21 C
Belo Horizonte
qui, 09 maio 24

Dipanas Blues 2023 tem New Orleans, berço do blues e do jazz

Festival em Pará de Minas reúne Paralamas, Sideral e atrações internacionais

Com nove atrações entre bandas e artistas renomados, o festival vai proporcionar 10 horas de música aos presentes. O evento vai reunir, da tarde de sábado à madrugada de domingo, atrações como Os Paralamas do Sucesso, o bluesman norte-americano James ‘Boogaloo’ Bolden, o cantor Sideral e a banda Chilena Magnolia Blues Rock.

Nesta edição, que marca seus 11 anos de existência, o festival presta homenagem à cidade de New Orleans (EUA), que é considerada um dos berços do blues e do jazz, utilizando as cores, os traços culturais e arquitetônicos da região, criando o clima dos tradicionais eventos musicais que marcaram época.

Durante a realização do festival, o parque de exposições vai se transformar na Vila do Blues, um espaço totalmente dedicado à música, ao lazer e à diversão do público: uma área de 13 mil metros quadrados estará dividida em vários ambientes confortáveis, três palcos – Palco Vero, Conservel e Terra Brasil – e mais de 50 ativações; estão reservados 10 mil litros de chopp para consumo, em 70 metros de bares, e o setor gastronômico, comandado por cinco restaurantes, vai oferecer comida diferenciada de vários estilos e sabores. O evento também vai contar com programação para as crianças, com área kids.

Atração principal do Festival Internacional Dipanas Blues, os Paralamas do Sucesso é uma das bandas mais queridas e admiradas da cena musical brasileira. Festejando 40 anos de carreira, os músicos sobem ao Palco Vero apresentando a turnê Clássicos, reunindo sucessos que marcaram gerações, como “Meu Erro”, “Vital e sua moto”, “Óculos” e “Caleidoscópio”, entre outros. Eles prometem um show de qualidade musical e versatilidade instrumental.

O Festival apresenta nesta edição, o norte-americano James ‘Boogaloo’ Bolden, que atuou junto ao mestre B.B. King por 40 anos. Bolden, nascido no início de 1950 em Houston, Texas, começou a tocar trompete durante seus anos de estudante. Em seus primeiros anos de carreira musical, Boogaloo se apresentou com artistas como Stevie Wonder, James Brown, Isaac Hayes, The Temptations e The Supremes. Boogaloo trabalhou ainda com o mestre do jazz Duke Ellington, juntando-se depois à banda do Rei do Blues, B.B. King, na qual permaneceu por quatro décadas, atuando inclusive com band leader. Foi precisamente BB King que lhe deu o apelido de “Boogaloo”, devido aos “pés inquietos” de Bolden.

O festival destaca, como atração local, o cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, Wilson Sideral. Mineiro de Alfenas, Sideral mistura em suas canções elementos do rock, soul, mpb e blues. Com cinco álbuns de estúdio lançados, o EP Digital #Singles, e os volumes 1, 2 e 3 do Projeto Especial “Tropical Blues” – onde o artista relê grandes clássicos da música brasileira em versões blues – Wilson Sideral é também reconhecido por seu trabalho como compositor e colaborações com grandes artistas/autores da música brasileira.

A programação da 11ª edição do Dipanas Blues, inclui também o gaitista paulista Ivan Márcio, que gravou três discos em Chicago ao lado de experientes músicos, o trio chileno Magnólia Blues Rock, que funde o centenário gênero norte-americano com as raízes ancestrais da população diaguita (que  habita a fronteira da Argentina com o Chile), o cantor e guitarrista Jon Pacheco, representante do rock e do blues de Pará de Minas (MG), o músico e empresário do ramo das guitarras vintage, Solon Fishbone, que acumula prêmios por seus quatro discos (“Blues from Southlands”, Heart and Soul”, “Blues Galore” e “Instrumental Moods”)  e o septeto paulistano Monoclub, cujo repertório conjuga blues, folk, jazz e samba, entre outros estilos. O Monoclub explora timbres de instrumentos não convencionais na música nacional, como serrote, banjo e washboard.

Outra atração local é a Little Butter, banda de harmônica dedicada ao blues tradicional. Além de divulgar seu trabalho autoral, a banda belo-horizontina carrega no repertório temas de grandes mestres do estilo harmônica blues, como Sonny Boy Williamson II, Little Walter, Big Walter Horton, Slim Harpo e James Cotton, numa apresentação dançante e animada que expõe todas as variações de boogie-woogie e shuffle.

Além de grandes espetáculos musicais, o Dipanas Blues proporciona ainda, entre os dias 12 e 18 de agosto, diversos projetos sociais, como workshops e oficinas, shows gratuitos, apresentação de bandas locais e o Dipanas Blues na Escola, projeto que leva a arte através da música para dentro das escolas.

11º Festival Internacional Dipanas Blues

19 de agosto de 2023 – 15h

Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz (Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738 Papa João Paulo II – Pará de Minas – MG)

Ingressos pelo Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/11-festival-internacional-dipanas-blues-new-orleans-edition/2045929?gclid=EAIaIQobChMI4pOikp-sgAMVAeFcCh2dgwR3EAAYASAAEgJiovD_BwE

1º Lote – Esgotado

2º Lote – R$ 140,00 (ingresso solidário / meia entrada)

Classificação: Livre. Crianças até 14 anos não pagam ingresso. Obrigatório a entrada com os pais ou responsável.

Outras informações:

www.dipanasblues.com.br

instagram.com/festivaldipanasblues

Posts Relacionados

“Fado em Cidades Históricas” leva cultura a Ouro Preto

“Fado em Cidades Históricas” chega a Ouro Preto para celebrar...

CPM 22 lança o oitavo álbum de estúdio, Enfrente

A espera acabou! A banda CPM 22 lança em...

Dia Mundial do Livro, como a leitura muda o seu cérebro

A escrita surgiu na história humana há milhares de...

Hungria promete tocar em almas na inédita ‘Última Vez’

Depois de sua notória primeira participação no Lollapalooza deste...

Air Europa é companhia oficial da exposição de Salvador Dali

A Air Europa assinou patrocínio da exposição “Desafio Salvador...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui