14.7 C
Belo Horizonte
ter, 23 julho 24

PBH aplica mais de 48 mil doses de vacina contra a poliomielite

Depois de intensa mobilização da Prefeitura de Belo Horizonte para convocar pais e responsáveis de crianças menores de 5 anos para a vacinação contra a poliomielite, a campanha foi encerrada com mais de 48 mil doses aplicadas. A sensibilização fez com que a cobertura vacinal também aumentasse na capital. Antes da campanha, o índice de vacinação para o público de 4 anos, por exemplo, estava em 71% e, após o período, o município alcançou 76%.  Considerando a faixa etária de crianças de um ano a cobertura também aumentou de 60,6% para 64,4%.

Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite teve início em 27 de maio, nos 152 centros de saúde da cidade. O Dia D foi realizado em 8 de junho e, somente nessa data, foram aplicadas mais de 7 mil doses do imunizante. A previsão era de que a mobilização terminasse em 14 de junho, mas foi prorrogada até o dia 30 de junho, para garantir o acesso e a proteção das crianças menores de 5 anos de idade.

Mesmo com o fim da campanha as doses continuam sendo ofertadas rotineiramente nos 152 centros de saúde e também no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Para ser vacinado é necessário que pais, mães ou responsáveis apresentem o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina, para a devida avaliação e registro da dose.

O endereço de todos os locais, assim como o horário de funcionamento das unidades, pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Esquema vacinal

O esquema vacinal da poliomielite varia de acordo com a idade da vacina. Para menores de 1 ano são três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. As crianças de 1 a 4 anos que estiverem com as doses completas recebem o reforço com a dose oral da vacina. Por isso, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina no momento de aplicação das doses.

*Por Laura Fialho, estagiária sob supervisão de Ícaro Ambrósio.

Posts Relacionados

Olimpíadas de Paris 2024: datas, modalidades e horários

Se você ainda não se organizou, a hora é...

Minas lidera ranking com cooperativas de crédito do Brasil

O crescimento exponencial do cooperativismo financeiro no Brasil e...

Hotmart FIRE 2024: festival dedicado ao mercado digital

O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui