21.3 C
Belo Horizonte
qui, 18 julho 24

Filmes irlandeses para assistir em homenagem ao St. Patrick’s Day

O St. Patrick’s Day é uma das celebrações mais populares da Irlanda e acontece anualmente no dia 17 de março. A data é celebrada em todo o mundo por irlandeses e descendentes para honrar a memória de São Patrício.

A festa é marcada por muita animação, com as ruas decoradas de verde e as pessoas vestindo roupas e acessórios da cor. Em Dublin, capital da Irlanda, há um grande desfile que atrai turistas de todas as partes do mundo. Pensando nisso, selecionamos 7 filmes aclamados pela crítica que são dirigidos por irlandeses ou que a história se passa na Irlanda. Confira:

Meu Pé Esquerdo (1989)

Dirigido por Jim Sheridan, “Meu Pé Esquerdo” é um drama biográfico baseado na história real de Christy Brown, um escritor e pintor irlandês que nasceu com paralisia cerebral. O filme acompanha a vida de Brown, interpretado por Daniel Day-Lewis, desde a infância até a sua fase adulta, mostrando as dificuldades que ele enfrentou para ser aceito pela sociedade e desenvolver suas habilidades artísticas. O filme foi indicado a cinco Oscars e venceu duas estatuetas, incluindo Melhor Ator para Daniel Day-Lewis.

A Canção do Oceano (2014)

“A Canção do Oceano” é uma animação dirigida por Tomm Moore que conta a história de Ben, um menino irlandês que descobre que sua irmã mais nova, Saoirse, é uma criatura mítica que pode se transformar em uma foca. Juntos, eles embarcam em uma jornada mágica pelo país para devolver as conchas mágicas da jovem ao mar e salvar outras criaturas mitológicas. O filme é um belo exemplo do rico folclore irlandês e foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Em Nome do Pai (1993)

Outro filme dirigido por Jim Sheridan, “Em Nome do Pai” é um drama baseado em fatos reais que retrata a história de Gerry Conlon, um jovem irlandês que é acusado injustamente de participar de um atentado terrorista em Londres.

O filme mostra a luta de Conlon e seu pai para provar a sua inocência e expor a injustiça cometida pelo sistema judiciário britânico. O elenco conta com Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlethwaite, que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Giuseppe Conlon, pai de Gerry.

Brooklin (2015)

Dirigido por John Crowley, “Brooklin” é um romance que conta a história de Eilis Lacey, uma jovem irlandesa que emigra para os Estados Unidos na década de 1950, em busca de uma vida melhor. Apesar da saudade de casa, Eilis começa a se adaptar à vida em Nova York e se apaixona por um jovem italiano, chamado Tony.

No entanto, um imprevisto acontecimento a obriga a retornar para a Irlanda, e Eilis precisa decidir entre ficar com o seu novo amor ou voltar para o seu país de origem. O filme é estrelado por Saoirse Ronan, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu desempenho.

Apenas Uma Vez (2006)

“Apenas Uma Vez” é um musical dirigido por John Carney que conta a história de um músico de rua irlandês que conhece uma imigrante tcheca; juntos, eles começam a compor e tocar músicas pelas ruas de Dublin. O filme é uma bela história de amor e amizade, com uma trilha sonora incrível que conquistou o público e a crítica. “Apenas Uma Vez” ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2008 com a música “Falling Slowly”.

Casa Comigo (2010)

Dirigido por Anand Tucker, “Casa Comigo” é uma comédia romântica que conta a história de Anna, uma mulher irlandesa que decide viajar para Dublin e pedir o seu namorado em casamento no dia 29 de fevereiro, que só acontece a cada quatro anos, e, pela tradição irlandesa, os homens são obrigados a dizer sim para todos os pedidos feitos nesse dia.

 

No entanto, uma tempestade impede o seu avião de decolar, e Anna precisa encontrar outro meio de chegar ao seu destino. No caminho, ela conhece um charmoso e divertido irlandês chamado Declan, interpretado por Matthew Goode, que a ajuda a chegar em Dublin. O filme é estrelado por Amy Adams e Adam Scott.

Os Banshees de Inisherin (2022)

E não poderíamos deixar de falar do filme que foi indicado a nove categorias no Oscar e conta 100% de seu elenco principal com atores irlandeses. Estrelado por Colin Farrell (O Batman) e Brendan Gleeson (Harry Potter e o Cálice de Fogo), o enredo conta a história do fim abrupto de uma relação de amizade entre Pádraic Súilleabháin e Colm Doherty. A comédia dramática é ambientada em uma pequena ilha fictíca chamada Inisherin em meio à guerra civil, em 1923.

O longa-metragem conquistou três Globos de Ouro e será lançado na plataforma de streaming Star+ no dia 22 de março.

Esses são apenas alguns dos filmes irlandeses que você pode assistir no St. Patrick’s Day. Além de ser uma ótima oportunidade para se divertir e conhecer um pouco mais sobre a cultura irlandesa, assistir a filmes em inglês é uma ótima forma de praticar o idioma.

Posts Relacionados

Merx: Task Internet oferece ferramenta gratuita para a criação de site

A iniciativa pode favorecer MEI’s, pequenas e médias empresas,...

Governo de Minas usa IA para corrigir redações e fortalecer preparação para o Enem

Ferramenta desenvolvida pela plataforma Estudo Play permite avaliar textos...

Brasil apresenta objetivos de desenvolvimento sustentável na ONU

Depois de seis anos, o Brasil voltou a apresentar...

Governos de Minas e EUA discutem parcerias para produção de energia limpa e renovável

Potencial energético do estado foi tema do encontro entre...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui