O Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, é mais do que uma homenagem a esse alimento essencial – é uma oportunidade para empreendedores explorarem novos horizontes nos negócios. Segundo dados da associação brasileira da indústria de panificação e confeitaria (ABIP) os brasileiros consomem 5,9 milhões de toneladas de produtos panificados por ano. A tendência é que esse número cresça cada vez mais.
Com esses números extraordinários, o setor se mostra uma oportunidade de negócio excelente. Para aqueles que desejam literalmente colocar a mão na massa, o Instituto Gourmet oferece um curso de Panificação Artesanal. Com o aroma do pão enchendo o ambiente, os alunos adquirem habilidades essenciais durante o curso, abrindo caminhos para diversas oportunidades.
O profissional de panificação pode atuar em padarias, assim como em restaurantes, cafeterias, mercados, cantinas e lanchonetes. Além disso, com o desenvolvimento da gastronomia, principalmente ligada ao turismo, esse profissional pode trabalhar em cruzeiros, hotéis e diretamente com nutricionistas.
ROSCA DE QUEIJO
Ingredientes Massa:
30 gramas de fermento biológico
20 gramas de açúcar
1 grama de sal
250 ml de leite morno
20 gramas de óleo de soja
3 ovos inteiros
700 gramas de farinha de trigo
50 gramas de queijo ralado
Ingredientes recheio:
150 gramas de margarina
100 gramas de creme de leite lata
200 gramas de queijo parmesão ralado grosso
Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o fermento com o açúcar e o sal. Em seguida, junte o leite, o queijo, os ovos, o óleo e a farinha. Sove bem a massa e coloque para crescer até dobrar de tamanho. Misture o creme de leite, manteiga e queijo parmesão até formar um recheio homogêneo. Depois de 1 hora de descanso da massa, abra com um rolo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Divida o rocambole em 10 partes iguais e coloque em uma forma de pudim, untada, acomodando as fatias em pé. Deixe crescer novamente e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca 30 minutos ou mais se necessário.
Rendimento: 1 unidade.
Fonte: Divino Fogão.