16.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 junho 24

Filme rodado em BH tem pessoa autista como protagonista

Curta-metragem de ficção "A Praia de Samuca" será filmado no bairro Paraíso (BH) e terá como protagonistas mãe e filho na vida real, além de trazer dois diretores estreantes

Começa no dia 12 de setembro as filmagens do curta-metragem de ficção “A Praia de Samuca”. O filme contará com o ineditismo de ter um personagem protagonista autista feito por um próprio jovem autista. As filmagens terão duração de sete dias, indo até dia 18 de setembro. Todas as cenas serão rodadas na capital, em especial, no bairro Paraíso, na região Leste de Belo Horizonte. A equipe do filme é formada por profissionais mineiros e trará a estreia de dois diretores: o roteirista e escritor Louraidan e o ator Saulo Salomão.

O protagonista de “A Praia de Samuca” será feito pelo jovem Guilherme Martins. O filme narra a história de Sibely, uma mãe recém-chegada a BH, vinda do Vale do Jequitinhonha com seu filho autista Samuca. Sibely batalha para realizar o sonho de seu filho: conhecer a praia.

Antes das filmagens, os roteiristas e diretores realizaram, desde 2022, ensaios com a atriz Iolene de Stéfano e Guilherme Martins, mãe e filho na vida real, que farão os papéis de mãe e filho também na ficção. Eles dão vida à Sibely e ao Samuca. Todo o elenco também participou de ensaios/preparação, que ocorreram na própria locação principal: a casa da família de Samuca. Essa casa do filme é a própria residência da diretora de fotografia, Sarah Cambraia, o que está proporcionando maior imersão no real para a criação do projeto como um todo, promovendo conexão entre os olhares da fotografia e a direção, o elenco e a história contada.

O roteiro parte de experiências reais dos dois diretores do filme, como a proximidade na vida com o autismo. O projeto contou, ainda, com interlocução e assessoria do psicólogo clínico Lorenzo Natale, doutor com mais de 22 anos de experiência clínica em atendimento a autistas e a seus familiares. Após finalizado, o roteiro foi todo reescrito e passou por consultoria do orientador de roteiros Daniel Tavares, para ser adaptado à realidade de Guilherme Martins, jovem que fará o Samuca, e também de sua mãe, a atriz Iolene de Stéfano. Para Iolene, o autismo e todas as diferenças são uma forma de mostrar a diversidade de uma sociedade em construção civilizatória. “Todas as diferenças são, na verdade, uma experiência enriquecedora e afetuosa diante da vivência de cada um. E não há nenhum impedimento nas diferenças e nas deficiências”, destaca a atriz. O desejo do filme é lançar um olhar sobre o tema.

O elenco traz diversidade, apresentando atrizes e atores que nunca trabalharam antes com cinema, como Amora Tito; Renata Mara, atriz com deficiência; Iolene de Stéfano e Guilherme Martins. Por outro lado, há atrizes e atores já com grande experiência no audiovisual, como Magdale Alves (filmes como Amarelo Manga e Eletrodoméstica); Docymar Moreira (filmes e séries como Hit Parade); e Cláudio Márcio. A pesquisa de elenco foi realizada pela atriz e criadora Joyce Malta em parceria com a direção do filme. “A força do elenco está na sua diversidade de gênero, raça, idade e experiências. Entendemos isso como uma potência para se contar essa história que fala de sonhos e esperanças”, afirma um dos diretores e roteiristas, Saulo Salomão.

“A Praia de Samuca” trará, também, a estreia dos roteiristas do filme como diretores. Saulo Salomão e Louraidan são dois artistas que estão se destacando no cenário nacional. Em 2020, foram os únicos mineiros a representarem Minas Gerais com seu roteiro de longa-metragem “Selvagem” em um dos maiores e mais conceituados eventos da América Latina, o Laboratório Novas Histórias (SP), onde surgiram filmes de Anna Muylaert (Que horas ela volta?), Hilton Lacerda e Sandra Kogut. A dupla ficou entre os 10 selecionados, dentre cerca de 500 roteiros inscritos de todo o País.

A direção de “A Praia de Samuca” é a consolidação da preparação dos roteiristas ao longo dos anos, que também se destacaram em outros laboratórios de desenvolvimento de roteiros, representando Minas Gerais, como SescArgumenta (2022 – Rio de Janeiro); Brasil CineMundi (2021); e NPA Curitiba (2021).

O curta-metragem “A Praia de Samuca” é uma produção da Nossa Senhora dos Filmes, e que conta também com o diálogo de produção com a produtora Ana Luiza Siqueira e o produtor Marco Zerlotini. A arte do filme está sendo realizada pelos diretores Ryan Bernardes e Breno Henrique. O figurino é uma criação de Clarice Rena e a maquiagem, de Sol Zófiro. Já a assistência de direção está a cargo de Rayssa Francielle, enquanto o som será feito por Maru Arturo. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

SINOPSE
Recém-chegada do Vale, Sibely dobra horário em seu trabalho, um posto de gasolina, para ajudar nos gastos com a casa da irmã, onde passa a morar com o filho Samuca, adolescente autista. Diante do sonho do filho de conhecer a praia, e sem dinheiro, Sibely cria uma rifa de uma bicicleta. Quando tudo parece estar dando errado, ela descobre que a praia de Samuca está mais perto do que imagina.

EQUIPE
Direção e roteiro: Louraidan e Saulo Salomão
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Elenco: Iolene de Stéfano, Guilherme Martins, Magdale Alves, Docymar Moreira, Amora Tito, Renata Mara, Joyce Malta, Cláudio Márcio, Sol Markes e as crianças Iara Malta, João Gorgozinho, Lara, Rafael e Laura Arantes.
Produção Executiva: N. Sra. dos Filmes, Ana Luiza Siqueira, Saulo Salomão e Louraidan
Direção de Produção: Marco Zerlotini
Direção de Arte: Ryan Bernardes e Breno Henrique
Produção de Elenco: Joyce Malta
Pesquisa de Elenco: Joyce Malta, Saulo Salomão e Louraidan
Figurino: Clarice Rena
Maquiagem: Sol Zófiro
Técnico de Som: Maru Arturo
Preparação de elenco: Byron O’neill, Saulo Salomão e Louraidan
Assistência de direção: Rayssa Francielle
Consultorias: Daniel Tavares (roteiro), Daniel Ferreira (direção), Lorenzo Natale (temática)
Assistente de produção: Daniel Alpoim
Assistente de som: Montívia
Primeiro assistente de câmera: Deniel Carvalho
Assistente de fotografia: Caroline Cavalcanti
Trilha: Rafael Newvan
Intérprete de Libras: Rosane Lucas
Designer: Júnio Santos
Fotógrafa Still: Marúzia Vieira

Crédito fotos em anexo: MarúVieira

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

Por Gustavo Rianni O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui