28.4 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Divinas Conversas inaugura 2024 com Conceição Evaristo

Nova integrante da AML e grande nome da literatura brasileira contemporânea, escritora belo-horizontina volta à terra natal para encontro na Fundação Torino

A Fundação Torino terá a honra de receber a renomada escritora Conceição Evaristo para um encontro que promete ser memorável. O evento faz parte do Divinas Conversas, ciclo de encontros e palestras promovido pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, MG. Aberto ao público geral, o evento tem como objetivo aproximar a comunidade das culturas brasileira e italiana por meio da língua e da literatura de ambos os países.  
 
O encontro com Conceição Evaristo, que no dia 8 de março tomará posse da cadeira 40 da Academia Mineira de Letras, inaugura a edição de 2024 do Divinas Conversas, que teve curadoria de Rogerio Faria Tavares, jornalista, escritor e presidente emérito da AML. Para este encontro, a proposta é levar o público a uma jornada através da vida e obra da escritora, eleita pelo prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano de 2023. “O foco da conversa será majoritariamente biográfico, dando aos ouvintes a rara oportunidade de conhecer mais profundamente a trajetória pessoal de Conceição. A infância da escritora, uma fase tão influente e formativa, será um dos principais temas. Será uma oportunidade de explorar seus anos de formação em Belo Horizonte, a vida familiar e as marcantes relações com sua mãe e avó”, explica Rogerio Tavares.  
 
A conversa não se limita à vida pessoal da escritora. Os livros de Conceição, em especial o último lançado – Canção para Ninar Menino Grande – também serão abordados. “No entanto, o diferencial desta palestra será realmente a perspectiva biográfica, permitindo que os fãs vejam além das páginas escritas e conheçam a mulher por trás das palavras”, reitera Tavares. Espera-se que esta abordagem mais pessoal e íntima proporcione uma conexão mais profunda entre a escritora e seu público. Será uma oportunidade única de entender não apenas as obras de Conceição Evaristo, mas também a inspiração e vivências que moldaram sua carreira literária.  
 
“Conceição Evaristo é mais do que uma escritora; ela é uma voz que ressoa as histórias e vivências de muitos brasileiros que, por vezes, não encontram espaço em nossos currículos tradicionais. Ao integrá-la ao nosso contexto escolar, estamos fazendo mais do que apenas ampliar o repertório literário de nossos alunos; estamos oferecendo-lhes uma janela para compreender e valorizar a diversidade, a resistência e a riqueza da nossa identidade nacional”, comenta Marcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino. 
 
Serviço 
Divinas Conversas com Conceição Evaristo   
Data – 7 de março 
Horário – 19h30 
Local: Fundação Torino -Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300. Piemonte. Nova Lima, MG 
Convites disponíveis:  
 
Sobre Conceição Evaristo 
Conceição Evaristo é uma renomada escritora, ficcionista e ensaísta brasileira com formação em Literatura pela UFRJ, Mestrado pela PUC/Rio e Doutorado pela UFF. Desde sua primeira publicação em 1990, ela lançou sete livros, com destaque para “Olhos D’água”, premiado com o Jabuti em 2015. Cinco de suas obras foram traduzidas para idiomas como inglês, francês e árabe. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios e homenagens, como o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra e a Ocupação Conceição Evaristo pelo Itaú Cultural. Em 2019, foi homenageada como personalidade literária pelo Prêmio Jabuti. Em 2022, assumiu a Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência na USP e, em 2023, foi laureada com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano. 
Sobre o Divinas Conversas  
Criado em 2016, o Divinas Conversas é um ciclo de encontros promovido pela Fundação Torino, com o intuito de integrar conhecimentos, ideias e pensamentos que permeiam as culturas brasileira e italiana, através da literatura de ambos os países. Personalidades da literatura e profissionais de outras áreas afins fazem parte da seleção de palestrantes. Os encontros acontecem no auditório da Fundação Torino e são abertos à comunidade escolar e ao público externo.  

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui