18.4 C
Belo Horizonte
dom, 28 abril 24

St. Patrick’s Day permite mergulho nas tradições irlandesas

O Dia de São Patrício, conhecido mundialmente como St. Patrick ‘s Day, ocorre no dia 17 de março e celebra o santo padroeiro da Irlanda. Esta data, que transcende suas raízes religiosas para se tornar uma celebração da cultura irlandesa, é marcada por festividades que incluem paradas, música tradicional, danças folclóricas e, claro, o consumo de muitas comidas e bebidas típicas.

Há mais de mil anos os irlandeses consideram a suposta data da morte de St. Patrick, conhecido por ter trazido a religião católica para o país, um dia de festa religiosa que cai no período cristão da Quaresma (lent, como é chamada em inglês).

As famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemoram durante a tarde. Na Irlanda essa data é feriado nacional, já em outros países não se trata de um feriado nacional, mas sim, a lembrança e a comemoração do padroeiro irlandês por pessoas de todas as origens.

A celebração deste dia tão especial é levada a sério, com uma série de atividades que prometem envolver alunos e funcionários na rica tradição irlandesa. Rafael H. Cunha, Coordenador Pedagógico da Fisk Santos, destaca a importância de se celebrar o St. Patrick ‘s Day e como a escola se esforça para trazer um pedaço da Irlanda para os alunos.

“O Dia de São Patrício é uma oportunidade incrível para nossos alunos explorarem e aprenderem sobre a cultura irlandesa de forma divertida e educativa. Preparamos uma semana cheia de atividades culturais, incluindo música, jogos e, claro, a tradição de vestir verde”, afirma Cunha.

Para aproveitar ao máximo o St. Patrick’s Day, você pode:

  • Explorar a cultura irlandesa, participando de atividades que celebrem a música com instrumentos como a flauta, o bodhrán e a harpa, a dança com sapateados e as tradições irlandesas;
  • Sentir o espírito comunitário, unindo-se a eventos ou reuniões que fortaleçam os laços de união e alegria entre amigos, familiares e até desconhecidos;
  • Degustar a comida e a bebida típicas, experimentando pratos e bebidas tradicionais, especialmente pratos irlandeses tradicionais como o “corned beef and cabbage” (carne enlatada e repolho), “irish stew” (ensopado irlandês), e o “soda bread” (pão de bicarbonato), para sentir o sabor da Irlanda;
  • Vestir verde, engajando-se na divertida tradição de usar a cor para seguir a crença de que o verde torna você invisível para os leprechauns, que, segundo a lenda, beliscam qualquer um que eles possam ver;
  • Conhecer melhor as histórias e lendas, descobrindo os ricos contos irlandeses, desde São Patrício usar o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade até os travessos leprechauns com seus potes de ouro no final do arco-íris.

1. SAIBA COMO PREPARAR A CERVEJA VERDE PARA O ST. PATRICK’S DAY

Para abrir os trabalhos da comemoração de St. Patrick’s Day, nada melhor do que a clássica cerveja verde! E sabia que é super fácil de fazer essa iguaria? Entenda como é comemorado o St. Patrick’s Day através desse drink e confira o passo-a-passo:

  • Escolha a cerveja que você quer beber para comemorar essa data. A ideia é que ela seja clara, pois a cor do verde pegará mais fácil.
  • Pegue seu pint/caneca/copo em que você vai beber a cerveja e pingue gostas de corante líquido verde. O corante líquido vai se misturar com maior facilidade e ele tem que ser verde mesmo (não adianta colocar um azul, pois a cor não vai se misturar com cerveja).
  • Despeje a cerveja no pint/caneca/copo e não mexa.

Pronto! Sua cerveja verde está prontinha para as comemorações do St. Patrick’s Day!

2. COMO FAZER AS “JELLY SHOTS” IRLANDESAS

Se você está afim de um desafio (tá, nem é tão difícil assim), esse vídeo vai te ensinar a fazer jelly shots fofíssimas em forma de bandeirinhas da Irlanda. Acho que não tem nada mais St. Patrick’s Day do que isso, né?!

Confira a receita (que serve 28 pessoas):

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • 2 pacotes de gelatina sabor limão
  • 2 pacotes de gelatina sabor laranja
  • 2 sachês de 12g de pó de gelatina
  • 1 lata de 396g de leite condensado
  • 1 garrafa de 700ml de Vodka

MODO DE PREPARO:

  • Dissolva os 2 pacotes de gelatina de limão em 250ml de água quente. Misture 250ml de vodka.
  • Unte uma forma com óleo e se necessário retire o excesso com um papel toalha.
  • Coloque a mistura da gelatina de limão na forma e deixe na geladeira até ficar pronto (de 3 a 4 horas ou mais).
  • Faça a camada branca derretendo 24 gramas (2 sachês) de pó de gelatina em 300ml de água quente, depois misture uma lata de leite condensado e 200ml de vodka.
  • Deixe esfriar e depois gentilmente adicione essa misture a gelatina de limão na forma – utilize uma colher para colocar a misture gentilmente.
  • Deixe na geladeira até ficar pronto.
  • Faça o mesmo processo para a gelatina laranja.
  • Solte as laterais da gelatina com uma faca afiada (esquentar um pouco a faca pode ajudar aqui) e depois vire tudo em uma tábua de corte.
  • Corte em pequenas bandeiras da Irlanda, sirva e aproveite!

3. COMO POSSO FAZER UM PRATO TÍPICO IRLANDÊS?

Tem maneira mais interessante de mergulhar em uma cultura do que pela comida? E o legal da culinária irlandesa é que ela tem muitas opções. Você pode fazer a Shepperd’s Pie, uma deliciosa torta de carne e batata (veja a receita aqui), ou um ensopadinho de carne com Guiness (receita aqui). E de sobremesa um cheesecake de creme irlandês (receitinha aqui).

É sério, você não vai se arrepender dessa imersão irlandesa no St. Patrick’s Day!

4. COMO É COMEMORADO O ST. PATRICK´S DAY A PARTIR DE MÚSICAS?

Pensando nesse item, nós preparamos uma playlist super bacana e bem irlandesa para você curtir o St. Patrick’s Day do melhor jeito possível: com boas músicas.

Dê o play nela bem aqui e comece sua festa!

como é comemorado o St. Patrick's Day
Photo by Quentin Rey on Unsplash

5. COMO É COMEMORADO O ST. PATRICK’S DAY EM CASA?

Quer uma programação mais calma? Então confira a nossa lista de 7 filmes para ssistir antes de ir para a Irlanda e veja as belíssimas paisagens do país no conforto da sua casa.

Tem filmes para todos os gostos é só escolher e curtir!

como é comemorado o St. Patrick's Day
Foto de Felipe Bustillo na Unsplash

6. TENTAR APRENDER UM POUCO DE IRLANDÊS

A gente fala “tentar”, porque é quase impossível aprender a língua, mas pode ser divertido. Apesar do país ter o inglês como língua oficial, muitas palavras usadas pelos irlandeses tem origem celta/gaélica, dando aquele toque especial ao idioma.

Quer fazer o teste? Troque o idioma de origem do aplicativo Duolingo para inglês e faça a escolha de aprender irlandês. Se você conseguir avançar além dos 5% de fluência, parabéns!!!

como é comemorado o St. Patrick's Day
Foto de Mark Rasmuson na Unsplash

7. VISTA-SE DE VERDE

A gente nem precisaria escrever essa dica aqui, né?! Mas sempre é bom lembrar!

Verde é uma das cores da bandeira da Irlanda, e as pessoas acreditam que usar roupas verdes no dia 17 de março traz sorte. Legal, né? Essa é uma das formas simples em que podemos demostrar como é comemorado o St. Patrick’s Day.

como é comemorado o St. Patrick's Day
Foto de Karsten Winegeart na Unsplash

Depois de todas essas dicas, desejamos que você aproveite da forma que achar mais divertida ou tenha descoberto como é comemorado o St. Patrick’s Day.

Além disso, vale lembrar que essa é uma oportunidade para conhecer, admirar e respeitar uma cultura diferente da nossa – situação constante quanto você estiver fazendo o seu intercâmbio na Irlanda e que com certeza tem muita coisa legal para acrescentar a nossa vida.

VOCÊ FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

 

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui