21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Inverno aumenta sintomas das dores articulares

A estação mais fria do ano sempre causa desconforto para muitas pessoas

Basta chegar o inverno que muitas pessoas começam a reclamar da piora de dores articulares. Esse fenômeno é bastante comum e afeta significativamente a qualidade de vida de muita gente. Mas a verdade é que, apesar de o frio poder aumentar alguns sintomas, doenças como Osteoartrite, Artrite Reumatoide, Gota, Fibromialgia, dores musculares e articulares não específicas, não pioram nem surgem devido às baixas temperaturas.

De acordo com a presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Maria Fernanda Guimarães, de fato, é comum associar o frio e as doenças reumáticas, caracterizadas por dores nas articulações, principalmente nessa época do ano. A reumatologista explica que, com a queda da temperatura, as pessoas tendem a se encolher. “Há constrição da circulação sanguínea – os vasos ficam mais estreitos –, além de contraturas dos tecidos, tendões e músculos, visando a armazenar o máximo de calor no organismo. As articulações, evidentemente, podem sofrer com tudo isso. Quando existe uma lesão prévia, o paciente tem a percepção de piora da dor e pode apresentar dificuldade para se movimentar, além de rigidez nas juntas”, afirma.

Os sintomas são mais intensos nas articulações periféricas, como os pés e as mãos, nas quais a temperatura corporal é menor, sobretudo se a pessoa também tiver alguma insuficiência circulatória afetando artérias e/ou veias. Maria Fernanda lembra ainda que o frio é um dos estímulos mais conhecidos para o agravamento do espasmo vascular conhecido como fenômeno de Raynaud.

O paciente com essa manifestação geralmente sofre mais sob baixas temperaturas, em locais onde o inverno é mais rigoroso. Assim, a irrigação sanguínea diminuída, acompanhada ou não desse fenômeno, pode provocar contratura e dor. Em alguns casos podem surgir lesões de pele dolorosas nas extremidades, com edema e rachaduras, em especial nas articulações dos pés e das mãos.

Aliviando a dor com o calor 

Para reduzir a sensação de maior intensidade da dor diante das baixas temperaturas, presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Maria Fernanda Guimarães recomenda manter-se bem protegido contra o frio, com agasalhos apropriados. Além de recorrer a banhos de água morna e ao uso de bolsas térmicas nas áreas afetadas. O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e favorecendo a circulação sanguínea.

Porém, só isso não basta. Atividades físicas orientadas e de baixo impacto, como caminhadas, não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam. “Exercícios de alongamento também são importantes, pois mantêm o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Quando, as dores persistirem por vários dias ou semanas, podem ser sinal de algum outro problema. Em tais casos é imprescindível buscar a avaliação de um reumatologista”, alerta Maria Fernanda.

As dores articulares no inverno são um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas com condições reumáticas pré-existentes. Com cuidados preventivos e seguindo orientações médicas, é possível minimizar o impacto desses sintomas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida durante toda a estação.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui