O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo (27), com 53,73% dos votos válidos. Ele obteve 670.574 votos, enquanto o adversário, Bruno Engler (PL), recebeu 577.537 (46,27%). Outros 46.236 eleitores votaram em branco, e 61.885 anularam. Houve, ainda, 636.752 abstenções, o que representa 31,95% do total.
De ascendência síria, Fuad Jorge Noman Filho nasceu na capital mineira e é bacharel em economia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Sua carreira inclui passagens como funcionário do Banco do Brasil, secretário-executivo da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e consultor do FMI.
Em Minas Gerais, nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, Fuad ocupou diversas secretarias, incluindo a de Fazenda e de Transporte e Obras Públicas. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e nomeado prefeito em 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil. Seu vice na chapa atual é o radialista Álvaro Damião, do União. Durante a campanha, Fuad destacou o compromisso com a educação, apresentando propostas e ações voltadas para o setor. (Fuad Noman): “Nós estamos estabelecendo a construção de novas unidades, tanto de escolas de ensino infantil, como de ensino fundamental.
Nós temos um projeto muito interessante de uma parceria público e privada para fazer essas obras. Estamos construindo, então, estamos ampliando algumas escolas, algumas salas das escolas. Contratamos agora cerca de 1.200 professores. Outra coisa é aumentar o número de vagas nas creches conveniadas.” Fuad Nonam derrotou o deputado estadual Bruno Engler, do PL, que obteve 46,27% dos votos válidos.
“Sou o prefeito de todos, principalmente dos que mais precisam da prefeitura, e assim continuarei sendo agora. […] Essa vitória foi um trunfo do trabalho, um reconhecimento de tudo que fizemos nesses dois anos e meio e um voto de confiança em tudo o que iremos fazer em mais quatro anos à frente da prefeitura da cidade que tanto amo”, afirmou o prefeito eleito, em pronunciamento após a apuração.
Trajetória
Fuad Noman era vice-prefeito de Belo Horizonte e assumiu a gestão do município em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais.
O prefeito reeleito tem 77 anos. Mineiro de BH, ele é economista e já assumiu, entre outras funções, a de diretor do Banco do Brasil, secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal da Fazenda da capital. É casado, tem dois filhos e quatro netos.
Em julho deste ano, Fuad anunciou que estava tratando um linfoma não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático. Neste mês, ele afirmou que foi liberado do tratamento.
O vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), é jornalista e atua há cerca de 30 anos na área. Em 2016, foi eleito vereador de Belo Horizonte, com 10.869 votos, e, em 2020, reeleito, com 12.742 votos.