência de Jequitinhonha, também integra o Asas: aborda o processo de resgate de músicas populares da comunidade e a sua importância.

Jequitinhonha, que no dialeto dos Maxacalis significa “rio largo e cheio de peixes”, vive sob forte herança dos povos originários e reúne os Aranãs, Pankararus e Pataxós. Populações quilombolas também vivem ali, assim como mais de 950 mil brasileiros, banhados pelo rio de mesmo nome. O documentário estará em TV educativa, deve integrar o circuito de festivais (no Brasil e exterior); na sequência, ganha exibição em TV fechada e streaming.

FICHA TÉCNICA de Asas do Jequitinhonha – Prosperidade Content

Direção e roteiro: André Meirelles Collazzo

Produção executiva: Luana Furquim

Pesquisa: Renata Aquino

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui