16.5 C
Belo Horizonte
dom, 16 junho 24

O que é o erro médico denunciado por Toguro

Influenciador denuncia suposta violência obstétrica durante parto de seu filho

O erro médico, sob a perspectiva legal, é uma falha ou negligência de um profissional de saúde que resulta em danos ao paciente. São muitos os tipos de situação que podem enquadrar esse quesito. Um exemplo é a adversidade obstétrica, recorrente na mídia por conta de uma denúncia do influenciador Toguro.

Essa negligência pode envolver diagnósticos errôneos, erros cirúrgicos, tratamentos inadequados, entre outros aspectos. No entanto, é importante ressaltar que nem todo erro médico constitui uma violação da lei, e o sistema legal considera vários fatores para determinar a responsabilidade.

No Brasil, a legislação que trata do erro médico está principalmente contida no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e no Código Civil (Lei nº 10.406/2002). Essas leis estabelecem que os serviços de saúde, incluindo a prática médica, são considerados como serviços de consumo. Como resultado, os pacientes são considerados consumidores e têm direitos protegidos por essas leis.

Neste aspecto, pode até parecer confuso o enquadramento literário para o conceito do erro médico, mas essa linha é bastante definida. Ao menos é o que explica o advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito de saúde e direito público, membro da comissão de direito-médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados Associados.

“Erro médico é um termo que generaliza situações adversas que podem ocorrer antes, durante ou depois de um atendimento. Basicamente, a legislação define o erro médico como a conduta negligente, imprudente ou imperita de um profissional de saúde que cause danos ao paciente a partir de conduta inadequada ou dano físico ao paciente”, define.

De volta ao caso de Toguro, tabloides de todo Brasil relatam a denúncia feita pelo influenciador em suas redes sociais. O caso se tratava de uma situação classificada como erro médico obstétrico supostamente sofrido por sua esposa durante o parto de seu primeiro filho.

“O erro médico obstétrico é um subconjunto desse problema, relacionado ao cuidado durante a gravidez, parto e pós-parto. Esses casos podem incluir, por exemplo, diagnósticos inadequados, complicações durante o parto, lesões ao recém-nascido, entre outros. A lei reconhece o erro médico obstétrico como uma área crítica, devido às graves consequências que podem ocorrer quando o cuidado não atende aos padrões aceitáveis”, justifica o advogado.

Porém, para identificar se Toguro tem ou não razão, o caminho é comprido e carece de bastante perícia. “Para que um paciente possa buscar reparação por erro médico, ele geralmente precisa provar que o profissional de saúde agiu de maneira inadequada e que essa conduta foi a causa dos danos. É importante observar que nem todo resultado médico desfavorável constitui um erro médico sob a lei”, explica o especialista.

Caso seja provado perante a justiça, tanto o profissional quanto a vítima declarada seguem para a sentença. “As implicações legais do erro médico podem ser significativas, e os profissionais de saúde podem perder o registro profissional, além de enfrentar ações civis e até mesmo penais em casos graves. Os pacientes, por outro lado, têm o direito de buscar indenizações por danos sofridos devido a erros médicos”, explica o especialista.

Do contrário, caso não seja provado que de fato ocorreu o erro médico, as cadeiras podem mudar e o acusador pode ser o acusado. “Ir a público e incendiar uma multidão contra uma instituição médica por acreditar que você foi vítima de negligência, como o influenciador fez, é um risco grande. Isso porque uma acusação infundada ou não provada pode ser compreendida como calúnia e então a justiça pode entender que quem está provocando algum dano é a pessoa que se apresentou contra a instituição”, conclui Thayan.

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui