26.2 C
Belo Horizonte
qui, 20 março 25

Thedotgood reconhece Instituto Ramacrisna

Instituição foi reconhecida como uma das 200 melhores OSC do Mundo e está entre as 50 melhores OCSs do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

O Instituto Ramacrisna, em Betim, Minas Gerais, foi eleito pela terceira vez consecutiva como uma das 50 melhores Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Brasil e uma das 200 melhores do mundo, ocupando a 169ª posição no ranking mundial e 15ª no ranking brasileiro. A avaliação foi realizada pela Thedotgood, uma organização de mídia independente, com sede em Genebra, na Suíça, que apresenta para o público estrangeiro, entre jornalistas, doadores, pesquisadores e diplomatas, as melhores e mais inovadoras práticas no Terceiro Setor.

A Thedotgood avalia as OSCs com base em critérios rigorosos como impacto, inovação e governança. O impacto refere-se à transformação positiva na vida dos beneficiários, a inovação destaca a capacidade de superar obstáculos criativamente, e a governança avalia as boas práticas de gestão, transparência e adesão a missão, visão e valores da organização.

Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, celebrou a conquista.  “Estamos muito felizes. Nossos projetos seguem impactando socialmente as comunidades em que atuamos. Apenas em 2023, atendemos mais de 105 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e famílias com ações de apoio pedagógico e de inclusão digital, cursos profissionalizantes, de aprendizagem e diversas outras atividades culturais, de geração de trabalho e renda, esporte e lazer”.

Solange destaca ainda que a inovação está no cerne do trabalho do Instituto “estamos sempre buscando oferecer soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas comunidades que atendemos. Acreditamos que a inovação não é apenas sobre tecnologia ou novas ideias, mas sobre a capacidade de transformar vidas através de abordagens criativas e eficazes”.

Governança e Transparência são destaques no Ramacrisna

A excelência na governança e na transparência é um dos pilares que sustentam o sucesso do Instituto Ramacrisna. A instituição é parceira da Fundação Dom Cabral desde 2008, uma das melhores escolas de negócios da América Latina. Através de programas de desenvolvimento de dirigentes e colaboradores adota boas práticas de gestão e aposta na melhoria de processos internos garantindo que todos os recursos sejam utilizados de forma eficaz e transparente, sempre em conformidade com sua missão, visão e valores.

“Estes são pilares fundamentais para qualquer organização que deseja causar um impacto positivo duradouro. Aqui, nós valorizamos essas práticas como essenciais para construir confiança junto aos nossos parceiros, beneficiários e a sociedade em geral. Com isso conquistamos parcerias duradouras com grandes empresas como: Vale, Petrobras, Localiza e organizações internacionais como BrazilFoundation e Liverpool Hope University, entre outras”, destaca Solange Bottaro.

Esse compromisso com a boa governança é evidenciado pelo reconhecimento do Thedotgood e reforça ainda mais a importância dessas práticas na consolidação do Instituto Ramacrisna como uma das principais Organizações Sociais do Brasil e do mundo.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, geração de trabalho e renda, empreendedorismo, cultura, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.

O Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos e já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 3 anos seguidos (2022, 2023 e 2024).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.

Desde 2019 possui o Selo A+ que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2020 recebeu o selo ONG Transparente, e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, todas concedidas pelo Instituto Doar.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Primeiro single do álbum “Vander Lee, voz e violão”

O cantor e compositor Vander Lee nasceu em 3...

Black Machine faz segunda edição do baile “Sou Funk Soul”

Belo Horizonte se prepara para uma noite quente no...

Audiovisual de Minas Gerais se destacou no LatAm Content Meeting

A participação do audiovisual de Minas Gerais no LatAm...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui