16.8 C
Belo Horizonte
seg, 17 junho 24

Savassi Festival contempla jazz e música instrumental

Entre os dias 20 e 27 de agosto, o evento de jazz ocupa 15 espaços da cidade, entre ruas, praças, cafés, livrarias, estúdios, teatros, entre outros  

Com programação musical intensa de jazz e música instrumental, o Savassi Festival 2023 ocupando diferentes espaços de Belo Horizonte. Shows, oficinas, ensaios abertos, mesas de debates, bate-papos e residências artísticas para mulheres, entre outras atrações, integram a programação.

Com mais de 20 anos de trajetória, o festival atua em diversas frentes no fomento ao estilo musical e formação de público. As atividades acontecem em diferentes espaços da cidade, públicos e privados, sendo a maior parte da programação gratuita e algumas com couvert artístico. Todas as informações estão disponíveis no site do evento: savassifestival.com.br.

 

Recebem atividades do festival: Café com Letras, Estúdio Engenho, Conservatório de Música da UFMG, Sonastério, Fundação de Educação Artística, Livraria Jenipapo, Livraria da Rua, Quixote Livraria e Café, Galeria Resistor, Instituto Cidades Criativas e Clube de Jazz do Café com Letras. O festival também realiza shows gratuitos em ruas e espaços públicos como os cinco palcos que serão montados na Praça Floriano Peixoto, na Praça da Liberdade e em três pontos da Savassi, na Av. Getúlio Vargas.

Com o conceito “Outros tempos”, a iniciativa desenvolve desde a formação de público, com projetos como o Jazzinho, voltado para crianças, agenda de shows na cidade para todas as idades, até a realização de atividades reflexivas e formativas e um congresso. Dessa forma, o Savassi Festival busca fomentar e difundir o jazz e a música instrumental para todos os públicos.

“Na sua edição 2023, o Savassi Festival retoma com força total a sua origem de festival de rua. Acreditamos que a rua é o lugar da democracia e da cidadania e que a cidade de Belo Horizonte só tem a ganhar com a arte e cultura no espaço público. Ao mesmo tempo, o festival se empenha – em diversas frentes – com a formação dos artistas, dos profissionais da cultura e do público, fortalecendo a cadeia produtiva da música e da cultura. A utopia da vida criativa é o que nos move e o Savassi Festival é um convite permanente para o compartilhamento desse sonho”, explica Bruno Golgher, idealizador do evento.

PROGRAMAÇÃO SAVASSI FESTIVAL 2023

Formação e reflexão

No eixo formativo e reflexivo, a programação traz a “TRAMA – Treinamento e Residência Artística para Mulheres da Música”, com curadoria e coordenação da professora, mestre e doutoranda em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Glaw Nader. A atividade é voltada para o público feminino e contará com cinco aulas e uma mesa de debate sobre os desafios da mulher na música instrumental. Entre os temas abordados nas aulas estão a construção de background, a música e improvisação como linguagem, a construção de performance coletiva, gestão e planejamento de carreira artística e desvendando editais. As palestrantes serão: Luciana Rosa (FAMES), Heloisa Feichas (UFMG) e Cindy Borgani (Jazzmin’s).

Ainda dentro da ideia de capacitação e profissionalização, o Savassi Festival promove o “Estúdios de Portas Abertas”. Nele, técnicos e produtores musicais conceituados no mercado poderão compartilhar conhecimentos sobre como são feitas as gravações  profissionais, os percursos da arte aos negócios com a música, abordagens estéticas do piano na produção musical. As atividades acontecem no Estúdio Engenho, no Sonastério, na Galeria Resistor, no Acústico Motor e na Ilha do Corvo.

Também integra a programação o “IV Congresso Pensar Música” que acontece no Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizado pelo Savassi Festival, por meio da parceria com a UniRio e  UFMG, o Congresso Pensar Música pretende reunir pesquisadores, músicos e toda a comunidade musical para debates sobre a música instrumental.

O “Música em Livro”, com curadoria e coordenação de Malluh Praxedes, acontecerá por encontros gratuitos com bate-papos para os quais foram convidados autores que se dedicaram à escrita sobre a produção musical no circuito de livrarias da Savassi. A livraria Jenipapo recebe Paulo Roberto Andrade,  autor de “Marco Antônio Araújo – Entre a Música e o Silêncio”, e a presença de Júlio Moura, autor de “Pelas Ruas que Eu Andei: Uma Biografia de Alceu Valença”. A atividade também recebe os autores Celso Adolfo, na Livraria da Rua, e o escritor Murilo Antunes, na Quixote Livraria e Café.

 

Shows gratuitos

A série “Ensaio Aberto” vai trazer grandes nomes da música instrumental com entrada gratuita para assistir aos ensaios. O Clube de Jazz do Café com Letras recebe nomes como Jaques Morelenbaum (RJ), Benjamin Taubkin (SP), Samy Erick Quarteto. A Fundação de Educação Artística também terá um ensaio aberto com Rafael Macedo e O Grivo & Francisco César com Niura Bellavinha.

Entre os destaques da programação, estão os palcos montados nas ruas e praças que atraem milhares de amantes da música instrumental. O “Palco Jazzinho – Instituto Unimed-BH” leva para a Praça Floriano Peixoto atrações infantis para as crianças e suas famílias. Entre elas estão “O Jogo das Águas”, com o grupo Voilà, e a apresentação “Snoopy & Charlie Brown”, com o pianista, compositor, e pesquisador americano Cliff Korman e Quarteto (EUA/BR). No “Palco Nova Onda”, do Instituto Unimed-BH, se apresentarão as bandas Onda de Calor e o grupo carioca Foli Griô Orquestra (RJ).

Já o “Palco Choro”, que ficará na Praça do Clube de Jazz, prepara uma programação dedicada a um dos estilos musicais mais populares da música instrumental brasileira, o choro. Entre as atrações estão o grupo Chorosas e show de Marcela Nunes.

A Savassi recebe três palcos do festival. O “Palco Instituto Unimed-BH”, localizado na Av. Getúlio Vargas, entre a praça e a rua Alagoas terá a apresentação Noites Rocinante com o pianista, compositor e arranjador Marcelo Galter (BA). Outra atração é o educador, músico, compositor, arranjador, multi-instrumentista Mamour Ba com Jazz Africano e o show da artista Júlia Ribas. E, ainda, a Brass Band Fantasy FM. O “Palco Mulheres na Música Instrumental – Funarte” vai se dedicar à produção feminina, trazendo no Música Nova a artista Arícia Ferigato Quarteto, a pianista Igara e o grupo Jazzmin’s Big Band (SP).

O “Palco New Holland”, na Av. Getúlio Vargas, no quarteirão entre a praça e a rua Paraíba, trará três atrações. Duduka da Fonseca Trio faz um show com participação especial de Paulo Levi (NY/BR). Percussionista carioca, radicado em Nova York, já foi quatro vezes indicado ao Grammy Awards e participou de mais de 250 álbuns ao lado de ícones do American Jazz e do Jazz Brasileiro. Também sobe ao palco o carioca conhecido como “Escultor do Vento”, o multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador, mestre do sopro, Carlos Malta (RJ). Em seguida é a vez de Nicolas Krassik (FR/BR), herdeiro da famosa tradição francesa de violinistas de jazz.

A Praça da Liberdade também será um dos pontos da cidade ocupado pelo Savassi Festival. O “Palco Case” abre suas atividades com um cortejo Belina Orkestar, seguido da Happy Feet Jazz Band, que tem como referência o jazz e a música popular americana das décadas 1930, 1940 e 1950. No fim do dia, sobe ao palco o compositor, arranjador, violonista e guitarrista mineiro Juarez Moreira tocando Beatles. Finalizando a noite,  James “Boogaloo” Bolden & Bruno Marques Band (EUA/BR) se apresentam.

Espaço inédito no Savassi Festival, a CasaCor Minas recebe os selecionados do edital Jazz Remixed. São eles: JJBZ, DJ Aída, DJ Sandrog e DJ Carol Blois.

Demais shows

Shows de música instrumental também tomam conta dos estabelecimentos da Savassi como cafés, bares e restaurantes. A “Escola do Jazz” trará as apresentações com a Escola Avantgarde, no Clube de Jazz do Café com Letras, e Cavallieri Escola de Música, no Café com Letras.

O “Palco UFMG”, que ficará no Café com Letras, recebe Davi Lobato Quarteto, Daniel Faria Quinteto, ZéQuintê e Grupo Caldera – Los Brothers. Ainda no Café, apresentações de Felipe Continentino Quarteto; os selecionados no edital “Novos Talentos do Jazz”, Rafael de Souza Quarteto e Bicudos e seu Conjunto; além do artista Ravi Kefi (Itajubá), na programação dos “Sons das Gerais”.

Já o Clube de Jazz do Café com Letras recebe shows de Jaques Morelenbaum e Cellosam3atrio (RJ); Benjamin Taubkin Trio (SP); Nagô-ciando Tempos, Gil Amâncio e Mauro Rodrigues; Joatan Nascimento e Experimentos (BA/SP); Carlos Malta (RJ);  Vinicius Mendes Quarteto; Marcos Rabello Quarteto. Na programação da “Noite Savassi Festival Records”, Samy Erick apresenta o seu novo álbum “Pangeia” e Juarez Moreira apresenta o também estreante disco “Dedicatória”; e o selecionado pelo “Novos Talentos do Jazz”,  Sexteto Aurum.

A Fundação de Educação Artística recebe no programa “Sound and Vision” Trainspotting, com Quarteto Guignard que apresenta “Different Trains”, de Steve Reich, e Kreutzer Sonata, de Leoš Janáček. Ainda no programa, a apresentação “Esse Isso Aqui” com O Grivo & Francisco César e Niura Bellavinha. Em “Noites Rocinante”, Rafael Macedo traz o seu novo álbum “Talvez uma dansa”.

 

As apresentações nesses espaços têm couvert artístico e os valores podem ser conferidos no site savassifestival.com.br.

 

O Savassi Festival é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Funarte por meio do Prêmio Funarte Festivais de Música, com a apresentação de New Holland e Case; patrocínio Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o apoio do Clube de Jazz, Café com Letras, UniBH, Captamed, Conservatório de Música da UFMG, Fundação de Educação Artística e da Feira Aproxima que assina a gastronomia do evento. A produção é da Moby Dick e Ototoi. 

SERVIÇO

Savassi Festival 2023

De 20 a 27 de agosto, em Belo Horizonte

Mais informações: savassifestival.com.br

Instagram.com/SavassiFestival

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui